edição 26 | Outubro de 2011    

Instituto Mauá de Tecnologia renova compromisso social com o Projeto Amigos da Mauá


Palestra de jovem paraplégico sobre <em>bullying</em> emociona participantes do evento

Os alunos do curso de Administração representaram o Instituto Mauá de Tecnologia durante a 7.ª edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular – Ensino Responsável, realizado em 24 de setembro, no campus de São Caetano do Sul, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O evento reuniu instituições de ensino superior de todo o País que, num só dia, organizaram uma mostra de ações resultantes de projetos e pesquisas desenvolvidos ao longo de todo o ano. No caso da Mauá, os alunos do terceiro semestre do curso de Administração, sob a coordenação da professora Iara Yamamoto, promoveram atividades para jovens de 15 a 17 anos da Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão, de São Caetano do Sul.

“O evento foi um sucesso. O saldo do dia superou nossas expectativas”, resume Iara. “Estávamos preocupados com o que os alunos iriam pensar de acordar cedo num sábado para ir à Mauá, mas eles adoraram. Ao final do dia, a satisfação de ter participado estava estampada no rosto de todos. Foi um dia muito produtivo e positivo”, comenta a professora.

Ao todo, cerca de 40 alunos participaram das atividades oferecidas pela Mauá; entre elas, visita ao campus, participação nas oficinas de Administração e de Engenharia Civil e uma série de atividades lúdicas que visavam ensinar e aproximar do Instituto Mauá de Tecnologia a comunidade local.

“Nós desenvolvemos um jogo chamado Frutos Financeiros, que é como um simulador do mercado de ações, mas que não visa apenas o lucro pelo lucro. O jogo destacava a importância prática de saber negociar e observar as estratégias dos concorrentes. Desse modo, os alunos tinham de planejar suas ações com raciocínio lógico e aprender a trabalhar em equipe. A brincadeira foi tão bem recebida que os alunos acabaram levando a ideia para a escola”, conta Iara.

Após as atividades, os participantes almoçaram e assistiram a uma palestra sobre bullying oferecida por um jovem que ficou paraplégico recentemente, vitima de acidente de carro. “Acredito que tenha sido o destaque do dia”, pontua a professora. “Houve uma conscientização muito grande em relação ao respeito às diversidades e ao imediatismo típico de um jovem que pensa que tudo pode. Todos os que assistiram – jovens e adultos – saíram de lá emocionados.”

Este foi o terceiro ano consecutivo em que o Instituto Mauá de Tecnologia participa do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e renova o selo de Instituição Socialmente Responsável. “O sucesso foi total e absoluto. Ficamos tão empolgados que já estamos pensando no evento do próximo ano”, finaliza Iara.

Parceria entre Mauá e Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul garante título de Município Livre do Analfabetismo concedido pelo Ministério da Educação

 Alunos do PROALFA realizam feira de ciências no Instituto Mauá de Tecnologia

Foi realizada em 21 de outubro, nos campus da Mauá em São Caetano do Sul, a 8ª Feira de Ciências organizada pelos alunos do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROALFA), resultado de parceria entre o Instituto Mauá de Tecnologia e a Prefeitura de São Caetano do Sul.

Os estandes da Feira de Ciências foram montados simultaneamente à realização da  Eureka - tradicional exposição dos trabalhos de conclusão de curso de graduação dos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia – seguindo o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O PROALFA teve início em 1999, com o objetivo de erradicar o analfabetismo no município. As aulas do projeto são realizadas em dez núcleos espalhados pela cidade, ministradas por monitores, alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, que passam por treinamento pedagógico para alfabetizar os adultos.

 “Esse projeto é muito importante, pois dá a chance para que os adultos se alfabetizem e os encaminha para cursos supletivos gratuitos da Prefeitura. Dessa forma, eles prosseguem com seus estudos”, explica Magali Aparecida Selva Pinto, secretária de Educação de São Caetano do Sul.

 “A Feira organizada pelos alunos do PROALFA está se tornando uma tradição e é muito gratificante perceber o compromisso dos que estão expondo, a troca de experiências entre eles e os universitários, além do envolvimento dos alunos professores”, afirma a professora Edilene Amaral de Andrade, que coordena no Instituto Mauá de Tecnologia as atividades relacionadas ao PROALFA.

"Nós temos alunos com quase 90 anos que deixam a novela de lado e saem de casa à noite com vontade de aprender e trocar experiências. Isso é muito gratificante", conclui a professora.


Alunos do Proalfa apresentam trabalhos sobre meio ambiente e sustentabilidade em feira de ciências na Mauá 
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br