Segurança no trabalho é prioridade na Mauá
Abril verde conscientiza a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais
Durante abril, o Instituto Mauá reforça seu compromisso com a saúde e segurança no ambiente de trabalho. A campanha nacional Abril Verde promove a conscientização e a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Dessa forma, é possível ampliar ações reafirmando o papel da segurança como parte essencial da cultura organizacional.
“Atualmente, o Brasil possui 38 Normas Regulamentadoras, e aqui no Instituto Mauá são aplicadas 28 delas, com destaque para a CIPA, uso de EPIs, Gerenciamento de Riscos Operacionais, Ergonomia e Atividades em Altura. Além da conformidade legal com a CLT e com as normas da ABNT, a Mauá adota uma abordagem estruturada e contínua para promover ambientes mais seguros, saudáveis e acolhedores. A atuação integrada entre RH, SESMT, gestores, coordenadores e lideranças é fundamental para garantir um ambiente de trabalho com zero acidente”, explica Gislaine Oliveira, técnica de segurança do trabalho do Instituto Mauá.
Gislaine Oliveira, técnica de Segurança do Trabalho do Instituto Mauá de Tecnologia.Mais do que um cumprimento de normas, a segurança no trabalho impacta o bem-estar coletivo e até a saúde financeira da Instituição. Por isso, a Mauá incentiva o engajamento de toda a comunidade acadêmica na construção de ambientes mais seguros. Uma das iniciativas de destaque é a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, realizada em parceria com a CIPA, com uma programação voltada para todos os públicos da instituição, utilizando temas atuais, comunicação motivadora e tecnologias interativas.
“Neste ano, a intenção é incorporar as ações de segurança também às atividades dos alunos em laboratórios e projetos acadêmicos. Vamos abordar desde o uso correto de EPIs até a sinalização de riscos e o funcionamento seguro de máquinas e equipamentos. Preparamos nossos alunos para atuarem com responsabilidade no mercado de trabalho, levando a cultura da segurança por onde passarem”, finaliza Gislaine Oliveira.
Abril Azul é preciso conscientizar para incluir
Mês reforça a importância da empatia, respeito e informação para promover a inclusão das pessoas com autismo.
Abril é dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) conhecido como Abril Azul. Esse movimento global busca aumentar a compreensão e promover a inclusão das pessoas com autismo na sociedade.
O TEA é uma condição neurológica que afeta a comunicação, interação social e comportamento. As características e necessidades das pessoas com TEA variam amplamente, desde indivíduos que vivem de forma independente até aqueles que precisam de um suporte contínuo.
Abril também é dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).Nas últimas décadas o aumento de pessoas com autismo aumentou consideravelmente. Nos EUA, por exemplo, dados recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) indicam que uma em cada 36 crianças é diagnosticada com TEA. Já no Brasil, as taxas são semelhantes, com uma em cada 30 crianças apresentando o transtorno.
Contribuir para a inclusão de pessoas com TEA é fundamental. Informar-se e sensibilizar-se sobre o autismo ajuda a quebrar mitos e combater o preconceito. Como cada pessoa dentro do espectro é única, respeitar suas individualidades é essencial. Além disso, participar de campanhas e eventos de conscientização fortalece a causa e nos aproxima de uma sociedade mais justa, empática e acolhedora para todos.
|