Instituto Mauá de Tecnologia inaugura novo laboratório de eletrificação
eletrificação Localizado no Bloco B, no setor especializado em automotivos, novo espaço conta com diversos diferenciais
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) acaba de inaugurar um novo laboratório voltado à eletrificação automotiva, ampliando as possibilidades de aprendizado para alunos da graduação e pós-graduação. O espaço foi idealizado no final de 2022, quando o professor Fabio Delatore, especialista em veículos elétricos e híbridos, destacou a necessidade de reformular a estrutura do curso de pós-graduação, com foco mais direcionado à eletrificação. Fabio Delatore, especialista em veículos eletrificados do IMT
O projeto foi desenvolvido com a colaboração de José Carlos de Souza Júnior, que lidera a Superintendência de Planejamento Institucional e Acadêmico do IMT, José Roberto Augusto de Campos, que lidera o Centro de Pesquisas, Renato Romio, Gerente da Divisão de Motores e Veículos da Instituição.
"A criação desse laboratório representa um grande avanço para a formação dos nossos alunos, trazendo equipamentos e ferramentas que possibilitam o contato direto com as tecnologias mais modernas do setor automotivo. Esse espaço foi pensado para oferecer um aprendizado prático e atualizado, essencial para profissionais que atuarão nesse mercado em constante evolução", destaca Fabio Delatore.
O laboratório conta com diversos diferenciais. Entre eles:
-
dois Renault Kwid E-Tech, permitindo que os alunos trabalhem diretamente com veículos 100% elétricos (BEV);
-
uma sala dedicada ao desenvolvimento de software automotivo, equipada com ferramentas modernas de prototipagem da empresa Vector Informatik, amplamente utilizadas por montadoras e sistemistas;
-
um dinamômetro de rolo, que possibilita a avaliação do desempenho do veículo e a criação de expertise no procedimento de homologação, etapa essencial antes do lançamento de um novo modelo no mercado;
-
ferramentais específicos para a desmontagem e análise de sistemas de alta tensão (HV) nos veículos.
Localizado no Bloco B do campus do IMT, o novo laboratório reforça o compromisso da instituição com a inovação e o avanço tecnológico na formação de profissionais para a mobilidade elétrica. Novo laboratório de eletrificação automotiva oferece um aprendizado ainda mais prático e atualizado.
“O novo laboratório de eletrificação foi criado para atender diversas necessidades educacionais e de pesquisa e está disponível para alunos e pesquisadores de diferentes cursos. Com uma abordagem multidisciplinar, o espaço promove projetos diversos e colaborativos, reforçando o compromisso do IMT com a inovação e a formação de profissionais para a indústria automotiva e tecnológica”, ressalta Davi Moraes, gestor do Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes (NPSI), setor ao qual o novo laboratório está vinculado.
O espaço conta com o apoio de empresas do setor, como a ABB, que forneceu carregadores e ferramentas para a gestão da recarga, a ALFATEST, responsável pelo scanner para a identificação de avarias e medições em tempo real, e a Renault, que apoia o projeto com um terceiro carro em comodato e treinamentos para a equipe técnica. A Vector Informatik também contribui, cedendo novas licenças e equipamentos, além de dar suporte na elaboração dos procedimentos das práticas laboratoriais.
|