Mauá
edição 148 - Outubro de 2024

Outubro Rosa: a importância da conscientização contra o câncer de mama

Cuidado diário, hábitos saudáveis e consultas com especialistas são essenciais para a prevenção e combate à doença

. As campanhas do Outubro Rosa lembram a importância da detecção precoce do Câncer de Mama, promovendo informações e o acesso a exames preventivos.

Outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, um movimento mundial voltado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Criada nos anos de 1990, a iniciativa busca alertar sobre a importância da detecção precoce da doença, promovendo informações e o incentivo para a realização de exames preventivos.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais afeta a população feminina. No mundo, a doença atinge 2,3 milhões de pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo com os números alarmantes, especialistas apontam que, quando descoberto em estágios iniciais, as possibilidades de cura podem ultrapassar 90%, o que reforça a importância do cuidado com a saúde e da realização anual do autoexame e da mamografia, principais ferramentas de prevenção e diagnóstico.

Cuidado pessoal e hábitos saudáveis

Cuidar da saúde pode prevenir os riscos do desenvolvimento de câncer de mama e isso envolve algumas práticas simples e essenciais no dia a dia. Uma das mais importantes é a realização o autoexame frequentemente, para que seja possível identificar possíveis fatores de risco em fase inicial. Entre os principais sinais de alerta estão os nódulos na mama ou na axila, alterações no formato ou no tamanho dos seios e dores e secreção nos mamilos.

Além disso, manter consultas regulares com médicos especialistas é fundamental para que os exames clínicos sejam realizados conforme a orientação médica. A mamografia, recomendada a partir dos 40 anos, ou antes, em casos de histórico familiar, é o principal exame para detectar a doença precocemente e aumentar as possibilidades de cura.

Somado a esse cuidado, adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o consumo de álcool e tabaco são medidas que podem reduzir o risco do desenvolvimento do câncer, assim como o das demais doenças.

 

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©