Conheça o Comitê de ESG da Mauá
Programa une iniciativas de estudantes e profissionais do IMT para promover sustentabilidade e temas de governança ambiental, social e corporativa
Neste ano, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) está promovendo diferentes ações por meio do Comitê de ESG, intitulado Ecoa. O grupo surgiu como uma proposta de trabalho da coordenadora do Núcleo de Homologação e Certificação (NHC), Luana Camargos. O objetivo do Comitê é trabalhar assuntos relevantes para toda a comunidade e para o mundo, focando sobretudo pautas de governança ambiental, social e corporativa.
Com o entendimento das necessidades de diferentes setores, a sugestão de criação do grupo foi apresentada para a diretoria do Centro de Pesquisas (CP) do IMT, que seguiu as iniciativas dentro da instituição. “Inicialmente conversamos com os departamentos do CP, com os alunos representantes e com professores, assim montamos uma matriz considerando os desejos e expectativas de todos”, explica a engenheira e pesquisadora do NHC da Mauá, Beatriz Abrão Galindo da Costa.
Com a avaliação do que já é trabalhado no Instituto e o que pode ser aplicado e aprimorado, foi analisada a importância de integrar as diferentes ações e uni-las num comitê diversificado. Atualmente, o grupo é composto por 14 profissionais, entre professores, coordenadores e gestores de diferentes áreas do IMT.
Para o programa, toda a identidade visual foi desenvolvida pelos alunos de 3.° ano de Design, que, em grupos, trabalharam com orientação da Professora Claudia Facca, para acatar as necessidades do comitê e realizar seus projetos. “Com isso, fizemos um evento na Mauá, no qual o melhor trabalho foi premiado com uma mesa digitalizadora, em parceria com a ENG e a XPPEN. Na oportunidade, o campeão foi o Ecoa, que também está concorrendo na 14.ª Bienal Brasileira de Design”, conta Beatriz. Beatriz Abrão Galindo da Costa é engenheira e pesquisadora do Núcleo de Homologações e Certificações (NHC) do IMT.
Com suas iniciativas, o grupo tem buscado monitorar, divulgar e gerenciar os dados e projetos realizados pelos departamentos envolvidos. Para aprimorar a comunicação, foi desenvolvido um portal para facilitar o acesso às ações em andamento. A área de TI também tem atuado para a redução de custos e da produção de resíduos sólidos no campus, contando com um mapeamento das impressoras utilizadas e seus gastos.
“Além disso, mapeamos alguns processos para otimizar nossos recursos e, consequentemente, melhorar a eficiência dentro da instituição”, explica. Para isso, será realizado um estudo de eficiência energética com a Divisão de Motores e Veículos, assim como uma parceria com a área de segurança do trabalho e a Gerência de TI para controle de EPIs, além do trabalho de reciclagem de eletrônicos e de resíduos.
A profissional ressalta ainda a importância de trazer esses temas para dentro da Instituição, como mais um passo para fazer diferença e estar à frente de pautas importantes para o mundo. “Quando pensamos em ESG, naturalmente pensamos no mercado financeiro e em grandes empresas. Temos como objetivo ser uma instituição de ensino pioneira em assuntos de ESG no Brasil, além de ser signatária do pacto global da ONU, no futuro. Ou seja, o IMT pode assumir mais um pioneirismo no mercado nacional e internacional”, afirma Beatriz.
Para os próximos passos, o comitê tem trabalhado com iniciativas que envolvem alunos e diferentes setores da Mauá, com a apresentação de temas para serem produzidos como TCCs, como mapeamento de emissão de carbono, desenvolvimento de compactadores de resíduos, assim como outros estudos de aplicação de placas solares no campus e a melhoria da eficiência energética.
Com as ações, o programa continuará com palestras especiais e o monitoramento dos gastos, integrando a plataforma desenvolvida com o Smart Campus da Mauá. “Objetivos, projetos e ações não faltam. Precisamos engajar a comunidade toda, para que as pessoas pensem e olhem o futuro com o ESG de forma mais sustentável, justa e organizada. O futuro ecoa em nós”, finaliza Beatriz.
RH Informa
Confira os Aniversariantes de setembro. Clique aqui.
Admissões – Julho
Fernanda Ramos - Design Felipe Silva Pinheiro - Gerência de Facilities e Serviços Beatriz Szitkowski Oliveira Santos - Gerência de Facilities e Serviços Raila Raiany de Sá Almondes - Divisão de Ensaios e Análises Emelly Vitoria Gomes Ferreira - Engenharia de Controle e Automação Ana Luisa da Silva - Centro de Pesquisas Kelly Ribeiro Campos - Gerência de Recursos Humanos Guilherme Lisboa Ramos Kingston - Gerência Financeira
Rescisões – Julho
Ivone Rubio da Silva - Divisão de Ensaios e Análises Paulo Eduardo Fonseca de Campos - Arquitetura e Urbanismo Marcia Florinda Collato - Superintendência Geral Loredana Bonora Cobianchi - Engenharia de Controle e Automação Marcella Morato de Brito - Reações Químicas Inc.P/Microondas-Fapesp Dalira Araujo Pedroso - Engenharia da Computação Jose Donizete Tardivo - Engenharia Mecânica Leonardo Jesus Montagner - Gerência de Manutenção e Obras Mara Rubia Mendonca Machado - Gerência de Tecnologia da Informação Josue Correa de Maceno - Gerência Financeira Patricia Lopes Lindo - Gerência Financeira Lucas Rodrigues de Jesus - Divisão de Ensaios e Análises Giovanna Nogueira Pocetti - Divisão de Motores e Veículos
|