INFOMAUÁ Mauá
edição 155 - Agosto de 2024

Alfredo Ferrari: o reconhecido e premiado ex-aluno da Mauá

Hoje, aos 76 anos, o profissional reúne prêmios da área de Engenharia e segue uma trajetória de sucesso

Na década de 1960, Alfredo Ferrari ingressava como estudante no Instituto Mauá de Tecnologia para cursar Engenharia Mecânica, formando-se em 1970. Anos que, segundo o profissional, representam um sonho, um dos períodos mais marcantes e importantes da carreira, que abriram portas para o futuro. Como aluno, Alfredo já se destacava, chegando a ser, inclusive, Aluno Assistente na matéria Máquinas Térmicas.

Em 1971, o IMT recebeu a doação de um torno automático Traub e o prêmio “Hermann Traub”, que concedia uma vaga de trainee para um ex-aluno da Instituição que já estivesse formado. A atuação era na fábrica da Hermann Traub Maschinenfabrik na Alemanha e, assim, o convite chegou até Alfredo, que atuou no local de agosto de 1971 a abril de 1972. Durante o tempo de trainee, o profissional redigiu o primeiro manual brasileiro sobre o funcionamento e programação dos tornos automáticos acionados através de cames, o que foi introduzido nos cursos do IMT, SENAI e FATEC.

“É com muita gratidão que tenho o Instituto Mauá de Tecnologia como o impulsionador da minha carreira. A minha dedicação, com uma base de excelência, resultou no meu sucesso profissional. A oportunidade de estar atuando na Alemanha abriu meus horizontes e agradeço muito à instituição por esse reconhecimento”, afirma Alfredo.. Alfredo Ferrari, ex-aluno do IMT de Engenharia Mecânica.

Quando voltou para o Brasil, a carreira continuou e o Engenheiro passou por empresas como a Ferramentas Belzer, de 1969 a 1970, e a Traubomatic, hoje com nome de Ergomat, de 1970 a 2014. Os estudos também não pararam. Alfredo fez Pós-Graduação em Administração de Empresas e Especialização em Marketing Industrial, esta última no Instituto Mauá de Tecnologia.

Prêmios também fazem parte da trajetória do Engenheiro, que ao longo da carreira recebeu o “Prêmio Metal Leve de Engenharia Mecânica”, “Prêmio Escola de Engenharia Mauá” e o “Prêmio Barão de Mauá da AEXAM”. Além disso, Alfredo foi Diretor e Conferencista nos seminários da Sociedade Brasileira de Comando Numérico, Conferencista em seminários no Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) e na Semana do Empreendedor Mauá no IMT, Conselheiro do CONIMAQ e do Instituto Mauá de Tecnologia, e Vice-Presidente da Câmara Setorial de Máquinas-ferramenta da ABIMAQ. Isso além de  haver proferido diversas palestras no IMT e em universidades internacionais.

Atualmente, aos 76 anos, realiza trabalhos voluntários em prol da indústria e do ensino. É colunista do canal “A Voz da Indústria” e autor de artigos de várias revistas técnicas e do website “Tecnologia do Torno Automático”.

“Sinto muito orgulho da minha trajetória, de ter sido aluno do IMT e de hoje seguir conectado, como Conselheiro, com uma instituição de referência, tão forte e completa. Desde a minha época, como estudante, até hoje, a entidade apresenta um corpo docente gabaritado e uma administração sólida, trazendo aos alunos modernas metodologias de ensino e laboratórios de última geração, preparando-os para que se relacionem dentro do ambiente empresarial”, finaliza o Engenheiro.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©