Em 2023, Centro de Pesquisas do IMT fortalece seu trabalho com grandes projetos
Com atuação em diversas áreas, as equipes fomentaram ensaios tecnológicos com ainda mais inovação
Ao longo deste ano, o Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) reforçou sua importante atuação à frente de pesquisas e ensaios tecnológicos para diferentes setores. Além disso, durante o período, a equipe ampliou seus trabalhos com projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com a submissão de mais de dezenas de propostas, contando com recursos de empresas e órgãos de fomento.
O engenheiro Cláudio Luiz Foltran Rodrigues, da Divisão de Inovação e Qualidade do Centro de Pesquisas, conta que o resultado desse esforço gerou o desenvolvimento de 13 projetos em diversas áreas do conhecimento, com destaque no setor de energia sustentável e IoT. “Isso enfatizou a importância e a evolução do trabalho realizado em todas as áreas do CP”, comenta. Engenheiro Cláudio Luiz Foltran Rodrigues, da Divisão de Inovação e Qualidade do Centro de Pesquisas.
A Divisão de Motores e Veículos, que abriga trabalhos nas áreas de produção de hidrogênio e descarbonização, além de tecnologias em sistemas híbridos de propulsão, está atuando com grandes empresas, como Embraer, Repsol, Vale, Tevisa, entre outras, contando com o apoio de órgãos reguladores e de fomento.
A Divisão de Eletrônica e Telecomunicações, por sua vez, com a sua competência em projetos de P&D e empresas do ramo elétrico, recebeu recursos de pesquisa da Aneel e Finep e criou soluções em sistemas integrados de Internet das Coisas (IoT) e eletrônica embarcada. “Neste ano, por exemplo, iniciou-se o projeto subvencionado pela Finep, em parceria com a Prometeon e a FEI, para o desenvolvimento de um pneu inteligente e o monitoramento da jornada do produto”, aponta Foltran.
A Divisão de Ensaios e Análises, com a recente acreditação internacional GAI-LAP, consolidou sua atuação em tecnologia em geossintéticos, a única da América Latina a realizar ensaios de desempenho em geomembranas. Além disso, teve forte atuação em concessionárias de rodovias na área de solos, pavimentos e sinalização viária.
Outro trabalho importante é o do Núcleo de Homologações e Certificações, agente técnico conveniado do Ibama desde 2020. O setor realizou neste ano 480 homologações de motos, máquinas e veículos leves e pesados em empresas do Brasil e do exterior. “Com o aumento da demanda para a realização das homologações, a equipe também foi ampliada”, afirma.
José Roberto Augusto de Campos, diretor do Centro de Pesquisas, ressalta que, nos últimos anos, o CP estimulou suas Divisões, assim como os grupos de pesquisas do Centro Universitário, a submeter projetos de P&D, atendendo a chamadas e editais de pesquisas com recursos de empresas ou por meio de órgãos setoriais e de fomento.
“Ao longo deste ano, o CP recebeu consultas para a realização de trabalhos de 260 empresas, nos diversos ramos de atuação, e desenvolveu em torno de 300 consultorias e ensaios tecnológicos. Esses trabalhos proporcionaram a participação de 45 professores e 70 estagiários do Centro de Pesquisas que atuam diretamente nos projetos”, pontua.
Segundo o diretor, para 2024, a estratégia do CP é ampliar a quantidade de projetos de P&D, fortalecendo os grupos de pesquisas e as equipes das Divisões, intensificando a relação com as empresas. “Vamos também implantar o Plano Diretor de Infraestrutura para os laboratórios do IMT, que serão utilizados para fins acadêmicos, pesquisa e prestação de serviços, com o objetivo de modernizar e diversificar sua atuação”, finaliza Campos.
|