Mauá
edição 134 - Junho de 2023

Dez dicas para manter a alimentação saudável no inverno

Com as baixas temperaturas, é importante reforçar os cuidados com a saúde

O inverno começa em  21 de junho e, com as temperaturas mais baixas, é comum que se deixem de lado os cuidados com a alimentação. Contudo, nesse período, é de extrema importância observarmos o consumo de alimentos que fortalecem o sistema imunológico e dão-nos mais energia, mesmo que aumente a procura por pratos mais pesados e pelas famosas “comidas que nos trazem conforto”. Por isso, confira as dicas de alimentação saudável neste inverno. Bem estar Busque alimentos que fortalecem o sistema imunológico e trazem mais energia.

1 - Busque alimentos que dão mais energia

No frio, nosso metabolismo pode ficar mais acelerado. Assim, é importante procurar alimentos que ajudem a recuperar a energia, principalmente para quem tem uma rotina mais agitada e pratica atividades físicas.

2 - Aposte nas sopas e caldos

Para aquecer o corpo nas baixas temperaturas, consumir caldos, sopas e cremes é uma das melhores opções. Com isso, capriche nas variações de ingredientes nutritivos para os pratos quentes.

3 - Consuma alimentos que auxiliam a imunidade

As temperaturas mais baixas também podem contribuir para o aumento de casos de gripes e resfriados. Por isso, é importante buscar comidas que ajudem a reforçar o sistema imunológico, como frutas cítricas, alimentos com gengibre, cúrcuma, entre outros.

4 - Prepare saladas quentes

Outra dica importante é apostar nas saladas quentes, que podem ser preparadas no forno, com alimentos refogados, verduras e leguminosas.

5 - Busque alimentos termogênicos

Para trazer o bem-estar no cotidiano dos dias frios, os alimentos termogênicos, como canela, gengibre e pimenta, podem ajudar muito.

6 - Sobremesas e frutas quentes

A vontade de comer doces também pode aumentar nesse período e, para isso, uma dica é preparar sobremesas quentes, buscando sempre um baixo teor de açúcar, além de apostar em pratos com frutas quentes, como banana assada, pera e maçã cozidas com cravo e canela, entre outras.

7 - Beba chás e infusões

Outra opção deliciosa para aquecer o corpo no frio são as bebidas quentes, mas, para fugir do achocolatado, busque chás e infusões naturais, que também podem trazer diversos benefícios para o organismo.

8 - Não deixe de consumir água

Com a chegada do frio, podemos sentir uma redução na sensação de sede, porém não se deve diminuir a ingestão de líquidos e, principalmente, de água, para o bom funcionamento do organismo.

9 - Coma frutas

Assim como a água, as frutas também não podem ser deixadas de lado, mesmo nos dias de temperaturas mais baixas.

10 - Não pule refeições

Para a boa manutenção da saúde, é importante nunca pular refeições, buscando sempre consumir alimentos saudáveis ao longo do dia.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©