Mauá
edição 134 - Junho de 2023

Relações interpessoais: como aplicar e melhorar no trabalho

Especialista explica a importância das boas práticas no cotidiano para melhoria do clima organizacional

Dentro de toda instituição, as boas relações no ambiente de trabalho são essenciais. Isso está relacionado com o clima organizacional da empresa, que pode ser definido como a percepção que os indivíduos têm dos grupos atuantes no local. Como explica a psicóloga do Programa de Apoio ao Aluno Mauá, Ana Cristina Caldeira, quando existem boas relações, contribuímos para a construção de um clima organizacional favorável. “Isso tem impacto na satisfação do indivíduo com seu ambiente de trabalho, melhora o desempenho das pessoas, a criatividade e a disponibilidade para trabalhar em equipe”.

Essa boa relação advém de ações diárias, que vão desde a cordialidade e o respeito entre os colegas de trabalho e com suas lideranças até a compreensão do momento institucional e socioeconômico. “Existem instâncias de atuação em que cada um, de acordo com o seu nível de responsabilidade, pode desenvolver práticas para melhorar as relações interpessoais no trabalho”, afirma Ana Cristina. RH+ Ana Cristina Caldeira é psicóloga do Programa de Apoio ao Aluno Mauá.

Além disso, a satisfação dos colaboradores também vem-se tornando uma preocupação cada vez maior dentro das organizações, as quais têm procurado meios de valorizar o trabalho de seus funcionários. “Assim, desenvolve-se o senso de pertencimento, do valor em respeitar um colega, de aceitar que erros podem acontecer e gerar aprendizagem, de que cuidar da própria saúde física e mental é necessário também”, comenta.

Com isso, existem algumas práticas e comportamentos que ajudam a melhorar, no cotidiano, a qualidade das relações interpessoais no trabalho. Entre elas, a especialista aponta:

  • valorizar uns aos outros, contribuindo para a melhoria e o sucesso das pessoas;
  • cuidar dos outros com colaboração e oferecer suporte;
  • compartilhar generosamente seu know-how;
  • reconhecer as contribuições e fortalezas de cada um;
  • trabalhar e tentar garantir uma comunicação constante. Existem diferentes formas e ferramentas para o exercício da comunicação que podem ser exploradas;
  • desenvolver foco no sucesso do time em vez do próprio sucesso;
  • ser responsável por seus compromissos, pedindo ajuda quando precisar;
  • valorizar os feedbacks: ter cuidado em dar feedbacks responsáveis e receber com abertura e empatia;
  • promover ambientes inclusivos, pois são fundamentais para favorecer a diversidade.

Adotar essas ações no dia a dia do trabalho traz benefícios para toda a equipe e para o crescimento profissional do colaborador. “Boas práticas também implicam desenvolver uma atitude que construa relações verdadeiras e honestas,  por meio da qual cada colaborador possa compartilhar as próprias expertises”, finaliza Ana Cristina Caldeira. 

RH INFORMA

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Rescisões de maio

Debora Coting Braga Rosa - Engenharia Civil
Lucas Lima Bueno - Gerência de Tecnologia da Informação
Daniela Gomes Franca Damacena - Gerência de Marketing
Thaiza de Almeida Ferro - Centro de Pesquisas
Jonny Ferreira de Sousa - Engenharia Civil

Admissões de maio

Tassio Sclave - Gerência da Tecnologia da Informação
Rafaela Thaina Delvis Rodrigues Santos - Gerência de Tecnologia da Informação
Leonardo Vaz Sales - Centro de Pesquisas
Almir Daniel Azevedo - Gerência de Tecnologia da Informação

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