Relações interpessoais: como aplicar e melhorar no trabalho
Especialista explica a importância das boas práticas no cotidiano para melhoria do clima organizacional
Dentro de toda instituição, as boas relações no ambiente de trabalho são essenciais. Isso está relacionado com o clima organizacional da empresa, que pode ser definido como a percepção que os indivíduos têm dos grupos atuantes no local. Como explica a psicóloga do Programa de Apoio ao Aluno Mauá, Ana Cristina Caldeira, quando existem boas relações, contribuímos para a construção de um clima organizacional favorável. “Isso tem impacto na satisfação do indivíduo com seu ambiente de trabalho, melhora o desempenho das pessoas, a criatividade e a disponibilidade para trabalhar em equipe”.
Essa boa relação advém de ações diárias, que vão desde a cordialidade e o respeito entre os colegas de trabalho e com suas lideranças até a compreensão do momento institucional e socioeconômico. “Existem instâncias de atuação em que cada um, de acordo com o seu nível de responsabilidade, pode desenvolver práticas para melhorar as relações interpessoais no trabalho”, afirma Ana Cristina. Ana Cristina Caldeira é psicóloga do Programa de Apoio ao Aluno Mauá.
Além disso, a satisfação dos colaboradores também vem-se tornando uma preocupação cada vez maior dentro das organizações, as quais têm procurado meios de valorizar o trabalho de seus funcionários. “Assim, desenvolve-se o senso de pertencimento, do valor em respeitar um colega, de aceitar que erros podem acontecer e gerar aprendizagem, de que cuidar da própria saúde física e mental é necessário também”, comenta.
Com isso, existem algumas práticas e comportamentos que ajudam a melhorar, no cotidiano, a qualidade das relações interpessoais no trabalho. Entre elas, a especialista aponta:
- valorizar uns aos outros, contribuindo para a melhoria e o sucesso das pessoas;
- cuidar dos outros com colaboração e oferecer suporte;
- compartilhar generosamente seu know-how;
- reconhecer as contribuições e fortalezas de cada um;
- trabalhar e tentar garantir uma comunicação constante. Existem diferentes formas e ferramentas para o exercício da comunicação que podem ser exploradas;
- desenvolver foco no sucesso do time em vez do próprio sucesso;
- ser responsável por seus compromissos, pedindo ajuda quando precisar;
- valorizar os feedbacks: ter cuidado em dar feedbacks responsáveis e receber com abertura e empatia;
- promover ambientes inclusivos, pois são fundamentais para favorecer a diversidade.
Adotar essas ações no dia a dia do trabalho traz benefícios para toda a equipe e para o crescimento profissional do colaborador. “Boas práticas também implicam desenvolver uma atitude que construa relações verdadeiras e honestas, por meio da qual cada colaborador possa compartilhar as próprias expertises”, finaliza Ana Cristina Caldeira.
RH INFORMA
Confira os aniversariantes de julho. Clique aqui.
Rescisões de maio
Debora Coting Braga Rosa - Engenharia Civil Lucas Lima Bueno - Gerência de Tecnologia da Informação Daniela Gomes Franca Damacena - Gerência de Marketing Thaiza de Almeida Ferro - Centro de Pesquisas Jonny Ferreira de Sousa - Engenharia Civil
Admissões de maio
Tassio Sclave - Gerência da Tecnologia da Informação Rafaela Thaina Delvis Rodrigues Santos - Gerência de Tecnologia da Informação Leonardo Vaz Sales - Centro de Pesquisas Almir Daniel Azevedo - Gerência de Tecnologia da Informação
|