Entenda cada área do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia
A unidade é dedicada à realização de pesquisa aplicada e à prestação de serviços tecnológicos em várias áreas de atuação, alinhadas aos cursos de graduação
O CP atua em diversas áreas e está estruturado por 5 divisões e 2 Núcleos.Fundado em 1966, o Centro de Pesquisas (CP) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) tem como objetivo realizar pesquisas aplicadas e desenvolver tecnologias para solucionar problemas da sociedade, com a capacitação de profissionais de diversas áreas e a formação de grupos de trabalho multidisciplinares. Ao longo de sua história, o CP já desenvolveu mais de 1.800 projetos bem-sucedidos e atendeu centenas de clientes. Localizado em São Caetano do Sul, SP, o Centro de Pesquisas interage com o Centro Universitário (CEUN) numa área de 130 mil m² e dispõe de infraestrutura completa, com mais de cem laboratórios e instalações-piloto.
“Os alunos do Centro Universitário têm acesso a oportunidades únicas de desenvolvimento profissional por meio dos programas de estágio oferecidos pelo Centro de Pesquisas, onde podem atuar em projetos de pesquisa e em atividades com empresas parceiras. Com enfoque em pesquisa aplicada e serviços tecnológicos, os alunos são capacitados para desenvolver habilidades técnicas, científicas e profissionais relevantes para suas carreiras”, detalha o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, diretor do Centro de Pesquisas do IMT.
O CP atua em diversas áreas e está estruturado por Divisões e Núcleos, cada um com seu respectivo responsável.
- Divisão de Ensaios e Análises – liderada pelo engenheiro Henrique Satkunas, é especializada em ensaios mecânicos e de materiais de construção civil, além de oferecer análises químicas e físico-químicas em materiais utilizados na sinalização viária, como tintas, microesferas e películas refletivas. A Divisão também realiza calibração de equipamentos, ensaios metalográficos, metrológicos e microscopia eletrônica, para garantir resultados precisos e confiáveis.
- Divisão de Engenharia de Alimentos e Bioquímica – também liderada pelo engenheiro Satkunas, oferece serviços e pesquisas aplicadas em testes sensoriais e estudos de vida de prateleira. A Divisão realiza análises físico-químicas e microbiológicas e estudos de formulações alimentícias e testes em planta-piloto para a geração de produtos cárneos, laticínios e panificação.
- Divisão de Eletrônica e Telecomunicações – liderada pelo engenheiro Fernando Martins, atua em várias áreas, como eletrônica (especificação de firmwares, softwares embarcados, desenvolvimento de sensores e servidores para IoT e especificação de hardwares), na área de telecomunicações (testes e melhorias eletrônicas em RF e compatibilidade eletromagnética) e em micro-ondas (processos industriais como secagem, tratamentos térmicos e reações químicas incentivadas por micro-ondas). Essa Divisão também presta serviços de engenharia em sistemas de controle, análises de dados e algoritmos.
- Divisão de Inovação e Qualidade – liderada pelo engenheiro Claudio Foltran, é responsável pelo relacionamento institucional entre o IMT e seus parceiros, promovendo ações acadêmicas e empresariais. Além disso, fornece apoio administrativo aos grupos de pesquisas internos, uma vez que oferece suporte aos pesquisadores na busca e submissão de projetos de P&D de interesse do IMT. Atua também no gerenciamento do sistema de gestão da qualidade do Centro de Pesquisas.
- Divisão de Motores e Veículos – liderada pelo engenheiro Renato Romio, oferece pesquisas e trabalhos ao mercado, voltados ao desenvolvimento de sistemas de propulsão e de veículos, tais como: ensaios gerais de motores de combustão interna e elétricos em dinamômetros, ensaios de durabilidade e desenvolvimento de motores de combustão interna e elétricos em dinamômetros, pesquisas para melhoria da eficiência de motores de combustão interna e ensaios de veículos leves e pesados.
- Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes - sob a coordenação da engenheira Loredana Bonora, realiza projetos de manufatura avançada e indústria 4.0 com parceiros do IMT. O foco está em pesquisas sobre modularização de máquinas, comissionamento virtual, virtual twins, sistemas ciberfísicos e aplicação de inteligência artificial na produção.
- Núcleo de Homologações e Certificações - sob a coordenação da engenheira Luana Camargos, é um agente técnico conveniado do Ibama e responsável por realizar o acompanhamento do controle das emissões de poluentes dos veículos em diversos laboratórios do País ou no exterior, tanto nas próprias montadoras quanto em locais independentes. Além dessa atuação, o núcleo verifica se as informações fornecidas pelas montadoras estão de acordo com as exigências da legislação.
|