INFOMAUÁ Mauá
edição 136 - Setembro de 2022

Aprendizado contínuo e boa formação para o sucesso profissional

Engenheiro mecânico formado pelo IMT relembra sua trajetória com o instituto e o mercado de trabalho


Carreiras Ricardo Chuahy atuou em importantes multinacionais e fundou sua própria companhia, a Risc Consultoria de Negócios.Formado no curso de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Ricardo Chuahy atuou em importantes multinacionais do setor e, em 2015, fundou sua própria companhia, a Risc Consultoria de Negócios, que oferece suporte para o crescimento de empresas e startups.

O engenheiro conta que ingressou na Mauá em 1972, porém, na época, foi chamado para servir o Exército e, apenas depois de formado segundo tenente, iniciou sua graduação no instituto. “Nesse período, a Mauá foi a escola de Engenharia de São Paulo mais recomendada e, hoje, posso dizer que foi uma excelente escolha”, ressalta.  

No terceiro ano do curso, Chuahy deu início à sua carreira profissional, como estagiário na  Prodesp, na área de processamento de dados do governo do Estado de São Paulo. Logo após, passou a atuar na Hatsuta Suzuki, onde deu os primeiros passos para conectar a prática da empresa à teoria que aprendia na graduação. Em janeiro de 1977, entrou na Cummins Brasil, multinacional americana especializada em motores. 

Depois de sua efetivação, o profissional atuou na empresa por 28 anos, incluindo uma passagem pela presidência para a América Latina. Ao sair da multinacional, tornou-se presidente da Solectron no Brasil, da área de montagem de equipamentos eletrônicos. Em 2008, passou pela presidência da Amsted Maxion, fabricante de vagões ferroviários de carga. Contudo, foi em 2015 que o executivo decidiu dar um novo passo em sua carreira e montou sua própria empresa, na área de consultoria de negócios, a Risc.

“A formação que tive na Mauá foi excelente, pois me deu a base técnica e intelectual para iniciar e seguir crescendo ao longo da carreira. Além disso, a reputação de destaque da Mauá também me ajudou a criar uma boa reputação e enriquecer meu currículo”, complementa Chuahy. Ele relembra também que, ao longo do tempo, desenvolveu diversas parcerias com o IMT, como a realização de cursos avançados de motores e treinamentos variados para os engenheiros das empresas em que atuou.

Entre as aptidões que desenvolveu com o instituto, o CEO da Risc conta que as aulas práticas, os trabalhos em equipe, a capacitação dos professores e o network criado durante a graduação foram essenciais para seu futuro.  Além disso, seu filho, Flávio Chuahy, também se formou no IMT e tem ganhado destaque como pesquisador sênior no Oak Ridge National Laboratory, nos Estados Unidos.

O empresário ressalta que, ainda nos dias de hoje, o aprendizado contínuo é um dos principais fatores que carrega para sua vida no mercado de trabalho. “A importância de ter escolhido uma boa escola é ter formado uma excelente base para absorção contínua de conhecimentos”, pontua. “Hoje atuo com empresas que querem continuar crescendo, e também estou envolvido com mentoria e crescimento de startups, o que é importante para trazer ao mercado muitas ideias brilhantes, que não teriam sucesso sem um pequeno empurrão no início. Para seguir com esses objetivos, o aprendizado contínuo é mais que necessário”, finaliza Chuahy.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©