Academia de Professores realiza atividades de Capacitação Docente
Com a proximidade do retorno às aulas, professores participam de atividades de aperfeiçoamento do ensino
Prof. Dr. Octavio Mattasoglio Como já é tradição, no início do segundo semestre letivo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), acontece a Semana de Capacitação Docente, promovida pela Academia de Professores da Mauá. Na primeira semana de agosto, os professores e integrantes da instituição vão participar de uma programação de eventos (cursos, workshops, seminários e rodas de conversas) sobre o uso de tecnologias para o ensino, utilização de estratégias ativas para aprendizagem, a avaliação da aprendizagem e sobre a estruturação do ensino por competências. O projeto busca aperfeiçoar os métodos de ensino e a didática nas salas de aulas do IMT.
O Prof. Dr. Octavio Mattasoglio, responsável pela Academia de Professores da Mauá, conta que, desde 2013, ela tem promovido esses encontros, para os quais palestrantes externos também são convidados a fim de trazerem novos temas para os profissionais. "Muitos eventos são conduzidos por professores do próprio IMT, que compartilham suas experiências com os colegas, colaborando para a difusão do conhecimento e de boas práticas", acrescenta.
Como explica Mattasoglio, a Academia de Professores exerce um papel fundamental na capacitação dos profissionais do Instituto, mantendo-os atualizados em diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem. "Mais recentemente, a mudança do paradigma do ensino de conteúdos para o desenvolvimento de competências dos estudantes tem sido a tônica do nosso trabalho, levando os nossos professores a refletirem sobre esse tema e a promoverem mudanças nos cursos, tendo como foco a perspectiva do desenvolvimento de competências", aponta.
E esse trabalho tem surtido efeito na didática dos ambientes de aulas do IMT. Até mesmo no período da pandemia, a capacitação no uso da tecnologia auxiliou o desempenho durante o ensino remoto, permitindo que os docentes estivessem preparados para o trabalho on-line, como relembra o professor. "Além disso, na implantação da mudança curricular que promovemos em 2015, a capacitação em estratégias ativas para aprendizagem colaborou para a implantação dos Projetos de Atividades Especiais da Mauá (PAEs). Nosso foco tem sido sempre a ampliação do aprendizado dos estudantes e esse, indiscutivelmente, é nosso objetivo ao promover a capacitação docente", finaliza.
|