Para celebrar a data, a Comunidade Mauá lança um documentário especial sobre a sua trajetória
Quando o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) surgiu, em 11 de dezembro de 1961, a missão da instituição já era bastante clara: inovar no ensino-aprendizado e suprir a falta de escolas de Engenharia. Por isso, ao longo das últimas seis décadas, as transformações implementadas colocaram a instituição num cenário de destaque, como a criação dos cursos de Administração e de Design, de forma integrada com a Engenharia, o que tornou o ensino da Engenharia e o próprio engenheiro menos áridos, além de estimular a integração e a conexão com os alunos de Administração e de Design, o que também colaborou para aprimorar esses profissionais.
Entre as ações para comemorar as seis décadas, o IMT passa a oferecer dois novos cursos: Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Além disso, para celebrar a data, a Comunidade Mauá, com a participação de alunos e ex-alunos, lança um documentário especial para que a trajetória do Instituto Mauá de Tecnologia seja contada e preservada para as gerações futuras.
O superintendente-geral do IMT, professor Francisco Olivieri, recorda que o IMT também buscou valorizar filosofias que aprimoraram o ambiente acadêmico, o que ajuda a qualidade da convivência entre docentes, alunos e colaboradores, além de tomadas de decisões rápidas em situações hostis, como aconteceu durante a pandemia.
“Formamos profissionais de excelência no que tange à capacidade humana, ética, técnica e inovadora”, comenta o Prof. Me. Francisco Olivieri.
"O que mais impressiona na Mauá, em primeiro lugar, é o modo como são tratadas as pessoas, pois o fator humano é o que mais importa para nossa instituição. Em segundo lugar, é a capacidade de reagir rápida e antecipadamente a eventos conjunturais. Isso faz de nossa infraestrutura algo ímpar e de certo modo incomparável, inclusive quanto ao aspecto educacional, na medida em que nossos cursos e programas atendem às demandas da sociedade atuais e futuras", comenta Olivieri.
Os grandes desafios sempre estiveram ligados à conjuntura econômica do País, na maior parte das vezes de grande instabilidade. No entanto, ao longo de 60 anos, o Instituto Mauá de Tecnologia não se intimidou, uma vez que, mesmo em tempos de adversidade, a Mauá continuou a se modernizar e crescer. Hoje o instituto conta com cerca de 180 professores, dos quais 99% são mestres ou doutores e 3 mil alunos. A Mauá mantém mais de 15 linhas de pesquisa em áreas importantes para a economia do Brasil e acumula centenas de testes e projetos em seu Centro de Pesquisas.
"Assim, formamos profissionais de excelência no que tange à capacidade humana, ética, técnica e inovadora, de tal sorte que o resultado são soluções de grande positividade para a sociedade como um todo. Para os próximos anos, a instituição tem a expectativa de manter o modelo de gestão e a cultura organizacional. É claro que sempre com aperfeiçoamentos, pois são necessários, dada a evolução natural da sociedade e de seus anseios. Com isso, a busca da excelência nunca cessará", conclui o superintendente.