INFOMAUÁ Mauá
edição 123 - Junho de 2021

Um ótimo início para um leque enorme de oportunidades futuras

Graduado na turma 10.000 de Engenharia Mecânica, Wong Loon, conta sua trajetória profissional e o orgulho de ser Mauá

Wong Loon, graduado na turma 10.000 de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Imigrante chinês, Wong Loon chegou ao Brasil com menos de dois anos de idade, foi naturalizado no País e estudou Engenharia Mecânica na Mauá, cuja formatura aconteceu  em 1975. Atualmente, é CEO e Diretor de Operações da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), uma empresa do segmento de transporte de gás natural.

Quando cursava pós-graduação em Engenharia de Terminais e Dutos, iniciou sua carreira na área técnica e, em seguida, na área gerencial na Petrobras, uma das mais importantes empresas do País. "As experiências de passar por uma estatal do porte da Petrobras e por diversas empresas privadas foram muito enriquecedoras para mim. Eu diria que o mais importante é ter sempre trabalhado em atividades que me deram muito prazer. É preciso gostar do que se faz", conta o engenheiro.

Após 23 anos de empresa, tornou-se Diretor de Novos Negócios e Presidente na Brasympe, empresa de geração termelétrica emergencial. Também passou pelos cargos de CEO na Oleoducto de Crudos Pesados, no Equador, por quatro anos e de Diretor de Operações na Logum, primeira empresa de logística de etanol no Brasil.

O engenheiro relata que sua formação no Instituto Mauá de Tecnologia foi muito enriquecedora, desenvolvendo sua capacidade de raciocínio lógico e de liderança. Wong conta, também, que o ambiente e o incentivo aos estudos são fortes na instituição. "O curso foi muito exigente, aprende-se que sem esforço não há recompensa. Os professores como Boulos, Cavallari e Benatti e tantos outros sempre foram um exemplo de profissionais sérios e bem-sucedidos", reforça o ex-aluno.

Wong também lembra da solidariedade de seus colegas da graduação:  desde os pontos informais de caronas até os estudos em conjunto durante as noites nas instalações da escola, depois das aulas. "Além dos 'x miséria' que fazíamos, um sanduíche de pão com mortadela, agraciado com uma fatia de queijo nos dias de pagamento do estágio. Era muito esforço e muita dedicação de todos para sermos aprovados, mas muita alegria compartilhada pelos lindos momentos passados juntos entre os colegas", conta.

O CEO explica que a Engenharia está diretamente associada à evolução das sociedades, já que ela conecta a ciência e o pragmatismo do fazer acontecer. "Engenheiro é um dos profissionais mais ecléticos, pois é capaz de ser bem-sucedido inclusive fora das áreas técnicas. A especialização - Mecânica, Elétrica, entre outras, funciona como um ótimo início para um leque enorme de oportunidades futuras". Para ele, o engenheiro que for graduado por uma boa escola sempre será um profissional requisitado.

E sobre sua graduação, Loon se orgulha de ter passado pela Instituição. "Tenho muita gratidão à Mauá, aos mestres que me qualificaram para a vida profissional, e aos colegas da turma 10.000 que até hoje têm mantido contato. Valeu a pena ser engenheiro! Valeu a pena ser formado pela Mauá", finaliza.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©