INFOMAUÁ Mauá
edição 120 - Março de 2021

De monitora de laboratório a diretora da Unilever

Formada em Engenharia Química pela Mauá, Stephanie Decaillet conta um pouco sobre a sua trajetória profissional e acadêmica

Stephanie Decaillet, ex-aluna do curso de Engenharia Química da Mauá, é atual diretora de pesquisa de mercado da Unilever Brasil

Solução efetiva de problemas, valorização do trabalho em equipe, amplitude real e assertiva do mercado de trabalho e um curso completo são algumas das atribuições que a Engenheira Química, Stephanie Decaillet, atribui ao Instituto Mauá de Tecnologia. Formada na turma de 1999, hoje a ex-aluna é diretora de Consumer Insights Latam da Unilever, mas ela lembra que a paixão pela Química começou no laboratório da Mauá.

"Durante a minha graduação, eu era monitora no laboratório de Química, onde eu ajudava o professor e os demais alunos nas atividades práticas e com plantões de dúvidas. No último ano, comecei a minha trajetória na Unilever, quando ingressei como estagiária no setor de Desenvolvimento de Formulações de Produtos, principalmente sabão em pó. Foi uma concorrência bastante acirrada, mas consegui devido à referência que a Mauá já tinha no mercado e o preparo com o qual cheguei à vaga", recorda a engenheira.

Em 2000, já formada, Stephanie conseguiu entrar como Trainee na Unilever, dessa vez na área de desenvolvimento de embalagens. Durante o período do programa, conheceu a área de pesquisa de mercado. "Identifiquei-me com a área. Desde a época da graduação, eu tinha aptidão para trabalhar com cálculos e com toda a parte de exatas, mas também sou apaixonada por compreender o comportamento humano, ou seja, entender as diversas necessidades das pessoas. Atualmente, sou responsável por essa área para todos os segmentos em que a Unilever Brasil atua, além de ser responsável por essa área para Alimentos e Sorvetes na Unilever América Latina", diz.

Stephanie Decaillet considera que a Mauá ajudou a sedimentar as bases para o crescimento profissional ao oferecer um curso de excelente qualidade e as ferramentas para superar os obstáculos. Devido ao cargo que ocupa, Stephanie morou no México durante seis meses e quase quatro anos na Inglaterra, na sede da Unilever, onde ocupou cargos globais. "Essas experiências agregaram muito valor  a sua vida profissional e pessoal. Sou muito grata à Mauá por toda a formação oferecida. Sem dúvida, desde a época da minha graduação, a instituição já tinha uma visão futurista. Tenho certeza de que nos dias de hoje a Mauá está melhor ainda. Estar alerta às mudanças e buscar sempre se adaptar é uma habilidade cada vez mais importante", finaliza a ex-aluna.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©