Mauá aprimora laboratórios com novos espaços de Robótica e Computação
Reformas devem ser finalizadas até o fim deste ano e novas estruturas estarão disponíveis para todos os cursos
Novos laboratórios de Robótica e Computação devem ficar prontos nos próximos meses
Apesar dos novos desafios impostos pela pandemia no primeiro semestre deste ano, o Instituto Mauá de Tecnologia continuou investindo em sua infraestrutura e vai finalizar, nos próximos meses, as atualizações dos novos espaços de Robótica e Computação. Esses novos espaços vão ao encontro de um dos pilares da instituição, ao proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento na prática.
Os laboratórios D1, D2 e D3 foram reformados e atualizados para oferecer todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de robôs. Eles vão abrigar a Equipe de Robótica da Mauá e estarão disponíveis para estudantes de outros cursos.
O professor Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação, conta que os espaços serão equipados com oficina mecânica, bancadas de eletrônica, uma ilha com computadores para programação e desenvolvimento dos robôs, mesa de reuniões com espaço para ministrar cursos e minipalestras e arenas de testes de robôs.
Dr. Anderson Harayashiki Moreira, professor do curso de Engenharia de Controle e Automação da Mauá
O prof. Anderson comenta ainda que, além de atender à graduação e pós-graduação da Mauá, os espaços poderão ser utilizados por estudantes mais jovens. "Vamos oferecer também cursos para alunos de Ensino Médio, devido à crescente demanda dos colégios por atividades relativas à robótica".
As salas devem abrigar, ainda, um laboratório virtual (WebLab) de robótica, no qual será possível controlar os robôs a distância. Isso vai permitir o desenvolvimento de atividades de robótica em escolas que não disponham da mesma estrutura de equipamentos oferecidos pela Mauá.
Outro destaque, segundo o professor de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, Tiago Sanches, será o layout e os equipamentos de ponta do laboratório D1. O espaço receberá iluminação especialmente projetada para garantir qualidade na luminosidade, sem deixar o ambiente quente e desconfortável. Além disso, os alunos disporão de computadores de alto desempenho, com dois monitores", diz.
O investimento em infraestrutura e equipamentos para os laboratórios foi de aproximadamente R$ 1,85 milhão.
|