Mauá promoveu atividade de aprendizagem baseada em projeto (PBL) envolvendo Instituições do Brasil e dos Estados Unidos
Evento teve como objetivo integrar alunos do Ensino Superior dos dois países com interesse na área Aeronáutica
Além da competição, o evento também promoveu uma troca experiências entre estudantes de Engenharia do Brasil e EUA.
O mês de maio foi de muito movimento para o Instituto Mauá de tecnologia (IMT). Entre os diferentes acontecimentos, um dos destaques foi a parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli) e com a UIUC (Universidade de Illinois, campus de Urbana-Champaign) que, juntas, promoveram a atividade de aprendizagem baseada em projeto (PBL), denominada The Glider Challenge, que tinha como objetivo realizar o projeto básico de estabilidade, a construção dele e uma pequena competição de voo entre equipes de estudantes.
Segundo o professor e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Mauá, Joseph Youssif Saab Junior, a atividade foi uma iniciativa da própria UIUC, após uma comitiva da instituição ter visitado o Estado de São Paulo em 2018 e ter ficado impressionada com o nível de atividade na área Aeronáutica e de aviação em geral.
"Aqui no Instituto Mauá de Tecnologia desenvolvemos diversas atividades na área Aeronáutica, incluindo uma disciplina eletiva de introdução ao Projeto Aeronáutico, oferecida na última série. Dentre as atividades da área, os alunos desenvolvem atualmente o único projeto ativo de uma aeronave movida a potência humana (HPA) no Brasil, o Tuiuiú-IMT", afirma o professor.
Equipes preparando o voo dos seus planadores de lançamento livre (free-flight).
Os alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da UIUC também tiveram a oportunidade de conhecer os campis das instituições de ensino brasileiras, além de visitar empresas atuantes no setor de Fabricação, Manutenção e Transporte Aéreo.
Entenda como foi o desafio
Durante a realização da atividade, foram formadas cinco equipes mistas, compostas por dois alunos da UIUC, um aluno da Mauá e um da Poli, que dedicaram cerca de 20 horas para projetar, construir e testar, em túnel de vento aberto, seus planadores de lançamento livre (free-flight).
A etapa final que consistia em colocar os projetos para voarem, com lançamentos padronizados e regras bem definidas de pontuação, ocorreu em 21 de maio no campus de São Caetano do Sul, no Instituto Mauá de Tecnologia.
Parte da equipe vencedora "Os Wingers", Patrick (UIUC), Felipe da Mata (IMT), Prof. Joseph Saab (IMT), Jamie (UIUC), Prof. Brian Woodard (UIUC).
A vitória do desafio ficou com a equipe "Os Wingers", seguido pelas equipes Cardinal, The Fantastic 5, Flying Capybara e Brusil 100. "Os vencedores receberam, como prêmio, um voo de helicóptero oferecido pela Campus-b, agência que organizou toda a logística de viagem e dos encontros. Além de toda a experiência, os alunos, inclusive os brasileiros, receberam um certificado de participação na atividade de aprendizagem, assinado por representantes das três instituições de ensino", destaca o professor Joseph.
Troca de conhecimento
Os estudantes que participaram da atividade, ainda tiveram a oportunidade de debater a Indústria Aeronáutica e o setor de Transporte Aéreo Brasileiro, além de trocar experiências entre eles, apresentando projetos e atividades desenvolvidas nos dois Países, buscando promover o engajamento dos jovens nas áreas Automobilística e Aeroespacial.
|