INFOMAUÁ Mauá
edição 102 - Maio de 2019

Empresas lançaram desafios para toda a comunidade Mauá na SMILE 2019

Por meio de diferentes atividades, os participantes conseguiram interagir com as práticas do mercado e conquistaram premiações incríveis

A SMILE 2019 foi marcada por incríveis parcerias e atividades que fizeram os participantes pensarem "fora da caixa" e desenvolverem ideias inovadoras com a presença de diferentes empresas conceituadas no mercado. Por isso, trouxemos para você um panorama de algumas dessas interações e atividades. Confira!

UltraHackathon

Banca de jurados que avaliou os projetos do UltraHackathon durante a SMILE 2019

A empresa Ultragaz promoveu o UltraHackathon, no qual os participantes tiveram a missão de ajudar a empresa a otimizar o uso de recursos e insumos nas indústrias e no agronegócio brasileiros. Foram cinco times compostos por alunos da Mauá dos cursos de Engenharia, Design e Administração, que atuaram de forma complementar, favorecendo a inovação.

"Foi a segunda vez que estivemos aqui. Acreditamos muito nos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, não só porque a instituição é referência nacional, mas também porque aqui conseguimos esse olhar inovador que procuramos para nossa empresa e que os jovens e professores possuem", destaca o Gerente de Mercado Empresarial do Nordeste da Ultragaz, Paulo Henrique Leal de Almeida.

Foram dois dias de evento e, em 2019, dois times conquistaram a primeira colocação. Confira.

Equipes participantes do UltraHackathon

1.º Lugar: Beatriz Vieira Alves (Administração), Luiz Fernando Paiva (Engenharia Mecânica) e Julia de Campos Palma (Design).

1.º Lugar: Heloisa Lobo (Engenharia - Ciclo Básico), Maria Luiza Ribeiro Bueno (Design) e Samuel Rubinec (Engenharia - Ciclo Básico).

2.º Lugar: Henrique (Engenharia de Controle e Automação), Augusto (Engenharia Eletrônica) e Vitor (Engenharia de Produção).

Os times vencedores ganharam um estágio de férias na Ultragaz, mais um curso de Design Thinking e brindes da empresa.

Hackathon Unisys Corp

No 4.º dia de evento, a SMILE recebeu o Hackathon Unisys Corp - Mauá. Foi uma maratona de 12 horas de inovação e idealização com foco na segurança das cidades digitais, cujo tema central da competição foi

Making Smart Cities Safer

A Unisys participou da SMILE com o hackathon sobre segurança digital

"O grande objetivo de nosso Hackathon em parceria com a Mauá foi o de fomentar inovações na área de segurança digital nos centros urbanos para que as cidades se tornem não apenas mais digitais, como também mais seguras. Como empresa, temos a missão de proteger as operações de nossos clientes por meio do uso de tecnologias de ponta, e, ao levar esse conhecimento a uma nova geração de jovens, apoiamos o crescimento e o amadurecimento do mercado", comenta Eduardo Almeida, presidente da Unisys para a América Latina.

Além dos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, estudantes de outras instituições estavam presentes. Foram 32 participantes selecionados, divididos em 9 times com três a cinco integrantes.

A equipe vencedora, que levou para casa o prêmio de R$ 3 mil, foi a "177013", formada por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia. Breno Thomaz Savanini, Caio Petrelli Cominato, Gabriel Euzébio Dicieri, Guilherme Tagliati da Silva e Raphael de Jesus João Ilias, que desenvolveram o projeto "W.A.S.P", um sistema que permite o monitoramento de anomalias sonoras em áreas urbanas para identificar situações de risco, como batidas de carro e disparos de arma de fogo, e alertar instantaneamente as autoridades competentes.

Equipe vencedora do hackathon Unisys

"Foi uma satisfação receber tantos jovens no evento. Queremos que a Mauá seja vista como uma Instituição de oportunidades, com os alunos realizando projetos em parceria com as empresas. A Unisys vem com o problema de fora e a gente traz a solução com o envolvimento e engajamento dos alunos", destaca o Pró-Reitor do IMT, Prof. Dr. Marcello Nitz.

Além do prêmio em dinheiro, os alunos que conquistaram o primeiro lugar terão a oportunidade de apresentar o projeto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação de São Caetano do Sul. O time também levará o projeto ao Board executivo da Unisys na América Latina e ainda receberá mentoria técnica e financeira da empresa por três meses.

Oracle Experience

A Oracle Brasil proporcionou um jogo que promoveu a integração dos participantes com os temas da empresa

Já a empresa Oracle Brasil, por meio de uma interação, abordou com os participantes temas como Inteligência Artificial (A.I.), Internet das Coisas (IoT) e Blockchain (tecnologia para segurança de dados).

Na ocasião, os alunos formaram grupos para jogar o Monopoly, que consiste na compra e venda de propriedades que podem ser bairros, casas, hotéis e empresas, de forma que vença o jogador que não for à falência.

A experiência levada pela Oracle fez com que os jovens entendessem melhor o processo que ocorre no cotidiano e a necessidade de alguém para controlar o jogo, o que se aproxima muito da vida real. Neste caso, o banco é o responsável por isso, além de outras entidades como empresas, governo, entre outros.

"Estou feliz em estar aqui novamente. A Mauá mudou desde que me formei. A infraestrutura está muito atrativa e com certeza agregará mais à vida acadêmica dos alunos", disse o ex-aluno e atual Gerente América Latina de Alianças e Canais na Oracle, Lucas Nobeschi.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©