Academia de Professores da Mauá define ações para 2019
Conversamos com o professor Octavio Mattasoglio Neto, que destacou mais informações sobre as atividades propostas para o novo ano letivo no Instituto Mauá de Tecnologia
Professor Octavio Mattasoglio Neto fala sobre as atividades propostas para 2019 pela Academia de Professores.
O ano letivo do Instituto Mauá de Tecnologia começou com novos projetos sendo traçados. Um deles é o planejamento de objetivos da Academia de Professores. Para entendermos melhor o funcionamento das ações previstas e as que já estão em andamento, conversamos com o professor Octavio Mattasoglio Neto.
Segundo o professor, uma das frentes de trabalho da Academia é aproximar dos professores estratégias e tecnologias para o ensino, além de elementos do plano do trabalho do docente, como instrumentos de avaliação da aprendizagem. Há, por exemplo, um programa para ampliação do uso do Moodlerooms, uma plataforma de aprendizagem virtual que favorece o uso de estratégias híbridas de ensino.
É importante entender que esse planejamento acontece todos os anos envolvendo os professores ingressantes e os que já estão em exercício para aprimorar atividades existentes e criar novidades. "O nosso planejamento prevê ainda a recepção e integração de novos docentes, que são orientados nos aspectos operacionais, de infraestrutura e pedagógicos. O objetivo dessa ação é que se aproximem da cultura da escola desde os primeiros momentos na Mauá e sintam que pertencem ao processo como um todo", comenta o prof. Mattasoglio.
Recentemente, também passou a fazer parte da agenda do grupo a orientação de professores para que efetivamente promovam mudanças em suas disciplinas e tenham melhor desempenho no relacionamento e na condução do trabalho em sala de aula. No que se refere ao relacionamento e à condução do trabalho com os estudantes, a Academia busca profissionais de outras áreas para que exista esse suporte, como a orientação de uma fonoaudióloga e a colaboração de uma psicóloga que já atua com a equipe da Mauá.
O relacionamento externo e a busca por referências e parcerias são outra frente de ação da Academia de Professores e fazem parte do planejamento. "Participar do Consórcio STHEM Brasil e estar próximo de associações de instituições de educação garante uma visão estratégica de formação dos docentes e de inovação no ensino", destaca o professor.
Academia tem, entre seus objetivos, aproximar professores de estratégias e tecnologias para o ensino.
Como são criadas as ações ao longo do ano
Uma das bases para a inovação curricular é o consenso na equipe docente, e o papel da Academia de Professores está diretamente associado a isso. Dar fundamentação teórica, promover a discussão e a reflexão e praticar novas estratégias são formas de compartilhar ideias, percepções e experiências que ampliam a visão sobre Educação, auxiliam também o consenso, que cada vez mais fortalece o modelo Mauá de ensino.
As ações acontecem essencialmente por cursos, palestras e oficinas oferecidas pelos professores da Mauá ou profissionais externos, com as competências que desejam desenvolver no corpo docente. "Todo início e final de semestre, temos encontros nos quais são oferecidos alguns eventos. A Semana de Capacitação Docente, que acontece no início do ano, é o evento mais marcante por estar associado ao início das atividades do ano letivo. Ainda existem eventos mais pontuais nas semanas de provas e não se pode deixar de lembrar a participação da Academia de Professores na SMILE", destaca prof. Mattasoglio.
Acompanhamento das atividades
Segundo o professor, ao longo do ano acontece um acompanhamento, mas o interesse é ver os resultados das ações acontecendo de uma forma mais contundente nas salas de aula. “Na Mauá, há um projeto que converge com os nossos interesses, dentro do processo de planejamento estratégico, que está realizando um levantamento do uso de estratégias e tecnologias nos nossos cursos, além de avaliar a percepção dos professores sobre inovação curricular. Isso permite conhecer de forma realista o que está sendo feito em sala de aula”, comenta o professor. Uma vez feita a avaliação, ela deve se transformar em mais uma ferramenta de diagnóstico para a tomada de decisões e aprimoramento do nosso trabalho.
Estratégias e tecnologias caminham juntas
O planejamento e a definição de objetivos estão vinculados a essa perspectiva de inovação. A ideia é ampliar o uso de estratégias ativas e novas tecnologias de ensino, sempre promovendo a criação de um aluno mais participativo, reflexivo, inovador e empreendedor. “Queremos incorporar estratégias e ferramentas mais eficazes e motivadoras para os estudantes ou, até mesmo, para a orientação de professores com dificuldades no relacionamento dentro da sala. Já temos alguns resultados interessantes, que mostram poder esse trabalho promover uma mudança de atitude e alcançar melhor desempenho”, finaliza prof. Mattasoglio.
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