edição 95 - Setembro de 2018
O superintendente geral e professor nos cursos de Administração e Engenharia, Francisco Olivieri, traça um panorama de como o negócio vem conquistando o comércio e a economia
Para o Superintendente Geral do Instituto Mauá de Tecnologia, o aumento do número das startups tem crescido em decorrência da necessidade de inovação.
Você certamente já ouviu a palavra startup. Sabe o que significa? É um modelo de negócio, normalmente referente à tecnologia da informação, que surge a partir de uma inovação e pode resultar num ganho de dinheiro de forma mais rápida que a convencional.
Num cenário de incerteza como é o atual, surgem cada vez mais startups porque se presume que elas sejam a forma mais fácil de transformar ideias simples numa empresa lucrativa. Os produtos que decorrem desse tipo de negócio são de fácil elaboração e baixo custo, pois os processos, repetitivos, envolvem baixa personalização (customização).
"Os empregos formais não atraem empreendedores; estes buscam uma atividade que os recompense de forma mais rápida, justa e independente. Mas, para começar uma startup, é preciso ter uma ideia boa e inovadora", comenta o Prof. Francisco Olivieri.
Pontos positivos
Os produtos que surgem das startups facilitam a vida dos consumidores. Se hoje você pode buscar um produto ou serviço por meio de sites de busca, é graças às startups. Alguns exemplos são mais claros: você pode fazer um jantar na sua casa sem sequer acender o fogão, por exemplo. Quantos aplicativos de bancos existem hoje que saíram de startups? A praticidade que trouxeram ao dia a dia é indispensável: você pode acessar a sua conta de qualquer lugar, pagar dívidas e até aplicar o seu dinheiro. E quando você precisa se locomover, é ótimo poder contar com aplicativos de transportes, não é?
Os principais atributos de uma startup são a criatividade, o preço, a diversificação e a constante inovação.
"É difícil relatar algo negativo em decorrência das startups. Presume-se que quem utiliza aplicativos tenha cultura suficiente para escolher bem, pois pode haver no mercado uma enxurrada de soluções de pouca utilização ou inúteis, mas que não afetam o consumidor, se ele agir racionalmente", diz prof. Olivieri.
A falta de oportunidade pela qual o mercado vem passando não é a causa principal do surgimento de mais startups, segundo o superintendente geral da Mauá. Ele destaca que o crescimento pode estar associado a uma necessidade de inovação. Assim, não se trata de modismo, mas de uma busca de soluções criativas e simples para resolver problemas do dia a dia.
Vida longa
"A criatividade, preço, diversificação e constante inovação são fatores primordiais para que uma startup se mantenha viva no mercado e ganhe valor econômico. Algumas delas, ao respeitarem esses preceitos, transformam-se em negócios de bilhões de dólares", finaliza prof. Olivieri.