edição 95 - Setembro de 2018
Na área de tecnologia da informação desde 1998, o profissional somou sua vivência de trabalho à bagagem adquirida na graduação no Instituto Mauá de Tecnologia para se lançar como empreendedor
Ex-aluno Marcelo Aguiar, Co-founder & CTO da WEVO, empresa de tecnologia, especialista em conexões.
É comum criar laços com uma profissão ou área de atuação antes mesmo de ingressar na faculdade. O engenheiro elétrico Marcelo Aguiar, por exemplo, tinha afinidade com a tecnologia de informação quando optou por estudar no Instituto Mauá de Tecnologia. A escolha do curso, para ele, foi natural e objetiva e, em pouco tempo, percebeu que o leque de oportunidades de atuação era ainda maior do que imaginava.
"Mais do que o conhecimento propriamente dito, a Mauá ajudou-me a desenvolver a capacidade de aprender, de trabalhar sob pressão, analisar rapidamente situações e solucionar problemas de forma coerente, consistente e, principalmente, factível", afirma Aguiar.
Onde tudo começou
O ex-aluno Mauá começou a trabalhar na área de TI em 1998, quando estava com apenas 16 anos e ainda cursava o Ensino Médio. Primeiro, atuou como estagiário e, em seguida, como analista de desenvolvimento, coordenador de desenvolvimento e gerente de tecnologia.
Após concluir o curso em 2012, Marcelo Aguiar e um colega também da Mauá tiveram a oportunidade de abrir a WEVO, onde ele atua como cofundador e CTO. No início na Wevo, o ex-aluno conta que fazia de tudo um pouco. "Da compra de insumos, planejamento e execução de projetos até vendas, reuniões com clientes e com a equipe. Com o crescimento da empresa, obtivemos mais recursos e pessoas. Agora, consigo trabalhar na minha área de core, como CTO, na qual sou responsável pelo desenvolvimento e evolução de produtos e soluções", explica.
Até 2017, Aguiar e seu sócio atuavam sozinhos e já obtinham um crescimento consistente ano a ano, mas em 2018 receberam o aporte de investidores e puderam viabilizar um plano de crescimento ainda mais agressivo. "O nosso principal desafio para os próximos anos é garantir o crescimento e também lidar com as 'dores' dele, como o aumento significativo no número de colaboradores e uma mudança de sede, além da evolução constante dos nossos produtos e soluções", argumenta o engenheiro.
Mensagem - Caminho de árduo trabalho
Para Aguiar, o segredo para o bom andamento dos negócios é sair de sua zona de conforto. "Para os que desejam ir 'acima da média', é realmente necessária uma dose de sacrifício, empenho, dedicação e constante análise do que pode ser melhorado e das oportunidades ao redor. Vale para quem está empreendendo ou atuando numa empresa que não seja a sua", diz.
Que tal fazer parte desse time?
O ex-aluno está à procura de talentos da Mauá. Os interessados em fazer parte desse time de sucesso podem entrar em contato pelo e-mail vagas@wevo.com.br.