edição 85 - Julho de 2018

Saiba como é o dia a dia da Gerência de Manutenção e Serviços da Mauá

Área conta com mais de 160 colaboradores empenhados em formar jovens preparados para qualquer tipo de mercado

Eng. Luciano de Souza, Gerente da GMS.A Mauá é referência por oferecer um ensino completo e inovador. Para manter o alto padrão de excelência, a instituição preocupa-se, além da educação, também com infraestrutura e tecnologia. Por isso conheça um setor que é de extrema importância para a evolução dos alunos da Mauá e de toda a comunidade: a Gerência de Manutenção e Serviços - GMS, da qual o engenheiro Luciano de Souza está à frente.

Entre as ações diárias da área, a principal é integrar pessoas, espaços e processos dentro da instituição com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários da edificação (alunos, docentes, diretoria, prestadores de serviços, entre outros) e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos negócios dentro das instalações físicas da Mauá.

Quatro pilares e estruturação

Na GMS são quatro pilares de atuação: Legislação e Contratos; Manutenção Mecânica; Manutenção Predial e Obras e Reformas. Cada uma dessas categorias é administrada por um profissional. “Atualmente temos um engenheiro químico (legislação e contratos), dois engenheiros civis (manutenção predial e obras e reformas) e um engenheiro mecânico (manutenção mecânica)”, comenta o Gerente da GMS, Eng. Luciano de Souza.

Em sua estruturação, a área possui diferentes modalidades: Oficina Mecânica; Manutenção Elétrica; Pintura Industrial; Pintura Predial; Hidráulica; Manutenção Civil; Limpeza; Jardinagem; Segurança; Telefonia; Expedição; Manutenção de Equipamentos e de Instalações; Sinalização; Obras e Projetos e Gestão de Projetos.

As modalidades são agrupadas e administradas por colaboradores responsáveis por grupo. Esses responsáveis têm a incumbência de, com o auxílio dos engenheiros e do sistema de informação Sysman, manter atualizadas as mais de 7 mil ordens de serviços atendidas anualmente pela GMS.

A gestão das instalações, do workplace e dos serviços (estacionamento, alimentação, limpeza, manutenção etc.)  é gerenciada integralmente pela GMS, sendo executados em parte com equipe interna e também pela contratação de empresas terceirizadas como: limpeza e segurança. “Procuramos ter uma relação duradoura e de confiança; sempre levamos em consideração em primeiro lugar a qualidade dos serviços realizados pelos parceiros, porém não abrimos mão de negociações legítimas visando à otimização dos recursos sem perda de qualidade para a Mauá”, diz o eng. Luciano.

Novos espaços

Como contamos em outras oportunidades, neste ano a Mauá inaugurou o Fab Lab e as Salas de Aprendizagem Ativa. Todos esses projetos foram acompanhados e executados pela Gerência de Manutenção e Serviços.

Para o Eng. Luciano, os desafios na idealização de cada projeto foram muitos. O mais importante foi conseguir interpretar as necessidades do projeto pedagógico e materializá-las nos novos ambientes. E isso foi aplicado com muita excelência.

Projetos relevantes

Bloco W No Bloco W, a GMS realizou um projeto que permite a captação de água de chuva para utilizar nos vasos sanitários.A GMS realizou projetos importantes referentes às reformas de alguns prédios e de áreas de vivência na Mauá. No prédio recém-construído que será identificado como bloco W, a GMS realizou um projeto que permite a captação de água de chuva para utilizar nos vasos sanitários, além de instalar mictórios secos nos sanitários masculinos buscando a redução do consumo de água.

O projeto arquitetônico contemplou brises que reduzem sensivelmente a carga térmica dos ambientes reduzindo o consumo de energia elétrica pelos equipamentos de ar- condicionado, além - é claro - de deixar a fachada do prédio mais bonita. No piso da garagem, foi colocada uma caixa separadora de água e óleo, de modo que a sujidade decorrente dos carros que estacionam por ali seja captada e não lançada nas redes públicas, bem como outros pontos de captação semelhantes já instalados na Mauá, onde os resíduos de borra oleosa podem ser adequadamente encaminhados a uma usina de coprocessamento homologada pelos órgãos competentes.

“A GMS conta com uma equipe de 160 pessoas que fazem tudo com muita dedicação e carinho. Sabemos da importância que nosso trabalho tem e como influenciamos nossos alunos no futuro, ocupando cargos de liderança pelo Brasil e pelo mundo, e muitos deles serão protagonistas da evolução da humanidade quando executarem com ética e excelência suas funções”, finaliza o engenheiro.

 

Mauá realizou em junho o treinamento de brigada de incêndio 

Brigada Ao todo, a Mauá dispõe de 37 brigadistas que passaram por treinamentos teóricos e práticos. Foram selecionados 37 colaboradores de diferentes setores que hoje atuam como brigadistas da instituição

O treinamento aconteceu nos dias 14 e 21 de junho, no Campus de São Caetano do Sul.

Quem são os brigadistas da Mauá?

Com o objetivo de garantir a toda comunidade um ambiente seguro, o que permite que todas as áreas da Mauá executem suas funções sem preocupações, a instituição realizou uma triagem rigorosa, verificando as boas condições tanto físicas quanto de saúde de seus colaboradores de diferentes setores, selecionando  37 brigadistas.

Como funcionou o treinamento?

O treinamento foi dividido em dois dias: teórico e prático. Com essas duas fases conclusas,  cada colaborador selecionado ficou apto para lidar com qualquer tipo de situação de risco. Isso ocorre desde a prevenção de princípios de incêndio, como manusear equipamentos corretos e, também, realizar atendimentos de primeiros socorros.

“Ao longo do processo, foi possível identificar que os colaboradores escolhidos estavam muito interessados em aprender e assumir essa responsabilidade. Além de ficarmos tranquilos por saber que existem pessoas preparadas dentro do Campus, resguardando nossos alunos, profissionais e estrutura, o treinamento possibilita que cada brigadista consiga reagir a problemas que possam acontecer fora do Campus. Ou seja, o treinamento forma cidadãos aptos para quaisquer situações de risco”, comenta o Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Mauá de Tecnologia, Benedito Simplicio Silva.

RH Informa

Confira os aniversariantes de Agosto. Clique aqui.

Admissões junho

Wendel Barboza De Barros - Engenharia Mecânica 
Thaiza de Almeida Ferro - Divisão de Ensaios e Análises
Loredana Bonora Cobianchi - Engenharia de Controle e Automação
Guilherme Hiroji Anraku Ikeda - Engenharia de Controle e Automação
Luiz Fernando Lapetina Rocha Ferreira - Engenharia de Controle e Automação
Gustavo de Melo Carvalho - Engenharia de Controle e Automação

Rescisões junho

Janaina Fernandes Correia dos Santos - Engenharia Química e Alimentos
Jailton Pereira da Silva - Centro de Esportes e Atividades Físicas
Luiz Felipe Marchetti do Couto - Engenharia Civil 

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©