edição 85 - Setembro de 2017
Em 2017, sete novos trabalhos de conclusão de curso já foram selecionados. Entenda a importância da iniciativa com foco em empreendedorismo
A Bizup busca projetos inovadores para transformá-los em produtos e serviços para o mercado.
O Instituto Mauá de Tecnologia sempre esteve comprometido em aproximar da prática a teoria e preparar o aluno para aproveitar as oportunidades do mercado. Como parte dessa preparação, são muitas as disciplinas e atividades práticas da estrutura curricular que visam desenvolver a visão de negócio, incentivando a inovação e o empreendedorismo.
Mais um passo nesse sentido foi dado no ano passando, quando a Mauá e a Bizup – UP fecharam um acordo de parceria. "A Bizup é uma consultoria de negócios que tem a missão de conectar as empresas às oportunidades. Nessa parceria, ela realiza a mentoria de projetos de TCC inovadores, visando transformá-los em produtos e serviços para o mercado", explica a Prof.ª Dr.ª Patricia Antonio de Menezes Freitas, coordenadora do curso de Tecnologia de Cosméticos na Mauá e uma das responsáveis pela parceria.
Ainda segundo a professora, a empresa oferece experientes executivos do mercado para fazer uma mentoria dos trabalhos de TCC em respeitosa consonância com o trabalho do Orientador. "O programa UP, desenvolvido pela consultoria, tem como prioridade aproximar da realidade do mercado o ambiente universitário e motivar os alunos a pensarem em projetos que tenham a oportunidade de se tornarem sucesso aos olhos de um investidor. Assim sendo, aqueles grupos que têm projetos com possibilidade de serem transformados em futuros negócios podem-se beneficiar com o mentoring da Bizup", acrescenta.
O que evoluiu nesse primeiro ano?
Alunos da Mauá apresentam seus trabalhos durante o evento Eureka.
Em 2016, 11 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) foram enviados para a Bizup e três foram aprovados para a segunda fase do processo de mentoria.
Os trabalhos aprovados, em 2016, foram:
O trabalho (c) foi apresentado também no 30.º Congresso Brasileiro de Cosmetologia (SP), de 23 a 25 de maio de 2017, em formato de pôster digital e as alunas estão buscando a Patente da formulação.
É importante ressaltar que os critérios utilizados pela Bizup para a escolha dos trabalhos foram os seguintes:
"Neste momento, os alunos estão trabalhando ativamente nos projetos para que a parceria com a Bizup enriqueça seus trabalhos e gere futuros negócios", afirma a professora.
A boa notícia é que, neste ano, foram inscritos 22 TCCs e sete estão sendo acompanhados:
"Atualmente a Computação está muito presente em diversas áreas e setores da academia e da sociedade. Temos incentivado o desenvolvimento de projetos multidisciplinares no curso de Engenharia de Computação. Na primeira turma do curso de Engenharia de Computação, tivemos a agradável surpresa de contar com três TCCs escolhidos após um rigoroso processo da Bizup, no qual foram selecionados 7 TCCs dos 22 inscritos", afirma o professor Everson Denis, coordenador do curso de Engenharia de Computação da Mauá.
Próximos passos
Em princípio, as equipes já estão em fase da elaboração do plano de negócios sob a orientação da Bizup e paralelamente executando o TCC. "Ao final deste ano, as equipes farão uma apresentação desses trabalhos e serão avaliadas por uma banca de Professores da Mauá e com a possível participação de membros da Bizup", explica.
Essa iniciativa representa para a Mauá uma mudança na maneira de pensar tanto para alunos quanto para professores. "Nosso objetivo é trazer o empreendedorismo mais próximo da academia e fazer com que a sociedade possa beneficiar-se com esses projetos", finaliza.