edição 3 | Abril de 2010    

Bons relacionamentos precisam ser construídos continuamente


Mauá chega à segunda fase do Prêmio Consumidor Moderno e tem seus esforços na área de Relacionamento reconhecidos pelo mercado

Alunos, pais de alunos, professores, colaboradores em diferentes áreas e especialidades, parceiros e fornecedores. Uma instituição, com a amplitude da Mauá, relaciona-se com inúmeras pessoas. Todas são importantes e queremos que todas se sintam assim!

Na Mauá, atendimento a cliente é coisa séria

O Instituto Mauá de Tecnologia ficou entre os finalistas do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2010, que representa um termômetro fiel da qualidade e eficácia das estratégias de relacionamento das empresas com clientes e consumidores no Brasil.

Apesar da disputa intensa, infelizmente, neste ano, a Mauá não foi apontada como vencedora na categoria EDUCAÇÃO. Longe de significar uma derrota, esse resultado deve conduzir a uma reflexão, para aperfeiçoar ainda mais os padrões de qualidade no serviço ao cliente, a fim de que, nas próximas edições do prêmio, a Mauá possa estar entre os grandes vencedores.

No entanto, figurar entre os finalistas mostrou que a Mauá alcançou o sucesso nos seus procedimentos de relacionamento com seus diferentes públicos. No último ano, a instituição investiu fortemente na criação de ferramentas eficientes e na formação dos recursos humanos envolvidos nessa área. Hoje, a Mauá pode compartilhar com o mercado a satisfação de manter diferentes canais de relacionamento com seus clientes;  entre eles, o atendimento pessoal, por meio de contato telefônico, por email e por webchat, além da crescente interação com seu público-alvo pelas redes sociais.

De acordo com Claudia Pereira, coordenadora de relacionamento da Mauá, a inscrição no Prêmio, na categoria Educação, foi motivada principalmente pela possibilidade de melhoria contínua nas condutas praticadas pelo SAC, que garantiram o início da operação dentro dos criteriosos padrões sugeridos pelo Manual de Boas Práticas no Atendimento, Lei do SAC e Código de Defesa do Consumidor.

“Diante de uma realidade em que os consumidores se mostram cada vez mais exigentes e informados, estar entre os melhores atendimentos do País já representa um ganho notável, pelo qual podemos realizar uma autoavaliação e melhorar continuamente nossa atuação de atendimento,” destaca Claudia

Programa Interlocutores: muito além das boas-vindas

A proposta é a de acompanhar e promover o desenvolvimento global dos alunos matriculados na primeira série dos cursos de graduação oferecidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Aprovado no vestibular, o estudante encontra-se diante de muitas mudanças e desafios. Uma nova escola, outra rotina de estudos – mais dinâmica e mais exigente -, a expectativa de fazer novos amigos e de acompanhar os rigores de um curso exigente. A Mauá sabe como esse período é especial e busca estar presente na vida dos novos alunos, assessorando-os nessa adaptação. Para focar as atividades nesse sentido, a Mauá tem o “Programa Interlocutores”, no qual os novos alunos são recebidos por profissionais dispostos a atendê-los com atenção, orientando-os e acompanhando-os nesse processo de transição e na adaptação à dinâmica da Mauá.

Criado em 2005 por iniciativa do professor Douglas Lauria, o “Programa Interlocutores” é uma atividade de relacionamento e apoio complementar à formação dos estudantes, do qual participam profissionais do ensino – os interlocutores - predispostos a colaborar com os alunos, durante a semana, em horários fixos. O projeto contribui para o total desenvolvimento e desempenho acadêmico dos estudantes; atua como um canal exclusivo de ajuda, por meio de orientações referentes à adequação e estrutura do campus, auxílio aos estudos, ajuda a esclarecer dúvidas que os alunos têm nessa fase inicial das atividades escolares, presta, apoio à vida acadêmica e até mesmo orientação psicossocial, aprimorando dessa maneira a relação aluno-escola.

Atualmente, o programa é coordenado pela professora Cristiane Barra da Matta e conta com a atuação dos professores Demétrio Elie Baracat, Douglas Lauria, Luciane Franquelin Gomes de Souza, Octávio Mattasoglio Neto, Susana Marracini Giampietri Lebrão e Thiago Antônio Grandi de Tolosa, no campus de São Caetano do Sul, além da professora Cynthia Hisako Sakaguchi Ito Yamaguti, no campus de São Paulo. Para mais informações, o email do programa é interlocutores@maua.br.


Projeto Interlocutores
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br