edição 3 | Abril de 2010    

O QUE VOCÊ PREFERE: UMA BOA CARREIRA OU UMA FAMÍLIA FELIZ?

Você pode querer e ter as duas.


Priorizar a qualidade do tempo é o mais importante para uma vida feliz em família e no trabalho

As mulheres conquistaram muitas coisas nas últimas décadas. Com a liberdade e a ascensão na sociedade, também chegaram mais responsabilidades, novos desafios, cobranças e culpas. O fato é que o mundo atual impõe a todos – homens e mulheres – a responsabilidade de estarem atentos às suas escolhas. Assim como os homens, as mulheres também são desafiadas a equilibrarem o tempo que dedicarão à carreira e à vida pessoal, amigos e família.

Para a mulher, a questão da maternidade parece somar mais um item nessa equação. Na cultura latina, a cobrança de ter filhos e ser mãe exemplar parece ser ainda maior. Na Europa, as mulheres contam com mais apoio para conciliar essa dupla jornada. É muito comum a prática de horários flexíveis e a adoção do homeoffice, iniciativas ainda tímidas por aqui. Em muitos países europeus, a formação de uma família na qual o homem é quem se dedica mais à  casa e aos filhos é bem mais comum e não surpreende tanto quanto aqui. 

Além dos aspectos culturais, temos observado também uma mudança comportamental. Hoje, a mulher pode escolher como quer viver sua vida e, mais importante ainda, em que momento quer viver cada experiência.

 Para as que querem ter filhos, o primeiro passo está em  organizar sua vida para que as duas coisas – carreira e família – sejam possíveis. Dependendo da profissão e da rotina de trabalho de uma mulher, ela precisa estruturar-se e conscientizar-se de que “qualidade” é o que importa, tanto num universo quanto no outro. Quando estiver trabalhando, a mulher deve concentrar-se em ser eficiente e produtiva no que faz. No tempo em que estiver com os filhos, precisa cuidar para que esse tempo seja realmente dedicado a eles e um momento saudável. Ter um parceiro participativo faz toda a diferença.

A mágica talvez esteja em entender – e acreditar realmente – que você, mulher ou homem – pode querer ter sucesso e amor, carreira e família, emprego e amigos. A culpa ocupa espaço, confunde pensamentos e atrasa a vida. Uma vida que, com bom senso e equilíbrio, pode ser rica em todos os sentidos.

Barbara Demange, Diretora D.A. Global Consulting. Psicóloga organizacional pós-graduada na França, pela Universidade de Sorbonne (Paris V); advogada, formada pela Universidade de Ciências Eötvös Lóránd na Hungria

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br