|
Troca de conhecimentos motiva homenagens no SAE Brasil e garante sucesso em outras iniciativas, como o PROALFA
Alfabetizandos explicam cursos da Mauá durante a Feira de Ciências do PROALFA
PROALFA completa 10 anos alfabetizando e resgatando cidadania
Como em todos os anos, paralelamente à Eureka Mauá, temos outro evento importante, a Feira de Ciências do PROALFA, Projeto de Alfabetização de Adultos. Neste ano, em sua VI edição, havia um motivo a mais para o orgulho de todos: o projeto completou 10 anos.
“Em razão disso, a ideia era apresentar os cursos do Instituto Mauá na visão dos alunos do PROALFA”, explicou a Professora Edilene Adell, Assessora da Reitoria do Centro Universitário do IMT. Para tanto, foram preparados banners e montados estandes para que os alunos do PROALFA dessem aos visitantes explicações sobre os cursos oferecidos pelo Centro Universitário e o conteúdo de cada um deles. O objetivo foi o de fazer com que o aluno explorasse todo o conteúdo de alfabetização desenvolvido durante o ano, trabalhando desde a comunicação oral até a estrutura frasal e as técnicas de comunicação. Patrícia Venturini, especialista em Libras, orientou a turma do Núcleo de Deficientes Visuais. Eles colocaram em prática as questões de Engenharia Elétrica, porque têm afinidade com o tema, por já trabalharem com instalações residenciais.
No total, 152 alunos, muitos da terceira idade, orientados por 11 estudantes da Mauá, integram o Projeto atualmente. Os monitores, como são chamados os alfabetizadores, dedicam ao Projeto duas horas por noite e recebem uma bolsa-auxílio. O curso tem duração de um ano e as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h em salas de aula das escolas municipais.
Segundo a Professora Edilene Adell, esse é um trabalho muito importante de interação. “Para os alunos do PROALFA, é essencial para a participação, troca e aquisição de conhecimento; para os estudantes da Mauá, o ganho maior está no desenvolvimento da responsabilidade social e na aquisição de conhecimento de novas realidades e novas experiências.”
O PROALFA é uma parceria entre a Mauá e a Prefeitura de São Caetano do Sul. O trabalho lança mão de várias atividades que promovem a sociabilização e o resgate da autoestima, com o objetivo de facilitar o aprendizado por meio do envolvimento do aluno e da comunidade.
Reitor da Mauá é homenageado pela SAE BRASIL
O Prof. Dr. Otávio de Mattos Silvares, Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, foi um dos homenageados pela SAE BRASIL, como a personalidade da mobilidade que mais se destacou na categoria Educação de Engenharia em 2009. A escolha, que surpreendeu o Reitor da Mauá, é resultado, no seu entendimento, do incentivo oferecido pelo Centro Universitário à produção de pesquisas e ao desenvolvimento, na Instituição, de trabalhos relacionados com a Engenharia da Mobilidade.
A premiação, concedida também a outras nove personalidades, escolhidas em dez categorias diferentes, aconteceu durante o banquete de encerramento do 18.º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2009, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, no dia 08 de outubro.
Honrado com a homenagem, o Reitor Otávio de Mattos Silvares credita a preferência por seu nome ao apoio da Mauá a várias iniciativas da SAE, como as competições de Baja, Aerodesign e Fórmula SAE, que sempre contam com representantes da Instituição, algumas vezes, no pódio.
Trabalho de alunos da Mauá conquista 2.º lugar na SAE Brasil
Um trabalho multidisciplinar, de formandos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, conquistou o 2.º lugar na categoria estudantil do último congresso da SAE Brasil. Com a orientação dos professores Éd Cláudio Bordinassi e do professorSergio Ribeiro Augusto, os alunos apresentaram o projeto “Sistema de injeção e ignição eletrônica para motores monocilíndricos de baixa cilindrada”, que equipará o carro participante da Competição Maratona Energética, que acontece no próximo dia 5 de novembro em Interlagos, São Paulo.
Experiência internacional
Conhecer outra cultura sempre agrega valor ao currículo e às experiências de vida. Renato Ruiz, aluno do terceiro ano do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Mauá, sabe bem isso e aproveitou a oportunidade de fazer um estágio numa das maiores empresas do setor automobilístico do mundo, a Mercedes-Benz.
A oportunidade surgiu por indicação do seu irmão, que também estagiou na mesma empresa. Renato conta que tudo o que aprendeu na Mauá foi suficiente para desempenhar seu papel no estágio conquistado. Renato estagiou oito meses na fábrica de caminhões da Mercedes-Benz, localizada em Wörth e trabalhou no setor de TOS ( Truck Operating System). De volta ao Brasil e pronto para ingressar na 4.ª série, Renato destaca a importância do estágio na construção de uma carreira: “foi uma oportunidade única trabalhar com grandes profissionais desse setor”.
O reitor Otávio de Mattos Silvares recebe homenagem da SAE Brasil
|