Matrícula
para pagamento até 13/01/2025
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30
O curso de Especialização é composto por três módulos de 120 horas cada: Automação Industrial (120 h), Engenharia de Controle de Processos Industriais (120h) e Gerenciamento de Projetos Industriais (120 h).
Diferencial
O curso está estruturado para abordar problemas reais, por meio de ações práticas, direcionadas para as necessidades do mercado, contemplando diversos aspectos relevantes para o desenvolvimento de produtos e soluções para as áreas de instrumentação, automação e controle.
Objetivo
O curso de especialização em “Automação e Controle com Ênfase em Projetos Industriais” irá formar profissionais que pretendem atuar no desenvolvimento e implantação de soluções de automação industrial, não apenas focando nos aspectos técnicos dos projetos, mas também na gestão em todo o seu ciclo de vida. O curso abordará desde as etapas de planejamento, levantamento de custos e análise de viabilidade econômica até a gestão da implantação dos projetos em campo.
Público-alvo
O curso é destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar em diversos segmentos relacionados ao controle de processos industriais, tais como a indústria de petróleo e gás, indústrias químicas e de alimentos, empresas que desenvolvem ou comercializam produtos relacionados ao acionamento eletrônico controlado de motores ou ao projeto e instalação de sistemas de instrumentação, automação e controle, indústria de celulose e papel, indústria aeroespacial, fabricantes de robôs industriais e máquinas CNC que empregam técnicas de controle de processos nos acionamentos, entre outras.
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Adquirir conhecimentos que permitam o desenvolvimento de aplicações práticas utilizando microcontroladores. Desenvolver uma visão lógica e computacional para o tratamento de problemas de automação
A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos dos controladores lógicos programáveis (PLC's) e suas aplicações na indústria. São apresentadas várias linguagens de programação conforme Norma IEC1131 com o foco no desenvolvimento de aplicações em laboratório. Apresenta também os fundamentos da pneumática e hidráulica e suas aplicações.
Apresentar as informações básicas relacionadas ao desenvolvimento de projetos, diagnósticos e certificação utilizando protocolos digitais de comunicação: Foundation Fieldbus, Profibus PA, Profibus DP, Device Net, Asi-Bus topologias, componentes e acessórios e suas interligações.
Apresentar os modelos tradicionais de redes neurais artificiais e suas aplicações em classificação de dados e reconhecimento de padrões. São apresentados os diversos conceitos associados a redes neurais artificiais incluindo principais modelos, arquiteturas e regras de aprendizado.
Ensino de conceitos básicos sobre robôs industriais incluindo: aplicações, estrutura, sensores, atuadores, movimentação, programação e análise cinemática.
Apresenta critérios de análise de desempenho de sistemas de controle e análise de estabilidade de sistemas em malha fechada. São discutidos métodos de identificação não-paramétrica de processos industriais e suas aplicações. Apresenta o controlador PID e diversas técnicas de sintonia.
Fornecer os conceitos fundamentais relativos à instrumentação industrial, tais como: normas técnicas e especificações, princípio de funcionamento, aplicações e seleção dos principais instrumentos de processos industriais tais como: temperatura, pressão, nível e vazão.
Apresentar os conceitos fundamentais relacionados à análise de sistemas lineares e métodos clássicos para o controle de processos com enfoque para o desenvolvimento de aplicações práticas. Fornecer ao aluno os principais conceitos envolvidos na lógica fuzzy e estudar a arquitetura de controladores fuzzy fundamentados em regras.
Apresenta os fundamentos necessários para permitir a modelagem matemática de processos industriais, incluindo sistemas fluídicos, térmicos e termo-hidráulicos.
Abordar aspectos estratégicos da análise de viabilidade econômica de projetos industriais, partindo dos conceitos de matemática financeira, custos empresariais, projeção de resultados financeiros, análise de sensibilidade.
Compreender procedimentos legais e ambientais envolvidos na implantação de projetos, abordando preparação e gestão de contratos, responsabilidade civil e licenciamento ambiental de empreendimentos.
Apresentar metodologias práticas e eficazes para levantamento de custos em projetos, técnicas para estimativas, estabelecimentos de premissas para o levantamento, acompanhamento orçamentário, probabilidades de desvio.
Abordar de maneira prática e objetiva os conceitos e melhores práticas em gestão de projetos preconizados no PMBoK do PMI. Apresentar os conceitos no formato base do PMBoK, discutidos e praticados com estudos de caso. Capacitar o aluno para qualificar-se para a certificação CAPM do PMI.
Abordar de maneira prática as metodologias ágeis de gestão de projetos mais utilizadas no mercado, como o Scrum. Foco em desenvolvimento de novos produtos/ processos industriais e em projetos com conhecimento limitado do escopo e ambientes propensos a mudanças.
Graduada em Engenharia Elétrica pela Univale. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Doutora em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Atuação em robótica autônomo, controle de processos, eletrônica embarcada e tecnologia assitiva.
Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.
Especialista em Marketing pela FGV. Diretor Técnico e de Marketing na Pepperl Fuchs da América do Sul. Foi Presidente da ISA. Docente do Instituto Mauá de Tecnologia.
Especialista em Finanças Corporativas. Graduado em Administração. Atualmente é sócio da Dvalle Assessoria Financeira Ltda., Consultoria com ênfase em recuperação de empresas e avaliação de viabilidade de projetos.
Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Especialista em Engenharia Açucareira pelo Audubon Sugar Institute (EUA). MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Mauá. Sócio-Diretor da Reunion Engenharia.
Doutor em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Coordenador no Instituto Mauá de Tecnologia. Atua nas áreas de robótica, automação flexível, controle de processos contínuos, implementação de tarefas multi-agente com robôs autônomos, indústria 4.0.
Graduado em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica pela Universidade Federal do ABC (2015). Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2013). Bacharel em Tecnologia em Mecatrônica pelo Colégio SENAI de São Caetano do Sul -SP (1998); MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV-ABC - Fundação Getúlio Vargas Santo André, SP (2016). Atualmente ocupa o cargo de Business Manager na Aplicações Eletrônicas Artimar Ltda, representante exclusivo da Microchip na América do Sul, onde atua desde 2014 promovendo consultoria, suporte e realizando treinamentos técnicos para Engenheiros de Aplicação (Avnet, Arrow, Future, TCT e Bevian) e times de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados de empresas do ramo eletrônico.
Engenheira Sanitarista pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (2001) e Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005). De agosto de 2007 a setembro de 2012, foi analista ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, trabalhando nas áreas de qualidade de água e de licenciamento e fiscalização. De 2002 a 2015, foi professora do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia e, de 2005 a 2015, da Faculdade de Engenharia do Centro Universitário da Fundação Santo André. Lecionou disciplinas de graduação, como Introdução à Engenharia Ambiental, Poluição Ambiental e Saneamento, e de pós graduação. Em 2012 iniciou o doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP, cumpriu todos os créditos, mas trancou a matrícula em 2014 por motivo de mudança de país. Em 2015, lecionou em duas universidades do Peru: Pontificia Universidad del Peru - PUCP e Universidad Científica del Sur. Em 2016, regressou ao Brasil e foi contratada pela consultoria ambiental Golder Associates, para atuar como Especialista em Qualidade de Água Sênior, no projeto da Samarco e, posteriormente, da Fundação Renova. Em 2017, voltou a lecionar no Instituto Mauá de Tecnologia. Em 2017 e em 2018 e 2019, atuou como docente externa no curso Monitoramento, Geração de Índices e Diagnóstico da Qualidade da Água, realizado na Escola Superior da CETESB, em um convênio entre UNESCO e ANA.
Mestre em Administração Industrial pela FGV/Columbia University. Especialista na Carnegie Mellon University e Harvard Business School. Engenheiro Eletricista pela UNICAMP. Membro do “International Society of Automation Advisory Board” e Diretor da ISA Brasil.
Especialista em Direito Empresarial pelo Mackenzie. Graduada em Direito pela São Judas Tadeu. Atua em assessoria de empresas de engenharia nas áreas do Direito Civil, Contratos, Responsabilidade Civil e Direito do Trabalho.
Pós-Graduado, Lato Senso – MBA, em Gerenciamento de Projetos nível especialização pela FGV-Fundação Getúlio Vargas (2012). Graduado em Engenharia Elétrica pela FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba (2004).
Doutoranda em Administração pela USCS com ênfase em Relacionamentos Interorganizacionais em agronegócio. Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Graduada em Ciências Contábeis pela São Judas.
Doutorado em Engenharia Elétrica pela USP. Graduação em Engenharia Elétrica - Eletrônica pela Mauá. Docente do IMT. Atua em Redes Neurais Artificiais, Eletromagnetismo, Métodos Numéricos, Análise de Transitórios, Wavelets e Sistemas de Comunicação.
Pós-Doutorado em Engenharia de Sistemas pela USP. Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica pela USP. Graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pelo IMT. Suas áreas de atuação incluem sistemas de controle, identificação de sistemas e automação industrial.
Bacharelado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais, mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular do Instituto Mauá de Tecnologia onde coordena os cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Controle de Processos Industriais e Automação Industrial. Tem grande experiência em sistemas de controle, automação industrial, robótica autônoma, IoT (Internet of Things), inteligência artificial (redes neurais e lógica fuzzy), eletrônica embarcada, tecnologia assistiva e laboratórios remotos (WebLabs).