Matrícula
para pagamento até 13/01/2025
Terças-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30
O atual cenário de desenvolvimento econômico e tecnológico do planeta é caracterizado pela necessidade de otimizar o uso das fontes de energias disponíveis e pela mitigação dos impactos ambientais negativos causados por este uso. Diante deste contexto, o uso de fontes renováveis de energia é imprescindível e premente uma vez que contribui para a diversificação das matrizes energéticas e para a redução do uso de recursos finitos, contribuindo diretamente para a sustentabilidade do planeta. O curso de Especialização em Energias Renováveis e Eficiências Energética, composto por três módulos semestrais, aborda as diferentes fontes de energias renováveis desde a geração, até a sua distribuição no mercado consumidor, considerando a sustentabilidade deste processo. Capacita o profissional a atuar no setor energético nas áreas técnica e gerencial com competências para análises, diagnósticos e propostas de soluções.
O curso de Especialização em Energias Renováveis e Sustentabilidade é composto por três módulos de 120 horas cada: Sustentabilidade Ambiental e Financeira (120 h), Transição Energética e Descarbonização (120 h) e Mercado de Energia e Energias Renováveis (120 h).
Objetivo
Apresentar conceitos fundamentais de tecnologias de energias renováveis relacionadas à geração, consumo, distribuição, sob a ótica da redução de impactos ambientais, de modo a possibilitar que profissionais, dos mais diferentes setores, possam atuar na gestão e desenvolvimento de projetos que envolvam fontes renováveis de energia. Outro objetivo do programa é a capacitação dos participantes para a análise do mercado de energia bem como para a otimização de recursos energéticos e a gestão da sustentabilidade em projetos energéticos.
Aulas Híbridas
As aulas às terças-feiras são ministradas remotamente (100% remoto síncrono) enquanto as aulas aos sábados são híbridas - as aulas serão ministradas presencialmente no campus de São Caetano do Sul e transmitidas online simultaneamente. Dessa forma, o aluno escolhe se quer ver as aulas presencialmente ou remotamente. Em um dos módulos as aulas ocorrem somente aos sábados enquanto nos outros dois as aulas são às terças e sábados.
Há algumas disciplinas em cada módulo que possuem aulas de laboratório, que precisam ser ministradas presencialmente. Para essas aulas, a coordenação do curso acordará previamente com os alunos a data.
Público-alvo
Profissionais dos mais diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos relacionados a energias renováveis, sustentabilidade e mercado de energia.
Diferencial
Especialização ministrada por profissionais de mercado, com larga experiência no segmento de energia e eficiência energética e por docentes do meio acadêmico pesquisadores em energias renováveis. A formatação em módulos possibilita a personalização do aprendizado de acordo com as necessidades do participante e aborda energias renováveis em três vertentes distintas.
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Disciplina que apresenta os fundamentos de energia eólica tais como: histórico; tipos de turbinas eólicas: eixo horizontal e vertical; conversão de energia em turbinas eólicas onshore e offshore; análise do escoamento ao redor de pás eólicas; siting. Participação na matriz energética brasileira, evolução da fonte nos últimos anos e economia da energia eólica.
Disciplina que apresenta conceitos de energia hidrelétrica tais como: histórico, construção de usinas, legislação ambiental, participação na matriz energética brasileira. Elementos de usinas hidrelétricas; classificação de usinas; turbinas hidráulicas: tipos, aplicações e características operacionais. Problemas usuais na operação de usinas hidrelétricas e formas de mitigá-los.
Disciplina que aborda conceitos de geração solar fotovoltaica. Tipos de placas solares, aplicações em pequena, média e larga escala. Análise de viabilidade financeira de projetos solares.
Disciplina que aborda conceitos fundamentais do hidrogênio verde; tecnologias para sua produção, classificação da pegada de CO2 (“cores do hidrogênio”); derivados do hidrogênio verde e Power-to-X, acoplamento de setores, competitividade de preço e casos de negócios atuais, regulamento internacional e perspectivas do crescimento do mercado.
Atividades práticas em sistemas de conversão de energia.
Introdução ao sistema elétrico (visão geral, estrutura e características do setor elétrico brasileiro); Modelo do setor elétrico brasileiro; Regulamentação do setor elétrico; Organização do mercado de energia elétrica (agentes e segmento de consumo); Ambientes de comercialização de energia elétrica; Riscos e tomada de decisão.
Qualidade do produto e do serviço – Indicadores de qualidade e continuidade. Harmônicas em sistemas elétricos. Filtros de harmônicas. Correção de fator de potência. Variações de tensão de curta e de longa duração. Flicker, SAG e SWELL. Desequilíbrio de tensão. Soluções eficientes para melhoria da qualidade de energia em um sistema elétrico.
Arcabouço legal do setor elétrico brasileiro. Agência Reguladora. Formas de regulação. Impacto da regulação no mercado de energia elétrica.
Conceitos básicos de matemática financeira; Critério de decisão: Valor Presente Líquido e da Taxa Interna de Retorno; Consideração de impostos e financiamentos; Riscos e Incertezas; Análise de sensibilidade. Estudos de caso.
Cálculo de pegada de carbono de produtos e processos. Análise do Ciclo de Vida (ACV) de produtos e dos impactos ambientais da produção deles.
Definição de riscos ambientais, perigo e acidentes. Identificação de perigos, análise de consequências e estimativa de riscos (avaliação e percepção). Bases de dados e sistemas de informação para avaliação de risco. Riscos climáticos, desastres naturais, medidas de mitigação e adaptação.
Fundamentos de gestão de projetos energéticos; variáveis críticas e impactos positivos e negativos; aspectos logísticos na distribuição de energia. Estudos de caso.
Definição e tipos de GEE. Principais fontes de emissão. Impactos no clima e regulações internacionais. Inventários nacionais e de governos locais. Inventários corporativos e setoriais. Normas e Diretrizes para Inventário. Diretrizes do IPCC para inventários nacionais. ISO 14064. Protocolos relevantes (GHG Protocol). Metodologia de cálculo de emissões. Escopos 1, 2 e 3 de emissões. Fatores de emissão e coeficientes de atividade. Coleta e gestão de dados. Fontes de dados primários e secundários. Uso de ferramentas e softwares de apoio. Auditoria e verificação de inventários. Estudos de Caso. Integração com estratégias de sustentabilidade corporativa.
Definições sobre Mercado de Carbono. Mecanismos (cap-and-trade, CRAs, compensação). Regulamentação e Políticas.
Planejamento da transmissão e coordenação com expansão da geração. Integração entre energéticos no planejamento. Aprofundar entendimento das complementariedades entre usinas hidroelétricas e renováveis, incluindo o impacto de mudanças climáticas. Consideração e representação adequada de novas tecnologias e soluções (armazenamento, resposta pelo lado da demanda, etc.) nos estudos de planejamento. Estimativas de investimentos futuros referentes a cada uma das fontes energéticas em território nacional. Discussões referentes ao marco legal e regulatório que rege o mercado de cada uma das fontes energéticas, visando ao aprimoramento do arcabouço vigente. Relação entre o desenvolvimento econômico e a evolução da intensidade energética brasileira.
Sistema Tarifário Brasileiro para todos os tipos de consumidores. Apresentação de conceitos como curva de carga, demanda energética, horário de pico e fora de pico. Tipos de tarifas e respectivos cálculos. Otimização de custos em energia elétrica. Estudos de caso
A disciplina pretende ampliar a visão do aluno sobre o potencial energético de resíduos agrícolas, urbanos e industriais, visando a geração de energia térmica e elétrica. O foco principal é ilustrar as cadeias produtivas e o aproveitamento de diversos tipos de resíduos ainda com baixa utilização energética encontrando alternativas de geração distribuída de energia elétrica e térmica focando na diversificação da matriz energética nacional.
Disciplina que aborda conceitos de armazenamento de energia nas formas química, térmica e hidráulica. Importância do armazenamento na transição energética
A disciplina apresenta os fundamentos de bioenergia, os aspectos básicos da produção e uso de biocombustíveis, tecnologias de tratamento e conversão, produção de eletricidade a partir de biomassa e biocombustíveis e as consequências ambientais e utilização de recursos relacionados à bioenergia. A disciplina oferece uma visão das tecnologias de conversão de biomassa, que incluem combustão, gaseificação e pirólise e discute os aspectos tecnológicos, ambientais, econômicos e legislativos relacionados com a bioenergia.
A disciplina apresenta os princípios de cogeração. Sistemas de cogeração baseados em turbina a vapor, turbina a gás, ciclo combinado, motores de combustão interna, e “chiller” de absorção. São analisadas aplicações de cogeração nos setores industriais e comerciais e apresentado o quadro atual regulatório e financeiro para a cogeração
Disciplina que apresenta os fundamentos de energia geotérmica tais como: conceitos básicos de energia geotérmica, cenário global, tecnologia de extração, potencial de utilização, vantagens e desvantagens e futuro da fonte.
Disciplina que apresenta conceitos de energia nuclear tais como: cenário da energia nuclear no Brasil e no mundo, tecnologia de reatores, vantagens e desvantagens, futuro da energia nuclear e papel da fonte na transição energética.
Disciplina que aborda os principais desafios na transição energética mundial com o objetivo de aumentar a participação de fontes renováveis nas matrizes energéticas dos países. A disciplina trará também soluções inovadoras que têm contribuído para essa transição.
Disciplina que aborda os aspectos básicos das mudanças climáticas e aquecimento global, a relação entre mudanças climáticas e o setor de energia, o impacto nas fontes de energias renováveis, medidas internacionais e nacionais em curso, a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e formas de quantificação dessas emissões.
Engenheiro Mecânico e Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2021). Pós-doutorado na mesma instituição na área de Energia e Fluídos (2021). Professor do Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019, onde leciona disciplinas da área para os cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Controle e Automação. Na área de pesquisa, é líder do grupo de pesquisa "Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade", que desenvolve projetos de pesquisa na área de captura de carbono e de ciclos termodinâmicos.
Graduado em Engenharia Elétrica - Pela Universidade Santa Cecília(1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é Professor Associado da Escola de Engenharia Mauá e coordenador do curso de Engenharia Elétrica. Trabalhei 34 anos no setor elétrico nas Empresas Light, Eletropaulo e EMAE como engenheiro eletricista, coordenador e gerente de divisão nas áreas de Usinas e Subestações em estudos, projetos e obras. Atualmente sou consultor na área de Engenharia Elétrica em usinas, subestações, instalações elétricas industriais em projetos, estudos de proteção e seletividade, Fluxo de potência e Energia Incidente , qualidade de energia, SPDA e aterramento. Professor na graduação e Pós Graduação nas disciplinas de Proteção, Conversão de Energia, Máquinas Elétricas, Sistemas de Potência e Geração, Transmissão e Distribuição de Energia.
Engenheira Elétrica com ênfase em sistemas de potência pela Escola de Engenharia Mauá. Possui especialização em Operação de Sistemas Elétricos pela Unicamp, e Mestrado em Mercados Financeiros e Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em empresas do Setor Elétrico como Comerc Energia, Kroma Energia e Energética Comercializadora. Atuou, também, na estruturação da área de Utilities da Pepsico e no desenvolvimento de novos produtos específicos para atendimento do trading de energia na Swiss Re. Atualmente é Head Comercial da Raízen, onde é responsável pela estruturação de Soluções em Energia para grandes clientes.
Mestrando em Irrigação no Cerrado pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, com pesquisa em nanotecnologia agroambiental, biotecnologia e agricultura urbana, integrando o grupo de pesquisa do CNPQ NANOTEC. Possui especialização em Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos (UFG) Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Metodista de São Paulo, além de formação técnica em Meio Ambiente e Agropecuária. Recebeu Menção Honrosa pelo trabalho: Avaliação de biossólido e torta de filtro em pastagem (2014) e a Comenda de Mérito aos Químicos (2023). Atuou como bolsista e voluntário em projetos ambientais, tem experiência docente e é sócio fundador da Cicloblue Inovação e Gestão, focando em consultoria ambiental e sustentabilidade. Atualmente, é Conselheiro no CEMAm, consultor externo no Plano de Transformação Ecológica no eixo de economia circular no Ministério da Fazenda, e consultor especialista desenvolvimento da Trilha de Aprendizagem 'Gestão Municipal - Capacidades para uma melhor gestão', no tema relacionado a políticas de meio ambiente na Escola de Administração Pública (ENAP) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Graduado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), na linha de pesquisa em análise de decisão econômica. Atualmente realiza pós-doutorado na linha de pesquisa de análise de impacto regulatório. Tem experiência em projetos de desenvolvimento e inovação relacionados aos temas de planejamento energético e análise de impacto regulatório, bem como experiência profissional e acadêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do setor eletro-energético, finanças, pesquisa operacional, modelagem e otimização e análise de custo-benefício. Autor de manuais e capítulos de livros em matemática financeira e engenharia econômica e, de diversos artigos acadêmicos em periódicos com fator de impacto (JCR) na área de viabilidade econômica em sistemas de geração de energia renovável. Também é revisor de revistas internacionais no setor de energia e políticas regulatórias.
Mestra em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2016. Especialista em Logística e Cadeia de Suprimentos do programa GCLOG pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT em 2016. Engenheira de Produção graduada pela Faculdade Integrada Espírito-Santense (Faesa) no ano de 2013. Atualmente é professora assistente do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT) nos departamentos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Administração. Possui publicações acadêmicas relativas a pesquisas na área de logística, otimização de processos e desenvolvimento portuário. Doutoranda do departamento de Engenharia Naval da EPUSP.
Engenheiro Mecânico, Doutor em Engenharia Mecânica e Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Instituto Mauá de Tecnologia e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica. Pesquisador do Grupo de Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Mauá de Tecnologia. Atuou como pesquisador no Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), centro de pesquisas financiado pela FAPESP/Shell sediado na Escola Politécnica da USP. Avaliador de cursos superiores de Engenharia da Quero Educação/Estadão. Elaborador e revisor de itens para o ENADE - INEP/MEC. Autor de livros e materiais didáticos para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior.
Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Análise de Impacto Regulatório pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desde 2008, é servidor de carreira da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com passagens pelas Superintendências de Regulação dos Serviços de Distribuição (SRD), de Fiscalização Econômica e Financeira (SFF) e de Regulação Econômica (extinta SRE) como também pela Assessoria da Diretoria (ASD). Atua, desde 2012, como professor de pós-graduação em disciplinas na área de energia. Também é autor de diversos trabalhos técnico-científicos publicados nos principais eventos e periódicos nacionais e internacionais.