Matrícula
para pagamento até 13/01/2025
Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h
O Módulo tem como ponto de partida o entendimento que empresas fazem parte de um sistema produtivo, com entrada de matéria prima, embalagens e outros insumos que se transformam em produtos fabricados para atender aos anseios dos consumidores ávidos por inovações. Esse fato deve estar presente em todas as ações do cotidiano dos gestores de operações das empresas.
O Módulo apresenta diversas técnicas para otimizar o processo de inovação, entre elas:
Objetivo
Apresentar e desenvolver conceitos relacionados ao desenvolvimento de processos, produtos e embalagem, e práticas para identificar oportunidades de acelerar o processo inovador via Lei do Bem, apoio de Start-up’s e colaboração entre atores da cadeia produtiva.
Público-alvo
Profissionais já graduados que atuam na área de gestão de operações das organizações e vivenciam cotidianamente a necessidade de inovar para adicionar valor aos produtos e embalagens.
Aulas Híbridas
As aulas às segundas-feiras são ministradas remotamente (100% remoto síncrono) enquanto as aulas aos sábados são híbridas - ministradas presencialmente no campus de São Caetano do Sul e transmitidas online simultaneamente. Dessa forma, o aluno escolhe se quer assistir as aulas presencialmente ou remotamente
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 22 de novembro R$ 1.420,00
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00
Após 31 de dezembro R$ 1.902,00*
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas
conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2025
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. A economia do conhecimento e da inovação. Mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação. Estudo de casos.
Avaliação crítica de seus projetos considerando como pré-requisitos aspectos de saúde, segurança, meio ambiente (SSMA) e sustentabilidade. Embasamento teórico para classificar projetos em andamento e a desenvolver, as sinergias com as metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Estudos de caso.
Disciplina eletiva para o Curso de Pós-graduação em Gestão de Operações: Qualidade & Produtividade, Inovação e Sustentabilidade.
Desenvolvimento de um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora. Estudo de casos.
Principais conceitos de Design Thinking aplicados na inovação de produtos e de embalagens. Estudo de casos.
Classificação das atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e de embalagem como referência o Manual de Oslo e o Manual Frascati, editados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Visão realista do que é considerado P&D. A Lei do Bem, importante fonte para obtenção de recursos oferecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Formas de classificação dos projetos: pesquisa básica, aplicada ou desenvolvimento experimental, os pré-requisitos para obtenção do fomento, metodologia para submissão e formas de fomento oferecidas. Estudo de casos.
Aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação sustentável em produto o e embalagem. Principais habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.
Oportunidades de aceleração da inovação em processos, produtos e embalagem, através do estabelecimento de novas empresas ou parcerias com startups, hubs de inovação ou consultorias. Estudo de casos.
As principais ferramentas de propriedade intelectual, com ênfase nas patentes. Atividades fundamentais desde o início do desenvolvimento do projeto de P&D, com buscas de anterioridade, até aos requisitos básicos para solicitação de uma nova patente. Documentação para solicitar uma patente. Apoio de escritórios especializados. Estudos de caso.
O planejamento de experimentos, uma das principais ferramentas estatísticas utilizadas para o desenvolvimento e otimização de processos, produtos e embalagem. Estudos de caso e aplicação de softwares específicos para o tratamento de dados.
Principais atividades de responsabilidade de um pesquisador: scale-up, scale-down e transferência de tecnologias. Melhores práticas para estimativas de investimentos, Technology Readiness Level (TRL) e Responsable Research Inovation (RRI). Estudo de casos.
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos uma metodologia para priorização de projetos de P&D – produto e embalagem, utilizando como base a classificação dos projetos de acordo com seu tipo, velocidade de obtenção de resultados, investimentos necessários e perfil da empresa. Estudo de caso com projetos que deverão ser avaliados e priorizados pelos alunos.
Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.
As cadeias produtivas e a embalagem apresentadas como sendo sistemas abertos que precisam estar permanentemente abertos a inovações. Ferramenta para analisar criticamente as inovações em agentes dos sistemas. Estudo de casos.
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Engenheiro de Produção formado pela UNIP, Tecnólogo em Projetos Mecânicos pela FATEC e Técnico em Mecânica de Precisão pela Escola Senai Suíço Brasileira, possui 45 anos de experiência em projetos de máquinas, equipamentos e instalações industriais. Foi gerente de Engenharia na Natura Cosméticos, onde trabalhou 19 anos, tendo participado do projeto, construção, transferência de sites, partida e clean up da fábrica de Cajamar. Foi proprietário KOMATEK empresa do ramo de construção e reforma de máquinas de cosméticos, alimentícias e farmacêuticas na década de 90. Desde 2016 presta consultoria para empresas de diversas áreas com foco em melhorias de processos e ganhos de produtividade.