Matrícula
para pagamento até 08/12/2025
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30
Objetivo
O curso de Atualização em Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi aborda conceitos das áreas de dinâmica veicular, sistemas de freio, sistemas de suspensão e direção, capacitando o profissional para atuar no segmento automotivo tanto na área técnica como gerencial.
Público-alvo
Engenheiros e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar no segmento automotivo.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 2.012,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Desenvolver os fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo durante realização de manobras.
Estudar a gestão e estratégias de inovação na empresa. Inovação e internacionalização. Projetos transnacionais e mapas tecnológicos para identificar as tecnologias estratégicas.
Estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo.
Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo.
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.
Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP. Doutor e Mestre em Ciências no programa Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP com pesquisas na área de Gestão da Inovação e Tecnologia . MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Possui Especialização em Administração Industrial com ênfase em qualidade e produtividade (Fundação Carlos Alberto Vanzolini/EPUSP). Trabalhou por 31 anos como engenheiro e gestor nas áreas de inovação, engenharia de produto e qualidade em grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é consultor, professor e palestrante em cursos de graduação e pós graduação.
Mestre em Engenharia Mecânica pela POLI-USP, Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atua nas definições de arquitetura de componentes de suspensão, avaliação virtual em multicorpos de dinâmica veicular.
Doutora, Mestre e graduada em Engenharia Mecânica pela USP. Atuou por mais de 20 anos no desenvolvimento de sistemas de freios, sendo há mais de 10 anos Coordenadora do CB-05 - Grupo de Freios da ABNT. Atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Novas Tecnologias em Chassis para a América do Sul na Ford.