edição 85 - Julho de 2018

Mauá investe em novos computadores e softwares de alta capacidade

Iniciativa proporcionará maior acesso à tecnologia para os seus alunos

Sala C 03 Os novos computadores e os softwares de alta capacidade computacional serão instalados nos laboratórios do Bloco C.O Instituto Mauá de Tecnologia vem investindo constantemente no aprimoramento e modernização da infraestrutura e, com isso, colhendo bons frutos ao longo de todo o ano. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar ambientes inovadores, dinâmicos e altamente tecnológicos para os alunos, trazendo o que há de mais moderno em termos de estrutura para o aprendizado das disciplinas de cada curso.

Vem mais uma novidade por aí!

Em agosto, novos computadores e softwares de alta capacidade computacional serão instalados nos laboratórios do Bloco C. Trata-se de um investimento de R$ 1,4 milhão num projeto-piloto com 76 (setenta e seis) thin clients e quatro servidores.

Três laboratórios serão contemplados com estações de trabalho e processamento gráfico de ponta para que os alunos, primeiramente de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, realizem seus trabalhos acadêmicos (projetos, PAEs, TCCs, etc). Com isso, vão contar com a tecnologia thin clients executando desktops virtuais hospedados nos servidores instalados no Data Center do Campus.

Eng. João Carlos Corrêa, Coordenador de Infraestrutura de TI.É importante ressaltar que essa nova tecnologia é uma solução que otimiza o funcionamento de uma estação de trabalho, visando diminuir o tempo de ociosidade dele.

Diferenças

O diferencial desses equipamentos está no processamento gráfico realizado pelos servidores, o que permite centralizar os recursos computacionais e entregar as necessidades para os usuários conforme seu perfil de utilização. Por exemplo, alunos que precisam de processamento gráfico têm um perfil com mais GPU (Graphics Processing Unit) do que o dos que utilizam o Office 365.

“Com os resultados desse projeto-piloto,  vamos conseguir estimar em quais casos o uso da tecnologia é mais competitivo (custo/benefício), simplificando o processo de atualização e manutenção dos computadores em locais onde o movimento de usuários é intenso, como a biblioteca e os laboratórios de computadores”, comenta o Coordenador de Infraestrutura de TI da Mauá, o engenheiro João Carlos Corrêa.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados ©