edição 91 - Maio de 2018

De administrador de empresas a empresário especialista em café

Entenda por que Garam Victor Um é destaque no mercado de trabalho

Formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Garam Victor, de 28 anos, já acumula uma bela trajetória profissional.

No auge dos seus 28 anos, o administrador, formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Garam Victor Um, já tem uma bela história profissional para chamar de sua. O espírito empreendedor sempre fez parte da sua vida. Quando optou por estudar Administração na Mauá, já sabia que queria ter seu próprio negócio, mas ainda não imaginava qual caminho seguir.

Decidir seu destino profissional foi apenas uma questão de tempo. "Meu pai já trabalhava com café, fazendo a exportação de grão verde. Nesse período, ele comprou a Fazenda UM, em Minas Gerais, onde produz e distribui diferentes tipos de café para várias regiões do País, além de exportar para a Coreia do Sul. Foi então que, com meu irmão, tivemos a ideia de montar uma cafeteria artesanal para vender ao consumidor final", conta.

A Um Coffee.Co nasceu com o objetivo de oferecer aos clientes uma experiência que começa no plantio e vai até a escolha da xícara. Para se diferenciar no mercado, Victor foi em busca de mais conhecimento e formou-se barista, especializado em cafés de alta qualidade. "Além de cursos realizados no Brasil, estudei também na Coreia do Sul, onde morei por um período, e depois aprofundei meu conhecimento em Londres, em cursos realizados por lá. Além de ter aprendido muito sobre questões técnicas, essa vivência internacional foi muito importante para meu desenvolvimento profissional", explica o empresário.

Hoje, a cafeteria está prestes a completar dois anos de existência no mercado e segue em pleno processo de expansão. "Temos duas unidades em funcionamento:  uma no Bom Retiro (SP), que foi nossa primeira unidade, e outra no Itaim (SP). Também vamos inaugurar em breve um outro ponto em Pinheiros (SP). Depois disso, nosso foco será  manter cada vez mais a qualidade oferecida em cada filial", acrescenta.

Ele conta que a base de conhecimento que recebeu durante a graduação na Mauá foi essencial para sua carreira como empresário. "Aprendemos muito sobre empreendedorismo na Mauá e como administrar uma empresa em todos os aspectos do negócio. Saí da faculdade com uma boa noção empreendedora, sabendo como lidar desde a criação da empresa até a sua administração financeira. Meu TCC foi sobre a criação de um APP. Com isso já foi possível sentir na teoria como funciona a prática. E isso faz diferença no dia a dia. É importante contar com um bom nível de professores e uma grade curricular bem estruturada para dar esse apoio. Eu tive a sorte de encontrar isso na Mauá".

Mas todo esse sucesso não vem à toa. Até mesmo nas horas vagas, Victor está estudando e especializando-se no mercado de café. "Eu gosto de praticar corridas e ler bastante, mas ultimamente tenho preferido os artigos científicos a respeito de café. A maior parte do meu tempo vago dedico a criar novas receitas, testar novos cafés e estou sempre observando o funcionamento de tudo para ver como posso agregar melhorias ao meu negócio".

É isso mesmo, Victor. É preciso muito esforço para consolidar o negócio e colher sempre bons frutos. Estamos na torcida pelo seu sucesso.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2019 ©