edição 85 - Setembro de 2017

Equilíbrio é o segredo do sucesso de Fernando Maskobi, diretor financeiro do Walmart.com

Formado em Administração pela Mauá, o executivo conta sua trajetória profissional e sua incessante busca pelo conhecimento

Fernando Maskobi, ex-aluno do curso de Administração da Mauá, tratou de traçar logo cedo seu plano de carreira.

"Ser executivo é uma vontade que me acompanha desde adolescente. Lembro-me de me projetar trabalhando no mundo corporativo desde cedo. Tive exemplos e referências dentro de casa, como meu pai, que me influenciou. Mas mesmo assim já era algo que tinha bastante claro dentro de mim", conta Fernando Maskobi, diretor financeiro do Walmart.

Sabendo o que queria para sua carreira desde muito novo, Maskobi definiu seu plano de ação para se preparar para o mundo corporativo. O curso de graduação escolhido por ele foi Administração. "A Mauá sempre foi uma das grandes referências dentro de casa. Tanto meu tio quanto meu irmão formaram-se em Engenharia pela Mauá. Assim que entrei na instituição, já não quis mais saber de outra opção. A Mauá para mim é sinônimo de orgulho, autenticidade, credibilidade, seriedade e confiança".

O executivo lembra-se de que as palavras do prof. Hazime Sato, durante as aulas de Teoria Geral de Sistemas (TGS), reverberam até hoje. "Ele dizia "todo o sistema tende ao equilíbrio". Levo essa referência comigo sempre que deparo com um novo cenário, seja ele econômico, político, social ou corporativo".

Com base nessa afirmativa e entre outras inspirações, nos últimos dois anos, ele tem-se dedicado à física quântica, meditação e autoconhecimento. "Tenho percebido como essas imersões têm contribuído para uma visão mais leve e com mais propósito com relação a minha vida. Tenho aberto espaço para arte e música também", acrescenta, ao dizer que o equilíbrio é um constante desafio.

"Como líder, tenho diversos pratos girando ao mesmo tempo (entregas, prazos, gestão de equipe), além de tentar conciliar um estilo de vida mais leve em ambientes bastante desafiadores. Por isso, aprimorar a inteligência emocional é um aspecto fundamental no meu dia a dia".

Logo que se formou na Mauá, Fernando já fazia estágio na Gerdau. Depois de um ano, passou no processo dede seleção para trainee da KPMG Advisory e, ao longo da carreira, formou-se também em Ciências Contábeis. Na KPMG, ele realizava diversos trabalhos com outros escritórios do mundo (EUA, Europa e América Latina), além disso fez um intercâmbio para Nova Iorque e Chicago. "Sempre tive bastante exposição internacional. Também passei um período na região sul do Brasil, desenvolvendo uma das práticas de advisory nessa região", conta.

Após mais de sete anos na KPMG, ele foi para o Walmart.com e começou a estudar política, como curso de extensão. "Esse curso foi complementar, não só tecnicamente, mas também do ponto de vista social e como ser humano. A política me ajudou muito a lidar e a enxergar outros pontos de vista de pessoas com realidades totalmente diferentes da minha, o que foi essencial na minha formação de liderança e de compreensão do nosso País".

Ainda durante o Walmart.com, Maskobi especializou-se em finanças e estratégia. "Fiz uma formação intensiva para mercado financeiro e banking pela Saint Paul Escola de Negócios e, recentemente, concluí um Executive Program pela Harvard Business School, com foco em estratégia, o que certamente me fez enxergar a dinâmica de liderança e de discussão de negócios por uma nova perspectiva", explica.

Para ele, toda sua trajetória acadêmica e profissional tem sido importante para sua formação como ser humano, mas o grande "pulo do gato" veio quando passou a olhar para dentro de si e criar coragem para buscar realmente seus propósitos, essência, dons e talentos.

"Nós, ocidentais, somos condicionados a acreditar que "o ter" é onde mora o sucesso. Mas, na verdade, é sendo quem somos que chegamos à nossa plenitude! Percebi que muitos levam um estilo de vida com bastante limitação e não me refiro à financeira; refiro-me mesmo à mental. De repente, a vida passa e deixamos de aproveitá-la. Fomos condicionados a satisfazer o que está fora antes de olhar para dentro. E o grande ponto está em conseguir trabalhar essa mudança".

Fernando acrescenta que o famoso equilíbrio: mente, corpo e espírito faz toda a diferença. "Quanto mais atuo no mundo corporativo, mais acredito no poder individual de transformação no âmbito pessoal e coletivo. Transformar independe de cargos e de condições sociais".

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©