edição 8 | Dezembro de 2009    

SUCESSO MERECIDO

Profissionais e alunos da Mauá dedicaram-se, em muitos projetos e a diferentes áreas neste ano. O trabalho duro e a dedicação tiveram seu reconhecimento, com a conquista de muitos prêmios e boas classificações em eventos expressivos.


Vencedores do VW Route, com o jornalista Marcelo Taz: o desafio dessa edição foi a apresentação de soluções sustentáveis

Volkswagen Route 2009

Ao todo inscreveram-se mais de 400 trabalhos especialmente criados para o concurso cultural “180 dias para mudar o seu Mundo”, promovido durante a 7.ª edição do evento itinerante Volkswagen Route. O concurso, que desafiou estudantes a desenvolverem soluções sustentáveis, viáveis e práticas para melhorar a qualidade de vida no planeta, contou com apenas dois trabalhos da Mauá, mas  foram suficientes para levar o primeiro e o terceiro lugares.

Os vencedores do VW Route foram os alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica, Andréa Regina de Souza Moraes e Thiago Marzullo de Carvalho. Com o seu ecoeficiente Projeto TIME - Treinamento Integrado em Medidas Ecoeficientes, os alunos buscaram integrar o despertar da consciência socioambiental de funcionários e a implementação de medidas sustentáveis nas atividades diárias de uma empresa. Como prêmio, a dupla irá embarcar no dia 08 de janeiro de 2010 para uma viagem de uma semana para a Alemanha, onde além de conhecer a cultura do automóvel no país, passarão por cidades como Berlim, Potsdam, Wolfsburg, Munich e Salzburg.

Outra dupla da Mauá, formada pelos alunos do curso de Engenharia Química,  Desirée Cristine Ramos e Victor Ariel de Carvalho, conquistou o terceiro lugar no concurso com o Projeto Água Limpa. Ele se baseia no desenvolvimento de uma estação de tratamento de efluentes compacta, que possibilita a reutilização de água. Com o maquinário, inicialmente projetado para a utilização em estabelecimentos que efetuem lavagem de carros, os alunos estimam uma redução de aproximadamente 70% no  consumo de água.

Tok & Stok

Inspirado no tema “Descansar”, o 4.º Prêmio Tok & Stok de Design Universitário reconheceu e premiou os melhores trabalhos num evento no começo de novembro, em São Paulo. O objetivo do concurso era estimular os estudantes dos cursos de Design de todo o País a projetar e desenvolver um produto com o “DNA” da Tok & Stok. No total, inscreveram-se 368 trabalhos de 92 universidades brasileiras. A Mauá, que forma sua primeira turma nessa área em 2010, contou com cinco finalistas e foi a única instituição de ensino do Estado de São Paulo a ser premiada. “Para a Mauá, ver o talento de seus alunos destacado num concurso desse porte representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a equipe de professores e confirma a qualidade do ensino oferecido”, observa a professora Claudia Facca, coordenadora do curso de Design do Produto da Mauá e orientadora dos projetos.

Entre os classificados na final, dois projetos da Mauá conquistaram menção honrosa. Um deles foi o projeto EVA, desenvolvido pela estudante Isabela Gyurkovicz Santini. Seu trabalho consiste numa esteira de praia, no formato de um chinelo que, quando fechada, transforma-se em mochila, facilitando seu transporte. O outro trabalho premiado foi apresentado por Murilo Gonçalves Gomes. Denominado LEVA, trata-se de um projeto em que se propõe o uso de papelão, revestido com lona, que pode ser utilizado como uma bolsa ou mochila e, ainda, como um confortável banco de descanso.

Maratona Universitária da Eficiência

Mais uma vez os alunos da Mauá demonstraram sua garra nas atividades extracurriculares. Prova disso foi o resultado - terceiro lugar - conquistado pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica, logo na estreia da instituição na modalidade elétrica durante a 6.ª edição da Maratona Universitária da Eficiência. Para alcançar o pódio, a intrépida Equipe Fênix utilizou nada menos do que um sistema de telemetria, o mesmo utilizado nas avançadas corridas de Fórmula 1, e que possibilitou o monitoramento do carro, em tempo real, durante todo o percurso. Para uma estreia, o resultado não poderia ter sido melhor e, como prêmio, a instituição receberá três motores de veículos da marca Fiat, para melhorar ainda mais a formação de seus futuros engenheiros.

Prêmio Inova Whirlpool

Quatro projetos da Mauá estão entre os 20 finalistas do Prêmio Inova Whirlpool – três projetos da área de Engenharia e um do curso de Design do Produto. Ao todo, foram mais de 200 projetos inscritos em todo o País. A iniciativa busca incentivar e reconhecer os melhores estudos de melhoria de desempenho de um produto existente ou da criação de um novo. A indústria, detentora das marcas Brastemp e Cônsul, além de premiar em dinheiro os vencedores de cada categoria, abre a oportunidade para os ganhadores estagiarem em sua empresa.

IV Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Araraquara

Faz parte dos desafios dos alunos da última série, além de apresentarem seus projetos na Eureka, também buscarem uma oportunidade de mostrá-los fora da instituição. Nesse sentido, os alunos do curso de Engenharia Civil, Laura Tavares, Eduardo Ferreira das Neves e Leandro Takeda levaram seu projeto “Condomínio Habitacional Sustentável” para participar,  no final de outubro, do IV Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Araraquara, a UNIARA, no interior de São Paulo. O esforço valeu a pena. Depois de o trabalho ficar exposto num dos painéis do evento e de ser avaliado por uma banca de professores da UNIARA, o grupo conquistou uma menção honrosa para seu projeto.

Prêmio Suvinil de Inovação

A Mauá marcou presença na última edição do Prêmio Suvinil de Inovação. Organizado em três categorias – Eco, Decoração e Processos - o prêmio busca promover e valorizar novas ideias nas três áreas. A Mauá esteve bem representada. As alunas Ângela Bernardino e Naiara Barcelos de Carvalho, da 4.ª série do curso de Engenharia Química ficaram com o 2.º lugar na categoria processos, apresentando uma solução para as latas de tintas: um bico que,  adicionado à estrutura da lata,  facilita o manuseio do produto.

Incentivo às Práticas de Produção Mais Limpa - FIESP

A FIESP promoveu, em 23 de novembro, mais uma edição da Conferência de Produção Mais Limpa, com o tema “Incentivo às Práticas de Produção Mais Limpa”. A iniciativa tem por objetivo estimular e reconhecer as melhores práticas aplicáveis às indústrias ou universidades.

A ideia geral de uma produção mais limpa é a de aplicar continuamente uma estratégia que integre melhor eficiência econômica, ambiental e tecnológica, em produtos ou processos. Durante o evento, três trabalhos de alunos da Mauá foram premiados:

1º Lugar – “Utilização de refugo de espuma rígida de poliuretano em argamassas.”Grupo formado pelos alunos Daniela Midori Asso e        Natália Miranda Leite, de Engenharia de Civil.

2º Lugar – “Identificação de oportunidades de redução de emissões ao ambiente da cadeia produtiva do frasco de vidro do perfume Natura Kaiak Aventura Masculino.” Grupo formado pelos alunos Aline Gará Vieira, Aline Sindici Gomes, Henrique Alves Teixeira Buzzanelli, Luciane Annunziato e Paula Yukie Kamikihara, do curso de Engenharia Química.

3º Lugar – “Estudo das propriedades do concreto com função estrutural empregando agregados reciclados.” Grupo formado pelos alunos Camila T. Veneziano e Lucas S. Pereira, do curso de Engenharia Civil.

Talento reconhecido

O Glass Edition, um refrigerador criado pelo professor da Mauá,  Marcos Batista, foi um dos vencedores do House & Gift 2009 e também do Design Excellence Brazil 2009. Totalmente inovador, o Glass Edition foi o primeiro refrigerador a ter porta de vidro curvo e já está sendo produzido comercialmente pela Bosch. A conquista nesses concursos classificou-o para concorrer ao If Design, um dos maiores eventos internacionais nesse segmento, que aconteceu recentemente em Cannes (França). Infelizmente, no IF Design o projeto do professor Marcos não alcançou uma premiação. Mas ainda pode ser vencedor em outra iniciativa do meio: o Design MovelSul Brasil 2009, para o qual também foi indicado. Promovido pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário de Bento Gonçalves, o evento acontece entre 22 e 26 de março de 2010.

Ficamos em 6.º Lugar no CONIC desse ano

A concorrência foi acirrada. Mais de 1.300 trabalhos participaram do 9.º Congresso Nacional de Iniciação Científica, o CONIC, do SEMESP, que aconteceu em 13 e 14 de novembro.

Os participantes concorreram em duas categorias: em andamento e completo. E em cinco áreas: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia e Tecnologia. A Mauá conquistou a 6.ª colocação na categoria de trabalhos completos  de Engenharia e Tecnologia, com o trabalho intitulado “Influência de Prebióticos e de Farinha Integral de Aveia na Sobrevivência das Bactérias Probióticas em bebida à base de Arroz”, projeto de iniciação científica das alunas  Beatriz Morais Roson e Mariana Albardeiro Bovo, do curso de Engenharia de Alimentos, orientado pela Professora Cynthia J. Kunigk.

Paladar apurado

Em  setembro e outubro, a Divisão de Engenharia de Alimentos e Bioquímica do Centro de Pesquisas da Mauá esteve bastante ocupada.  Com a coordenação da professora Cristiane Maria Barra da Matta e o empenho dos alunos estagiários na área, foram realizados quatro tipos de testes para identificar a preferência de paladar dos consumidores de um determinado tipo de pão. As análises sensoriais realizadas para a indústria Fresh Start Bakeries Industrial Ltda. conferiram os atributos de textura, maciez e aceitação global de uma linha de pães que a empresa deverá lançar em breve no mercado. Ao todo, 60 participantes contribuíram opinando em testes cegos para a definição do melhor desempenho do produto.

Inauguração – Sala Santander no campus de São Caetano do Sul

Facilitar o acesso de estudantes e professores ao mundo digital. Foi com esse objetivo que a Mauá, em parceria com o Banco Santander, recém-inaugurou o Espaço Digital Santander Universidades. Localizado na biblioteca do campus de São Caetano do Sul (SP), o Espaço oferece toda a infraestrutura de informática, com 30 computadores ligados na Internet, uma impressora e um scanner, tudo especialmente projetado para receber alunos, professores, funcionários da instituição e pessoas da comunidade, a fim de promover o aprimoramento do ensino e estimular a pesquisa científica. Além da estrutura física, o espaço também conta com seis monitores - todos estudantes da Mauá - prontos para auxiliar os frequentadores no que precisarem.

Escola de Administração Mauá recebe selo social

A Mauá conquista mais um reconhecimento por seu comprometimento com a educação e com a sociedade. Em novembro, a Escola de Administração Mauá recebeu da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, que tem por objetivo reconhecer e incentivar as práticas de Responsabilidade Social Empresarial desenvolvidas pela instituição.

Parceria duradoura

Visitante fiel da Eureka, o engenheiro Alfredo Ferrari, diretor de vendas da Ergomat, também esteve presente no evento neste ano. Formado em Engenharia Mecânica pela Mauá em 1970, Ferrari é um dos diretores da empresa que se destaca como um dos fabricantes mais completos na linha de tornos automáticos no Brasil. Como sempre acontece, ele escolhe na Eureka um trabalho, na área de Engenharia Mecânica, para ser apresentado na Expoergo, evento organizado pela Ergomat e dirigido às indústrias do setor metal-mecânico brasileiro.

“O critério de escolha leva em conta a sinergia com nossa área de atuação. Buscamos trazer um trabalho que tenha dinamismo, alta tecnologia e utilize peças que tenham sido produzidas em torno, que é o nosso business”, explica Ferrari. O trabalho escolhido neste ano foi o “Helicóptero autônomo com três Rotores”, dos alunos Alessandra Duarte Ramos Premazzi, Andre Wentzcovitch, Roberto Rodrigues Esteves Neto e Thiago Martin Perez, formandos da Engenharia de Controle e Automação.

Robôs que “enxergam”

O aluno da  3.ª série do curso de  Engenharia de Controle e Automação da Mauá, Nicolas Carnizello Accarini,  sempre teve preferência pela área de Robótica.     Só não imaginava ganhar uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolver sua iniciação científica dentro da área.

Há aproximadamente um mês, Nicolas tomou a frente do projeto “Desenvolvimento de Sistema de Captura e Processamento de Imagens para Robôs Autônomos”,  iniciado em 2008 por alunos do mesmo curso. O projeto visa fazer com que o famoso robô humanóide, aquele visto nos comerciais da Mauá, possa “enxergar” movimentos e cores dos objetos e, dessa forma, poder segui-los ou até mesmo pegá-los.

No momento, Nicolas está-se ambientando melhor ao projeto, mas adianta que os próximos passos serão os de finalmente instalar a câmera no robô e posteriormente desenvolver uma nova placa de circuito. “A ideia é controlar o robô por meio dessa nova placa e de uma maneira mais precisa, possibilitando a interação com os objetos”, explica.


Alunos do curso de Design do Produto, Murilo Gonçalves Gomes e Isabela Gyurkovicz Santini receberam menções honrosas no Prêmio Tok & Stok de Design Universitário 2009
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br