edição 44 - Agosto de 2013

Paulo Lenz, fundador da RoboCore e ex-aluno da Mauá, conta como abriu sua empresa antes mesmo de se formar


Evento Winter Challenge, organizado pela Robocore

Paulo Lenz, 33 anos, é empresário desde 2005. A RoboCore, empresa organizadora de competições e desenvolvedora de soluções na área de Robótica, teve seu início quando ele ainda cursava a 3.ª série de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. ?Foi um processo natural, alguns colegas de turma e eu formamos uma equipe de robótica, mas para que pudéssemos competir tivemos que entender como os combates de robôs e o mercado de robótica funcionavam. Contudo, para que os eventos chegassem ao Brasil, nós mesmos passamos a organizá- los?, explica.

A empresa, que surgiu por conta da demanda do mercado, possui seis funcionários e um estagiário e é dividida em três áreas: fornecimento de peças de robótica, projetos especiais, que produz máquinas customizadas e organização de eventos de robótica. Paulo recorda que quando se formou o faturamento anual da empresa era de R$ 150 mil e atualmente ultrapassa R$ 2 milhões. ?Realmente tudo aconteceu por conta da necessidade do mercado. Encontrávamos apenas peças voltadas para a indústria ou com preços inacessíveis?, afirma o empresário.

Paulo conta que sempre quis cursar Engenharia, pois desde criança gostava de montar e desmontar eletroeletrônicos. Para ele, os estudantes de agora possuem muito mais oportunidades para se aproximarem da área. ?Os eventos de robótica organizados pela RoboCore trazem para os estudantes a oportunidade de conhecer temas que não são apresentados em sala de aula. Nos eventos é possível aprender na prática, pensar em soluções inovadoras e perceber como agir em situações inusitadas?, acrescenta.

Até hoje, Paulo e os componentes de sua antiga equipe de robótica se encontram nos eventos organizados pela RoboCore - Summer Challenge e Winter Challenge. ?Dois de nós continuaram na empresa e os outros quatro, apesar de trabalharem em outras áreas, vão aos eventos para auxiliar na organização?, conta o ex-aluno.

Além da parceria feita com o Instituto Mauá de Tecnologia, que sediou os dois últimos eventos da RoboCore, 90% de seus funcionários cursaram o ensino superior na instituição. Para ele, a Mauá exerceu um papel importante em sua formação profissional, bem como ainda exerce em seu negócio. ?Percebemos que o incentivo aos alunos nessa área é grande e ter uma boa base é imprescindível para trabalhar nesse nicho?, encerra.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©