Mauá
edição 159 - Novembro de 2025

Novembro azul é um lembrete para colocar a saúde em dia

Campanha chama atenção para a prevenção do câncer de próstata e o cuidado com a saúde masculina de forma integral

. No Novembro Azul, reforçamos a importância da prevenção, do diálogo e do autocuidado. Saúde masculina é assunto sério — e começa com você.

No mês dedicado à saúde masculina, a campanha Novembro Azul ganha força no ambiente corporativo para lembrar que cuidar de si também é um dever. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano. Já a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, em 2023, aproximadamente 17 mil homens morreram em decorrência da doença, o equivalente a cerca de 47 mortes por dia. Os números reforçam a urgência da prevenção e do diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de frequentemente assintomático nas fases iniciais, tem altas taxas de cura quando diagnosticado precocemente. O exame de toque retal aliado ao PSA (antígeno prostático específico) são ferramentas fundamentais para a detecção do câncer, mas o preconceito em torno desses exames ainda é uma das maiores barreiras a serem vencidas.

Segundo especialistas, homens a partir dos 50 anos (ou 45, no caso de histórico familiar) devem procurar um urologista regularmente. Além disso, hábitos saudáveis ajudam a prevenir não apenas o câncer de próstata, mas também doenças cardiovasculares, metabólicas e mentais. Praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são atitudes simples que fazem grande diferença em longo prazo.

No ambiente de trabalho, iniciativas voltadas à saúde masculina têm o papel de estimular o cuidado contínuo, quebrar tabus e ampliar o acesso à informação. Além disso, contribuem para um clima organizacional mais humano, saudável e acolhedor.

Criada na Austrália em 2003, a campanha surgiu como uma forma de incentivar os homens a falarem sobre saúde e bem-estar. Inicialmente batizada de Movember (junção de moustache – bigode - e November), a ideia era a de que os homens deixassem o bigode crescer durante o mês para chamar atenção para a causa. O movimento espalhou-se pelo mundo e ganhou força no Brasil a partir de 2008, com ações voltadas principalmente à conscientização sobre o câncer de próstata, Hoje,  envolvem também saúde mental, doenças crônicas e autocuidado.

Mais do que um mês de alerta, o Novembro Azul convida os homens a refletirem sobre suas escolhas e a adotarem uma postura ativa com relação à sua saúde. O diagnóstico precoce salva vidas e o autocuidado é um ato de coragem e responsabilidade.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©