INFOMAUÁ Mauá
edição 159 - Dezembro de 2024

2025 está chegando: confira as tendências para as áreas de Negócios, TI e Artes aplicadas

Marcello Nitz, Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, destaca temas de IA e sustentabilidade, entre outras tendências para o próximo período

Com o novo ano se aproximando, muitos temas surgem globalmente como prioridades, seja no mercado profissional, seja  no cotidiano. O Prof. Dr. Marcello Nitz, Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), ressalta que, para os próximos anos, as áreas de negócios, tecnologia da informação e artes aplicadas apontam tendências transformadoras que impactarão o mercado e abrirão novas oportunidades.

Para o professor, no campo dos negócios, destaca-se a crescente adoção de modelos baseados na economia circular e na sustentabilidade, além da aplicação cada vez mais frequente e qualificada da Inteligência Artificial (IA) para análise de dados, tomada de decisão e automação de processos. Ao mesmo tempo, cresce a relevância de práticas orientadas pela diversidade, inclusão e governança aliadas à sustentabilidade e comprometimento social (ESG). “A globalização dos negócios impulsionada pela digitalização avança rapidamente, exigindo habilidades interculturais e estratégicas”, ressalta.

Na tecnologia da informação, tendências como inteligência artificial generativa, segurança cibernética, computação em nuvem, integração da Internet das Coisas (IoT) e avanços em ciência de dados estão moldando o futuro.

. Prof. Dr. Marcello Nitz, Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.“No IMT, conectamos essas tendências à prática, envolvendo os alunos em projetos que partem de problemas e necessidades reais trazidos pela sociedade por meio dos projetos extensionistas. Os estudantes trabalham em soluções que, além de atenderem às demandas do mercado, são implementadas e geram impacto direto. Além disso, integramos ferramentas de inteligência artificial em nossas disciplinas e projetos, permitindo que os alunos aprendam de forma prática a utilizar essas tecnologias em aplicações reais”.

Já  em Design, no contexto das artes aplicadas, o foco na experiência do usuário em produtos e serviços ganha cada vez mais relevância, ao lado de abordagens como o design sustentável, a biofilia e o urbanismo sustentável. Além disso, ferramentas como modelagem 3D e realidade aumentada estão-se tornando indispensáveis.

A Arquitetura e Urbanismo compartilha dessas tendências, especialmente no urbanismo sustentável e na integração de tecnologias digitais nos projetos. “Essas tendências, conectadas às competências desenvolvidas em nossos cursos, colocam nossos profissionais em posição de destaque para liderar essas transformações nos próximos anos.”

Ao mesmo tempo em que essas tendências se aproximam de nossos cotidianos, o IMT tem-se adaptado para atender essas demandas e seguir com as inovações, considerando tanto as necessidades emergentes do mercado quanto as questões globais, como sustentabilidade, transformação digital e diversidade. “Essa renovação reflete nosso compromisso em formar profissionais com habilidades técnicas, humanas e estratégicas, capazes de liderar em cenários complexos e dinâmicos.”, complementa.

E como estar preparado?

O Reitor ainda explica que, para se preparar para as necessidades do presente e tendências do futuro, é essencial que cada profissional assuma o protagonismo de sua carreira, buscando continuamente o desenvolvimento das competências que melhor se ajustam às suas aspirações e ao cenário em transformação.

Nesse sentido, o Instituto também está empenhado em apoiar essa jornada, oferecendo cursos de especialização e de atualização que permitem uma formação integrada e conectada às demandas do mercado.

Além disso,  torna-se cada vez mais necessário valorizar a colaboração entre nossos alunos, docentes e empresas parceiras, criando um ambiente dinâmico para troca de ideias e inovação. “Esse alinhamento da prática acadêmica  às necessidades da indústria e da sociedade é um diferencial que enriquece o aprendizado e prepara nossos alunos para serem protagonistas em suas áreas de atuação”, finaliza o Reitor.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©