INFOMAUÁ Mauá
edição 158 - Novembro de 2024

IMT participa do Día de los Muertos com exposição especial no Memorial da América Latina

Peça produzida pela Instituição será exibida de 2 a 10 de novembro, com homenagem ao Barão de Mauá

. O Día de los Muertos é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) estará presente nas celebrações do Día de los Muertos no Memorial da América Latina, de 2 a 10 de novembro. Na oportunidade, a instituição atua com a produção e exposição de um altar que homenageia o Barão de Mauá.

A participação ocorre no ano Dual, que celebra os 190 anos de relações diplomáticas entre Brasil e México, reforçando os laços culturais e históricos entre os países. O Día de los Muertos, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, é uma das celebrações mais importantes do México.

O projeto do IMT na celebração envolve os alunos dos cursos de Design e Relações Internacionais na concepção e execução do altar, como parte de um Projeto de Atividades Especiais (PAE) coordenado pela Professora Agda Carvalho, do curso de Design.

A produção do altar é rica em tradição e tecnologia e conta com a coordenação técnica de Guilherme Ikeda, FabLab Manager, que coordena o uso de dispositivos e tecnologias inovadoras no FabLab do Instituto Mauá de Tecnologia. A partir disso, os estudantes produziram peças em impressoras 3D, aplicando conhecimentos de design digital e fabricação aditiva para criar elementos que se somam às tradicionais flores e oferendas mexicanas.. Rodrigo Gallo, coordenador do curso de Relações Internacionais do IMT.

Agda Carvalho, responsável pela parte artística do projeto, ressalta o valor dessa integração. “Estamos utilizando tecnologia de ponta na produção dos altares, mas sem perder a essência da tradição mexicana. A fusão entre o artesanal e o tecnológico permite que os alunos compreendam como a inovação pode ser aplicada também na arte e na preservação cultural”, comenta.

O altar em homenagem ao Barão de Mauá, figura que inspirou o nome do Instituto Mauá de Tecnologia, presta tributo a Irineu Evangelista de Sousa; empresário e industrial, foi um dos maiores responsáveis pela modernização do Brasil no século XIX.

“Esta é uma oportunidade única de unir cultura, história e inovação. O Barão de Mauá é um exemplo de como a tecnologia pode transformar realidades, e é inspirador ver nossos estudantes aplicando o que aprendem em sala de aulas para homenagear figuras tão importantes”, reforça o professor Rodrigo Gallo, coordenador do curso de Relações Internacionais do IMT.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©