INFOMAUÁCOMUNIDADE Mauá
edição 133 - Maio de 2023

Dicas sobre como evitar o desperdício de alimentos em casa

A ideia de que “é melhor pecar pelo excesso do que pela falta” gera problemas econômicos e ambientais

Para muitas pessoas no mundo, o desperdício de alimentos tornou-se um hábito: comprar e comer mais comida do que o necessário e deixar frutas e vegetais estragarem em casa. Esses hábitos colocam pressão extra sobre os nossos recursos naturais e prejudicam o meio ambiente.

Bem estar Toneladas de alimentos comestíveis são perdidas ou desperdiçadas todos os dias.

Quando desperdiçamos comida, também gastamos mão de obra, esforço, investimento e recursos preciosos (como água, sementes e ração). O desperdício de alimentos aumenta as emissões de gases de efeito estufa e contribui para as mudanças climáticas.

Vale lembrar que o desperdício é um problema em todo o mundo, pois toneladas de alimentos comestíveis são perdidas ou desperdiçadas todos os dias. Estudos indicam que, somente entre a colheita e o varejo, 14% de todos os alimentos produzidos globalmente são perdidos. Grandes quantidades também são desperdiçadas no varejo e na casa do consumidor.

Reduzir a perda e o desperdício de alimentos é essencial num mundo onde milhões de pessoas passam fome todos os dias. Quando o desperdício é reduzido, respeitamos a comida, um bem não adquirido por milhões de pessoas que passam fome todos os dias. Cabe a todo ser humano, por isso, mudar hábitos para controlar o desperdício alimentar.

Dicas para evitar desperdícios

Faça uma lista de compras: realize uma parada obrigatória na despensa e na geladeira antes de ir ao mercado fazer compras. Verifique quais alimentos você realmente precisa comprar e evite fazer estoques desnecessários.

Verifique a validade dos produtos: na hora de cozinhar, dê preferência aos alimentos que estejam próximos do vencimento.

Aumente a periodicidade das compras: em vez de fazer uma compra por mês, ir ao mercado mais vezes e comprar menos produtos é uma ótima medida para evitar o desperdício de alimentos. O fato de comprar menos coisas de cada vez também ajuda a realizar as compras no mercado local, o que permite evitar deslocamentos longos ou o uso do carro.

Cuidado com promoções: as promoções costumam ser irresistíveis, no entanto podem ser um problema. Elas estimulam a comprar um número alto de produtos, muitas vezes desnecessários e que acabam estragando-se.

Acondicione os alimentos corretamente: antes de guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, higienize-os e seque-os. Depois de consumir, guarde esses alimentos em embalagens fechadas, para evitar a proliferação de bactérias.

Congele as sobras: se cozinhar demais ou se comprar muitos alimentos frescos, congele as sobras ou use a técnica do branqueamento para congelar legumes, frutas e verduras. Trata-se da técnica de cozinhar os vegetais por pouco tempo em água fervente e, em seguida, resfriá-los numa tigela de água gelada. 

Não descarte apenas pela aparência: se uma fruta ou legume apresentar uma aparência feia em algumas partes, corte-as e use o que sobrou. Não há nenhuma necessidade de jogar tudo fora.

Colocar em prática essas e outras dicas para evitar o desperdício de alimentos ajuda cada pessoa a economizar e contribuir para o uso racional dos recursos naturais. Afinal de contas, todos nós temos a ganhar ao adotarmos esses novos hábitos.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©