Procrastinação: entenda o que é e como evitar
Ansiedade, frustração e sensação de não ser capaz são alguns sintomas causados pelo hábito de procrastinar
A psicóloga Luana Nesi de Mello recomenda questionar se o tempo gasto nas mídias sociais está sendo realmente proveitoso.
"Depois eu termino" ou "mais tarde eu faço". Soam familiares? São frases que costumam surgir recorrentemente em sua mente? Interferem em suas ações? Se as respostas forem positivas, então você provavelmente está preso num ciclo de procrastinação. Mas, afinal, o que de fato significa procrastinar? É nada mais do que o ato de postergar ou atrasar algo, como uma tarefa, compromisso ou atividade. Ansiedade, frustração e sensação de que não é capaz ou bom o suficiente são impactos negativos que esse hábito pode levar para a sua vida.
Se você se identifica com a questão e gostaria de se libertar dos ciclos de procrastinação, incrementar a produtividade e a qualidade de vida, confira cinco dicas da psicóloga Luana Nesi de Mello.
1) Identifique o padrão
O primeiro passo é reconhecer o ciclo de procrastinação que envolve você e buscar entender como o padrão se repete. "Fazer tarefas com o prazo sempre apertado, postergar ações por causa do receio do que pode dar errado e o costume de substituir tarefas complexas por demandas mais simples são alguns comportamentos recorrentes que precisam ser observados", exemplifica Luana.
2) Saia do modo automático
Procrastinação: o primeiro passo é reconhecê-la e buscar entender como o padrão se repete.
Prestar atenção à rotina e aos seus hábitos são práticas fundamentais para inibir a procrastinação. Quando você não tem controle sobre o que faz na maior parte dos dias, o corpo e a mente acabam funcionando no modo automático, o que não é saudável. Para ilustrar a questão, a psicóloga apresenta o conceito de "piscinas infinitas", que representam as redes sociais com feeds sem fim, como o Twitter, TikTok e Instagram.
A recomendação, nesse caso, é verificar a atividade diária nos aplicativos e, o principal, questionar se o tempo gasto neles está sendo realmente proveitoso. A indagação que deve ser feita é: "Aquilo que consumi nas redes foi algo que me proporcionou algo? Consigo atribuir algum significado?", orienta a profissional.
3) Seja o protagonista
Por vezes, as pessoas têm a tendência de terceirizar responsabilidades ou até mesmo de responsabilizar o outro por algo que não deu certo. Para fugir da procrastinação, Luana recomenda que as pessoas tentem tomar a frente de algumas ações ou trabalhos e se tornem protagonistas de suas vidas. Dessa forma, será possível verificar as intenções por trás dos comportamentos e controlá-las.
4) Transforme as distrações em ferramentas
Os extremos não funcionam, lembre-se disso. Passar uma madrugada inteira estudando para uma prova ou deixar a produção de um relatório importante para o último dia são práticas que podem funcionar em curto prazo, mas em longo prazo resultam numa visão distorcida da realidade. Em outra perspectiva, jogar videogame durante horas ou abdicar 100% de momentos com os amigos também representam extremos não recomendados.
"Entenda e domine sua rotina, é esse o caminho. Momentos de descontração são benéficos e devem ser valorizados, desde que não controlem você", afirma a psicóloga. "Mais do que pensar no que é certo e no que é errado, é importante compreender quais os impactos desses momentos na sua vida e entender se estão ajudando ou até mesmo drenando sua energia", completa.
5) Planeje e cumpra
Para evitar sobrecarga e diminuir a sensação de ansiedade, a organização deve ocupar sempre o topo da lista de prioridades. No entanto, um dos aspectos mais desafiadores da procrastinação é a própria lacuna entre a intenção, o planejamento e a ação. A psicóloga ressalta que, infelizmente, ainda não existe uma fórmula secreta para ultrapassar essa barreira, mas o fortalecimento da autoconfiança e o desenvolvimento do senso de responsabilidade são pontos determinantes. "Google Calendar, Trello, Google Keep e Notion são algumas ferramentas digitais que podem ajudar na jornada", finaliza Luana.
RH Informa
Confira os aniversariantes de outubro. Clique aqui.
Admissões agosto
Andre Luiz Marguti - Engenharia Civil Claudia de Mouraria Pereira dos Santos - Secretaria das Coordenadorias Flavia Tavares Carneiro - Setor de Controle de Horários Guilherme Silva Sena - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI Heloisa Augusto Zen - Curso de Administração Mateus do Nascimento Marques - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI Ricardo Caranicola Caleffo - Ciclo Básico Sarah Silvestre - Divisão de Eletrônica e Telecomunicações - DET Sulamita Carolina Lopes - Ciclo Básico Thais Sevieri Chagas - Divisão de Engenharia de Alimentos e Bioquímica - DEAB Valéria da Rosa Paiola Maganha - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI
Rescisões agosto
Arthur Kelvin Santos Souza - Biblioteca Carlos Vinicius Xavier Bessa - Engenharia Mecânica Fabiana Aparecida Geraldo - Gerência de Marketing - GMKT Ivo Martins de Oliveira Junior - Engenharia de Computação Levi do Nascimento Ferreira - Gerência de Tecnologia da Informação - GTI Marcilio Aparecido Serrano - Divisão de Ensaios e Análises - DEA
|