edição 78 - Dezembro de 2016
Tradição, qualidade, inovação e credibilidade acompanham a instituição ao longo da sua trajetória
Prof. Francisco Olivieri, superintendente geral, fala sobre os 55 anos da Mauá
Cinco décadas e meia! É com grande orgulho que o Instituto Mauá de Tecnologia comemora seus 55 anos. Aliar tradição, credibilidade, inovação e qualidade não é um desafio fácil quando falamos em ensino educacional no nosso País.
Entretanto, ao longo da sua trajetória, a Mauá vem conseguindo formar uma mão de obra cada vez mais qualificada e preparada para lidar com os desafios do mercado de trabalho com muito louvor.
Ao fazerem uma retrospectiva desse período, o Reitor, prof. José Carlos de Souza Junior, junto dos professores Francisco Olivieri e Valdecir Jorge Aparecido Leonardo, Superintendentes Geral e Administrativo respectivamente, concluem que foram anos de grandes desafios, mas de muitas vitórias, sobretudo se considerado desde a fundação do Instituto.
Marcos importantes
“Passamos por um início de instalações precárias, dado que elas não eram próprias e sim ‘emprestadas’ pelo poder público estadual, na cidade de São Paulo. Isso ocorreu até a obtenção de um terreno no município de São Caetano do Sul, onde foi construído o Campus, que ocupa atualmente uma área de cerca de 130.000 m² e tem, edificados, cerca de 47.000 m², na forma de salas de aulas e laboratórios (108, por sinal)”, relembram.
Campus de São Caetano do Sul em 1973
Ao longo desse período, registramos conquistas importantes. O primeiro e mais importante marco foi sua fundação, em 1961. Na sequência dos acontecimentos, o início da construção do Campus de São Caetano do Sul, em 1965. Foi o momento em que se deu um salto na qualidade. A partir daí, os alunos foram impactados com melhores salas de aula e de laboratórios.
Outros momentos, não menos importantes, foram: a criação do Centro de Pesquisas (1966), dos cursos de pós-graduação (1972), do curso de Administração (1995) e de Design (2007).
“Com a criação dos cursos de pós-graduação, a Mauá mostrou ao mercado que os cursos de graduação oferecidos já não bastavam por si, sendo necessário agregar mais valor a um produto já oferecido. A criação do Centro de Pesquisas e dos outros cursos vieram contribuir para isso e permitiram que o Instituto atingisse uma de suas metas de integração das três áreas de conhecimento, imprescindíveis ao desenvolvimento humano: a técnica, representada pelas Engenharias, a arte, representada pelo Design e a de gestão, aqui representada pela Administração. Hoje, a Mauá consegue entregar um produto completo. Atualmente, alguns TCCs já são desenvolvidos por alunos das três áreas do conhecimento, o que propicia maior qualidade no resultado final”, explica o professor Olivieri.
Alunos da 1.ª turma de Engenharia
Uma gestão de sucesso
Manter uma instituição de ensino de credibilidade e qualidade em ritmo de crescimento e consolidação por tantas décadas é um enorme desafio.
Segundo o Reitor, o segredo para isso é, sem sombra de dúvida, a seriedade na condução do Instituto.
“Nunca se prescindiu da qualidade de seus funcionários, fossem administrativos, fossem docentes. A qualidade e seriedade de nossos profissionais refletem-se no produto que entregamos ao mercado: profissionais de excelência comprovada. Nesse meio tempo, de cinco décadas e meia, várias escolas surgiram, mas poucas com a qualidade e seriedade que a Mauá sempre ofereceu”, afirma.
Planos futuros
O Centro de Pesquisas coleciona sucessos graças à sinérgica atuação de experientes engenheiros e de renomados professores do Centro Universitário.
Também está entre os segredos do sucesso da Mauá sua capacidade de inovação constante. “Neste ano, estamos implantando um sistema de planejamento estratégico que busca direcionar, de forma mais efetiva e assertiva, as ações para os próximos cinco anos. Porém esse sistema será contínuo e autoalimentável para que funcione como um organismo vivo e em constante evolução”, explica o professor Olivieri.
Dessa maneira, a busca pela excelência e qualidade são contínuos e os processos de modernização da estrutura organizacional, de suas operações e de sua gestão são o foco constante para o enfrentamento das mudanças de mercado.
Que venham mais décadas de árduo trabalho e luta constante na busca da excelência e qualidade de ensino, sempre visando à formação de profissionais e seres humanos imprescindíveis ao crescimento econômico e social brasileiro.