Mauá participa do aprimoramento do software que emprega dados para promover segurança em duas rodas
Relatório de Direção combina solução consolidada da DiDi na China para analisar padrões de direção de motociclistas e ajudar a reduzir riscos de acidentes
Mauá testa tecnologia que reforça a segurança de motociclistas no trânsito.O Instituto Mauá de Tecnologia é o parceiro técnico da 99 no desenvolvimento de uma solução inédita no Brasil que utiliza telemetria para ampliar a segurança das corridas feitas por motociclistas parceiros da plataforma. A novidade, ainda em fase de testes, analisa dados de direção captados por sensores do celular para identificar comportamentos de risco, como frenagens bruscas, curvas acentuadas ou uso do celular durante a condução.
A Mauá é responsável pela calibração da tecnologia para o cenário brasileiro, adaptando uma solução já consolidada na China pela DiDi – empresa global da qual a 99 faz parte – às realidades do trânsito local e à pilotagem de motocicletas. Os testes foram conduzidos por especialistas do Centro de Pesquisa da Mauá e incluíram simulações em circuito com pilotos profissionais.
Em maio, pilotos profissionais realizaram diferentes tipos de manobras em circuito de pista no campus da Mauá. Os dados foram coletados e parametrizados por especialistas do IMT e servirão de referência para que a ferramenta possa identificar o comportamento do motociclista na direção de forma extremamente precisa. O resultado desse trabalho será apresentado no Relatório de Direção, a ser lançado no segundo semestre de 2025 e integrado ao aplicativo 99, fornecendo aos motociclistas informações personalizadas sobre seu estilo de condução, com orientações práticas para melhorar a segurança no trânsito.
“O projeto desenvolvido simboliza como a engenharia pode – e deve – estar a serviço da sociedade. Aplicar conhecimento técnico e ciência de dados para promover a condução consciente é uma forma concreta de contribuir com a construção de cidades mais seguras”, destaca o professor Fernando Martins, responsável pelo projeto no Instituto Mauá de Tecnologia.
|