INFOMAUÁ Mauá
edição 149 - Novembro de 2023

Base de formação sólida e aprendizado profissional: egresso do curso de Engenharia relembra sua trajetória de sucesso

Com trabalho de destaque, Eduardo Pagani é formado na Mauá e atua como COO nos Estados Unidos

Eduardo Pagani formou-se em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em 1987. Logo após, fez mestrado na área de Ciência da Gestão de Produção, no General Motors Institute em Detroit, atual Kettering University, no Estado de Michigan. Aos 58 anos e passando pela gestão de grandes empresas, atua como Chief Operating Officer (COO), na Boule Diagnostics AB, nos Estados Unidos.

O engenheiro conta que sua escolha pelo curso e pela Mauá se deu pelo reconhecimento do Instituto como uma das melhores faculdades de Engenharia na época, o que lhe proporcionou grandes aprendizados e uma boa base para seu desenvolvimento.


Já no início de sua carreira, fez estágio e atuou como engenheiro na TRW do Brasil, onde ficou até 1989, quando se mudou para o Estado do Tennessee, nos EUA. “Durante o período, minha missão foi montar uma fábrica de válvulas para motores e, devido ao sucesso dessa start up, mudei para a Europa para montar outra fábrica lá”, relata. Durante os dois anos do projeto, o profissional morou na Inglaterra e Alemanha. Já em 1992, voltou para a fábrica do Tennessee para ajudar a melhorar sua performance financeira. 

. Eduardo Pagani formou-se em Engenharia Mecânica e é Chief Operating Officer (COO), na Boule Diagnostics AB, nos Estados Unidos.“Eu tive senseis excelentes que me guiaram e, em menos de um ano, tivemos muito sucesso financeiro. Isso chamou a atenção da empresa e eu fui convidado a difundir minha maneira de melhorar processos utilizando os princípios da lean manufacturing para todas as companhias do grupo nos Estados Unidos”, conta Pagani. “Dessa forma, desenvolvi uma estratégia para fazer algo similar na Europa, onde o projeto foi muito bem-sucedido também e, então, comecei minha carreira de efetuar turn around de companhias com problemas, especialmente financeiros, devido a ineficiências na produção, assim como em outras áreas.”

Assim como seu trabalho com a TRW, o especialista atuou em outras empresas como Textron e SPX, nos Estados Unidos, Danaher, no México, Eclipse, na Holanda e Espanha, e MicroTech, na Costa Rica/Estados Unidos. Atualmente, mora na Flórida, nos EUA, e trabalha como Chief Operating Officer de uma companhia sueca que fabrica produtos médicos, a Boule Diagnostics AB.

Com esse crescimento, Eduardo Pagani diz que tudo o que aprendeu ao longo de sua carreira foi construído sobre uma base sólida em virtude da sua formação. “A Mauá foi uma faculdade que nos moldou para enfrentar as dificuldades que eventualmente encontramos na vida e no trabalho como engenheiros. O leque de materiais abrange matérias técnicas, assim como Administração, entre outras. Portanto, desde o início da minha carreira, eu já era visto como alguém com potencial para gerenciamento”, ressalta.

 
Por fim, o COO afirma que a área empresarial sempre precisa de profissionais atentos, experientes e bem equipados, que atuem com a otimização de processos. “Quando a economia vai mal, as companhias necessitam de alguém para ajudá-las a melhorar. Quando a economia vai bem, precisam de alguém para melhorar processos para que possam produzir mais. Independentemente da economia, muitas companhias têm problemas operacionais e necessidade de melhoramentos, e é aí que podemos trabalhar para ajudar no sucesso.”

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©