INFOMAUÁ Mauá
edição 137 - Outubro de 2022

Instituto Mauá de Tecnologia realiza produção científica em diversas áreas do conhecimento

Aproximadamente 15 grupos priorizam a pesquisa aplicada e a interação com a indústria e sociedade em geral

Giovanna Lovato A Prof.ª Giovanna Lovato faz parte da pesquisa de Tratamento Biológico de Águas Residuárias.Reconhecido no cenário de graduação e pós-graduação, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) também se destaca com relevância em pesquisas científicas que geram conhecimento para a solução de problemas e impactam a sociedade em médio ou curto prazo. Esse direcionamento à pesquisa aplicada está relacionado com a interação do IMT com o setor produtivo, a sociedade e as demandas mais urgentes dessas esferas, além de ser importante, na medida em que qualifica professores e alunos com valor agregado para o mercado de trabalho.

O IMT entende que é  fundamental valorizar a pesquisa para a formação de recursos humanos qualificados, por isso apoia seus grupos de pesquisa, devidamente cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e reconhecidos pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE). São aproximadamente 15 grupos que priorizam a pesquisa aplicada e visam à prospecção e à interação com a indústria e a sociedade em geral. O IMT também conta com o Centro de Pesquisas, que apresenta um vasto histórico de importantes trabalhos para o desenvolvimento de tecnologias, o que ressalta a força do IMT e proporciona maior exposição nacional e internacional.

Entre os projetos desenvolvidos, o Tratamento Biológico de Águas Residuárias e o Human + Interface + Fungi + Accessory (Hifa) proporcionam grandes repercussões na sociedade. 

Tratamento Biológico de Águas Residuárias - composto por dez participantes, entre professores e alunos, é a linha de pesquisa principal do Laboratório de Engenharia Bioquímica. Os projetos dentro dessa linha trabalham com águas descartadas que resultam da sua utilização para diversos processos, tais como: efluentes domésticos, despejos industriais e efluentes agropecuários. “O objetivo dos projetos é a remoção dos poluentes das águas residuárias, junto com a produção de bioenergia. Os microrganismos presentes nos nossos biorreatores consomem os poluentes dos efluentes e geram o metano, em um processo chamado digestão anaeróbia. O metano pode ser posteriormente utilizado como biocombustível”, comenta a professora doutora Giovanna Lovato.

Human + Interface + Fungi + Accessory (Hifa): para refletir sobre os ajustes necessários nas relações HIFA O HIFA participou da exposição EmMeio#14 no #21.ART, no Museu Nacional da República, em Brasília.humanas pós-pandemia, os pesquisadores do Grupo de Pesquisa LabDesign, sob a coordenação da professora doutora Agda Carvalho, apresentaram um vestível, resultado de uma pesquisa sobre os chamados wearables (dispositivos “vestíveis”) e a sociabilidade. O projeto também se destaca por ter um caráter colaborativo, reunindo pesquisadores de vários campos do conhecimento e com cooperação nacional de outras instituições. Os pesquisadores  entrelaçam as suas visões, ao abordarem o tema, que tem como referência a natureza, especificamente as conexões presentes nos micélios dos fungos.

“Usamos estudos de biomimetismo (ideias inspiradas na natureza) e de biodesign (integração do design com sistemas biológicos), principalmente com estruturas visuais de fungos, para investigar superfícies e as relações entre sistemas. Nossa pesquisa tem como objetivo despertar o olhar crítico para as relações de sociabilidade com foco no corpo/usuário em conexão com os dispositivos ‘vestíveis’ (wearables), que medem as relações espaciais e podem potencializar os atributos sensoriais, por meio da estrutura e da tecnologia”, comenta a coordenadora Agda. O trabalho participa da exposição EmMeio#14 no #21.ART, no Museu Nacional da República, em Brasília, até 23 de outubro.

A maior parte dos recursos investidos em pesquisa na Mauá advém de fomento externo, conseguido graças ao reconhecimento da qualidade dos projetos. Para acessar recursos financeiros, o Instituto Mauá de Tecnologia comprova a relevância da pesquisa realizada, por meio de publicações técnico-científicas, patentes, projetos e formação de recursos humanos.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©