INFOMAUÁ Mauá
edição 136 - Setembro de 2022

Alta demanda de profissionais para a área de TI: a importância de ter uma boa qualificação

É fundamental ter uma visão ampla do setor, não só do desenvolvimento de softwares, mas da arquitetura e gestão de sistemas, suporte técnico e vendas

Vinheta em Destaque Professor Angelo Zanini, coordenador do curso de Engenharia de Computação e dos cursos de TI do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Não há como negar que, nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma necessidade básica para qualquer negócio. E, diante de um cenário competitivo, que muda em velocidade extraordinária, as empresas que investem em tecnologia da informação (TI) são as que mais se destacam. Segundo uma projeção da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a área de TI deve criar 800 mil vagas até 2025, mas as empresas procuram profissionais com boa qualificação e formação.

O professor Angelo Zanini, coordenador do curso de Engenharia de Computação e dos cursos de TI do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), ressalta que, apesar da grande demanda de profissionais, as empresas priorizam a boa qualificação. “O candidato a entrar nesse mercado deve ter uma visão ampla das qualificações necessárias para exercer as diversas funções em tecnologia, desde o desenvolvimento de softwares até a parte de arquitetura e gestão de sistemas, suporte técnico, vendas, liderança de equipes e abertura de novos negócios”, pontua o especialista.

Formação em TI

A qualificação nessa área pode levar a diversos outros segmentos que são muito valorizados como: Programação, Infraestrutura de TI, Virtualização, Engenharia de Software, Cloud Computing e Análise de Sistemas e de Segurança. Por isso, é fundamental que as instituições ofereçam cursos que contemplem todas essas áreas, como faz o IMT, ao disponibilizar três opções que atendem às necessidades do mercado e se completam: Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

“O curso de Engenharia de Computação do IMT é considerado um dos melhores do Brasil. Nossos alunos estão aptos a usar a computação como técnica de solução de problemas de Engenharia em diversos setores, como na Engenharia Civil, em cidades inteligentes, na área da indústria – até mesmo na indústria 4.0 –, na química, biotecnologia, fármacos, entre outros segmentos da Engenharia. Já o curso de Ciência da Computação tem caráter científico, isto é, aprofundar os conhecimentos de todos os componentes de uma solução computacional, como banco de dados, sistemas operacionais, linguagens de programação e ciência de dados. E, por fim, os profissionais de Sistemas de Informação, que fazem a articulação entre a área de negócios das empresas e a área de tecnologia da informação, ao transitar entre a tecnologia, o marketing (redes sociais), logística, administração e de vendas da empresa, até mesmo o e-commerce”, detalha o professor.

A área de tecnologia também atravessa fronteiras entre as diversas profissões. Há situações em que profissionais formados em outras áreas de exatas ou mesmo em humanas ou biológicas migram para TI. Nesses casos, os cursos de pós-graduação da Mauá atendem a esse propósito, pois conseguem introduzí-las na área de tecnologia, mesmo que, eventualmente, não tenham uma ligação anterior com o setor. “Outro fator extremamente interessante é a questão da flexibilidade que essa área proporciona. Afinal, trabalhar no conforto do lar, ou em qualquer outro local que deseje, pode trazer mais qualidade de vida. Além disso, por ser um mercado dinâmico, internacional e em plena expansão, é possível escolher quais são as oportunidades de trabalho que condizem mais com seus valores e seu propósito profissional”, completa Zanini.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©