INFOMAUÁ Mauá
edição 129 - Dezembro de 2021

Reitor da Mauá fala sobre os desafios, conquistas e perspectivas para 2022

O professor Dr. José Carlos de Souza Júnior comenta o espírito resiliente da comunidade Mauá, o aniversário de 60 anos, o momento pandêmico e os novos cursos de graduação.

Para o próximo ano, o IMT está preparado para receber os alunos e colaboradores.

No próximo 11.12, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) comemorará 60 anos de história, mas os últimos dois anos, sem dúvida, foi um período desafiador para a comunidade Mauá devido à batalha árdua e inédita contra a pandemia do novo coronavírus. Apesar das dificuldades, a Mauá faz um balanço positivo sobre os desafios enfrentados durante 2021, o que mostra que a comunidade segue atuante, resiliente e pronta para entregar um ensino de excelência no próximo ano.

A incerteza acerca da retomada das aulas presenciais foi o principal desafio, porém amenizada pela maturidade, experiência e expertise obtidas em 2020, quando a comunidade precisou, rapidamente, migrar totalmente as aulas presenciais para o ensino-aprendizado mediado por tecnologia. Por isso, o professor Dr. José Carlos de Souza Júnior, reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, comemora o fato de a Mauá ter conseguido manter o calendário letivo em 2021 e as atividades complementares sem comprometer a qualidade, o mesmo para grandes eventos como a Smile (Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo), Hands On, Eureka etc.

"Cumprimos o cronograma de atividades, possibilitando inclusive a presença do professor lecionando diretamente da Mauá, por meio da tecnologia (Salas Hy-Flex). Mantivemos a realização dos principais eventos e o planejamento de investimentos em infraestrutura, com a ampliação e criação de novos laboratórios e espaços (físicos e virtuais) de integração e conexão entre todos os cursos. No segundo semestre, retornamos às aulas em laboratórios de forma presencial e algumas disciplinas não laboratoriais foram oferecidas tanto presencial quanto remotamente, sempre obedecendo às recomendações sanitárias das autoridades", pontua o reitor.

“Agradeço a toda comunidade Mauá - discentes, docentes, profissionais técnicos e administrativos - os excelentes resultados obtidos”, ressalta o professor Dr. José Carlos de Souza Júnior.

A participação efetiva e atuante do corpo docente, técnico e administrativo foi fundamental para os bons resultados alcançados em 2021. Além disso, a organização e o comprometimento de todos foram essenciais para a Mauá ampliar a oferta de cursos, como parte das comemorações de seis décadas. "Devido à alta demanda por profissionais nas áreas de Tecnologia da Informação, a Mauá passou a oferecer dois novos cursos de graduação: Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Vale reforçar que os novos cursos entram no contexto do Tripé da Inovação porque visam fomentar soluções tecnológicas, de negócios e experiência do usuário, reforçando o conceito do nexialismo, no qual o aluno agrega à sua formação conexões que possam contribuir com engajamento de diferentes competências na solução de problemas complexos, salientando o trabalho colaborativo", detalha.

Perspectivas para 2022

Seja qual a forma e a condição do próximo ano, impostas pela pandemia, o IMT está preparado para receber os alunos e colaboradores. O Vestibular de Verão mostrou regularidade nas inscrições para as novas turmas em todos os cursos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, o que mostra o reconhecimento da sociedade em geral pelo comprometimento da Mauá com o ensino-aprendizagem de qualidade, mesmo em cenários hostis de pandemia. No intuito de oferecer mais flexibilidade e qualidade aos alunos de graduação e pós-graduação, o IMT pretende manter alguns importantes aprendizados adquiridos durante os dois últimos anos.

"O ensino-aprendizagem intermediado por tecnologia tornou-se uma necessidade imposta pela pandemia. No entanto, fez-nos perceber que podemos manter essa abordagem em algumas situações, mesmo com a futura possibilidade de retorno de todas as atividades para o modelo presencial. Dessa forma, muitos alunos podem evitar deslocamentos desnecessários até o campus para atender atividades que podem ser realizadas com alta qualidade de forma remota. Também se pretende utilizar essa estratégia em alguns eventos; percebemos que a Eureka, por exemplo, pode ter um alcance global sendo realizada de forma híbrida e desenvolver competências complementares em nossos egressos", comenta o reitor.

Reconhecido pelo seu protagonismo no ensino-aprendizagem, o CEUN-IMT teve participação direta na concepção das novas diretrizes curriculares da Engenharia e para 2022 continua seu trabalho de estruturação do desenvolvimento e avaliação de competências técnicas e socioemocionais de seus estudantes.

"Agradeço a toda comunidade Mauá - discentes, docentes, profissionais técnicos e administrativos – os excelentes resultados obtidos. Estamos prontos para receber todos os alunos em 2022, mantendo nosso foco na formação de um egresso que, além de inquestionável formação técnica, é também reconhecido por sua formação humana e social para a resolução dos problemas complexos que a sociedade contemporânea demanda", finaliza.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©