edição 92 - Junho de 2018

Diretora financeira da Nike USA, Tatiana Campos, relata sua trajetória profissional

A engenheira de Produção Mecânica conseguiu unir sua profissão e a paixão pelo esporte, trabalhando numa das maiores empresas do mundo

Formada em Eng. de Produção pela Mauá, Tatiana Campos trilha uma carreira de sucesso na Nike - USA.

Sabemos que a prática esportiva é essencial para aumentar a qualidade de vida. A falta de tempo, porém, é um empecilho para quem tem uma rotina agitada. Quando é possível unir o útil ao agradável, e aliar a profissão ao esporte, tudo se torna mais fácil. É o que acontece na vida de Tatiana Campos, diretora financeira de um dos segmentos da Nike.  

Como sempre praticou esportes, Tatiana desenvolveu uma grande empatia pela empresa, assim ingressou nela. "A Nike tem uma estrutura incrível para a prática de esportes. São mais de seis academias dentro do Campus, além obviamente do grande incentivo", comenta.

 

Vamos entender como tudo começou?

Formada em 2002 em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Tatiana vem trilhando uma excelente carreira desde a escolha da graduação. "Escolhi o curso porque queria algo que me desse oportunidades de amplas atuações no mercado e optei pela Mauá por saber que seria muito bem preparada. Foi o que aconteceu: a Mauá trouxe-me resiliência, flexibilidade para me adaptar a mudanças, facilidade de solucionar problemas e melhoria contínua para poder repensar processos", afirma.

Assim que Tatiana se graduou, entrou no programa de trainee da GE OMLP e, depois de dois anos, entrou num segundo programa de liderança da GE, o Corporate Audit Staff. Com isso, a atual diretora financeira da Nike teve a oportunidade de morar fora do Brasil por três anos e passou por países como México, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, França e China.

Após sua trajetória na GE, Tatiana entrou na Nike Brasil para trabalhar na Copa do Mundo e Olimpíadas sediadas em solo nacional. "Foram momentos únicos numa empresa do ramo esportivo. Após três anos, tive a felicidade de ser convidada para uma vaga no time Global no WHQ em Portland. Com isso, mais uma vez, em 2016 eu minha família mudamos para outro país, os Estados Unidos", comenta.

 

Novos Desafios

No final de 2017, a ex-aluna foi transferida para um importante desafio, ocupando o cargo de diretora financeira de divisão da Nike chamada Express Lane (USA). Essa é uma das principais ações da empresa, cujo objetivo é chegar do Design ao mercado duas vezes mais rápido.

Ela conta que a iniciativa é muito desafiadora por ter de entregar resultados usando um modelo de negócio já existente, o que agrega toda uma gestão tradicional de planejamento financeiro de uma divisão bem grande dentro da Nike. Ao mesmo tempo, atua como uma startup dentro da Nike, para criar outros modelos de negócios mais ágeis e rápidos.

O trabalho inclui gestão das mudanças, para modificar processos que foram estabelecidos há 40 anos, e planos de negócio para encontrar as melhores opções de investimentos.

 

Mensagem

Morando em outro país, ocupando um emprego cobiçado e com um grande desafio em mãos, a ex-aluna da Mauá acredita que, além de foco, quem está começando a carreira deve prezar pela qualidade de vida. "Se pudesse deixar um conselho para quem está entrando no mercado de trabalho, diria que é melhor focar em qualidade e não em quantidade de trabalho. Tenha bem definidos os seus objetivos para poder construir os passos certos e manter o controle da sua carreira", finaliza.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2019 ©