Os programas de Pós-Graduação e de cursos livres In Company do Instituto Mauá de Tecnologia visam atender às necessidades específicas de cada empresa.
Com visitas de relacionamento e reuniões, os cursos são customizados e estruturados por nossa equipe acadêmica com os profissionais da empresa solicitante.
Para obter mais informações, preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Relacionamento – Pós-Graduação Mauá
(11) 4239-3155
Diferencial
O curso se diferencia por apresentar a visão sistêmica e interdisciplinar da inovação no Sistema Embalagem, alicerçada na formação do conhecimento. Para tanto, tem, em seu corpo docente, professores com grande vivência industrial e acadêmica acumuladas ao longo de sua vida profissional. Os docentes procuram induzir os alunos a "reconstruir" o conhecimento aplicado em vez de apenas reproduzi-lo. O intercâmbio internacional com a Michigan State University - The School of Packaging - é oportunidade única oferecida aos alunos. É possível cursar disciplinas, participar de projetos oferecidos por aquela instituição ou desenvolver o mestrado.
Objetivo
Capacitar profissionais para atuarem no Sistema Embalagem como gestores e colaboradores criativos, inovadores, questionadores e bons negociadores em empresas fabricantes e usuárias de embalagens.
Enfatizar o conhecimento e a inovação como alicerce para a construção da vantagem competitiva do Sistema Embalagem, que representa cerca de 10 % faturamento de empresas.
Público-alvo
Profissionais graduados interessados na especialização técnica focada na inovação para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.
Os programas de Pós-Graduação e de cursos livres In Company do Instituto Mauá de Tecnologia visam atender às necessidades específicas de cada empresa.
Com visitas de relacionamento e reuniões, os cursos são customizados e estruturados por nossa equipe acadêmica com os profissionais da empresa solicitante.
Para obter mais informações, preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Relacionamento – Pós-Graduação Mauá
(11) 4239-3155
Mensagem enviado com sucesso.
28 h
Apresentar roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. Discutir a economia do conhecimento e da inovação. Apresentar mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação.
36 h
Desenvolver um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora.
28 h
Instrumentar os alunos para a aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação em embalagem. Desenvolver habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar em embalagem. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.
28 h
Apresentar a embalagem como um sistema aberto que deve ser permanente objeto de inovações incrementais, radicais ou disruptivas, de produto, de processo, organizacionais e de marketing. Apresentar os conceitos de custo e de valor sistêmicos e como eles podem ser utilizados para guiar as atividades inovadoras que permitem vantagem competitiva para a empresa.
16 h
Estudar a deterioração de alimentos como base para o projeto de embalagem, com o foco nos principais tipos de alimentos e na proteção requerida por eles.
16 h
Estudar os tipos, fabricação e principais propriedades e aplicações do papel, do cartão e do papelão ondulado. As aulas são ministradas no Campus São Caetano do Sul e no SENAI Theobaldo de Nigris.
16 h
Estudar as principais características dos cosméticos – aplicações, deterioração e atratividade para o consumidor - como base para o projeto de embalagem.
16 h
Estudar as principais características dos produtos farmacêuticos – aplicações e deterioração - como base para o projeto de embalagem.
16 h
Estudar as principais características dos produtos de limpeza doméstica - aplicações e deterioração - como base para o projeto de embalagem.
12 h
Estudar os principais tipos de embalagens de aço e alumínio, os processos de fabricação e de revestimento interno (vernizes), propriedades e aplicações.
16 h
Apresentar a estrutura e as principais propriedades físicas, químicas e reológicas de polímeros. Estudar os processos de transformação de termoplásticos: filmes flexíveis e planos, embalagens rígidas e semirrígidas.
12 h
Estudar os principais tipos, processos de fabricação, propriedades e aplicações de vidro. Aula ministrada na Wheaton Vidros.
16 h
Estudar os principais modelos de compras de materiais (Kraljic, Monczka, entre outros) e sua aplicação no Sistema Embalagem.
20 h
Apresentar e aplicar os principais conceitos para cálculo de custo sistêmico.
20 h
Estudar os principais equipamentos utilizados no Sistema Embalagem, a eficiência da linha de envase (OEE), as interações entre máquinas e materiais de embalagem e apresentar metodologia de compra de equipamentos.
20 h
Apresentar e aplicar os principais conceitos de Produção Enxuta (Lean Production) e Melhoria Contínua (Kaizen) no Sistema Embalagem.
12 h
Apresentar os principais conceitos da logística no Sistema Embalagem, com o foco na movimentação interna dos insumos
12 h
Apresentar e aplicar os principais conceitos de Produção mais Limpa (P+L) no Sistema Embalagem.
20 h
Definições, funções e terminologia utilizados no Sistema Embalagem. A embalagem como um complexo sistema que engloba materiais, acessórios, equipamentos, recursos humanos e ambientais. Monitoramento do sistema pela ferramenta o Diagnóstico do Sistema Embalagem que orienta o levantamento de todas as informações fundamentais para a correta tomada de decisões com base no indicador custo sistêmico. Novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.
Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.
Engenheiro Mecânico, Foi Diretor Industrial Wheaton Brasil Vidros, Experiência em indústria vidreira. Atua como Consultor Técnico.
Graduado pela Universidade de Florianópolis e pela Universidade de Guarulhos. Experiência como Supervisor na área de Embalagens. Diretor na Escola SENAI.
Especialista em Design e Inteligência de embalagem, atualmente dedicado a projetos exclusivos na área de embalagem e a produção de livros didáticos neste tema. Diretor da Fabio Mestriner Design & Inteligência de Embalagem Ltda.
Engenheiro de Materiais pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing pela USP e em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Tem experiência em negócios B2B em produtores de matérias-primas para indústria. Especialista em Economia Circular fundou a Boomera, reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das cinco startups que estão tornando a América mais sustentável. Apoia grandes empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi escolhido Empreendedor Social 2016 pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Profissional do Ano 2016 pela Embanews.
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecilia. Pós-graduado em Administração Industrial pela USP. Consultor em Inovação e em Desenvolvimento de Embalagem. Professor do SENAI.
Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. É conselheiro em Exercício da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Superior de Inovação e Competitividade – Fiesp (Conic). Na FAPESP, é Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação PPP 1.
Pós Graduado em Liderança pela IAE Business School-Buenos Aires. MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. MBA em Direção de Empresas pela Universidade Del Cema UCEMA-Buenos Aires. Engenheiro Industrial pela Universidade Nacional de La Plata-Buenos Aires.
Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP. Especialista em Controladoria pela FGV. Graduado em Economia pelo Mackenzie e em Ciências Contábeis pela UNIP. Experiência nas áreas de Auditoria e Controladoria em empresas de grande porte.
Graduado em Engenharia Civil pela FAAP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Sócio Diretor e Executivo de Novos Negócios da Prodesign - Agência de Design de Embalagem.
Doutoranda em Psicologia da Saúde na UMESP. Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Graduada em Administração pela Mauá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
Bacharelado e Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Especialização em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Microempresária. Professora visitante da CINTEP/PB, SENAC /SC e IMT/SP. Consultora na área de química, com ênfase em cosmetologia, focada em educação, engenharia de produção e indústria cosmética.
Engenheiro eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.