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Início
Março de 2023
Horário

Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h

A Engenharia de Cosméticos e seus 4 pilares: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão

A Cosmetologia é um segmento da ciência farmacêutica que estuda os recursos de tratamento e embelezamento natural. Abrange o ramo da beleza e da estética voltado à pesquisa, desenvolvimento, elaboração, produção, comercialização e aplicação de produtos cosméticos. O curso de especialização em Engenharia de Cosméticos do IMT visa fornecer as condições necessárias ao estudante para atuar como profissional na preparação, avaliação e desenvolvimento de formulações cosméticas e produtos de higiene pessoal.

Objetivo

O curso tem como objetivo capacitar profissionais éticos, empreendedores para o uso de cosméticos, equipamentos e das mais recentes e inovadoras técnicas nas áreas de tecnologia, em prol da revitalização da saúde e na promoção de bem-estar e melhoria na qualidade de vida. Para tanto, oferece aulas teóricas, práticas contando com amplos laboratórios, planta piloto, além de corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores com destacada atuação no mercado.

Público-alvo

Profissionais graduados(as) em diversas formações acadêmicas, interessados(as) em atuar nas empresas do setor químico, farmacêutico e de cosméticos. Esse curso potencializará o aumento da competência técnica em processos como suporte para a carreira profissional. O egresso no curso poderá atuar nas indústrias que desenvolvem ou produzem produtos de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (HPPC), em consultorias especializadas, órgãos públicos da vigilância sanitária, laboratórios públicos ou privados que prestem serviços de monitoramento e análise de insumos ou produtos acabados. Também, poderá atuar no planejamento e na execução de atividades desde a concepção de produtos cosméticos, desenvolvimento, fabricação, controle, lançamento até o acompanhamento do desempenho no mercado.

O curso de Especialização em Engenharia de Cosméticos e seus 4 pilares: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é composto por três módulos de 120 horas cada: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos  (120 h), Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos (120 h) e Estratégias em Gestão Industrial (120h).

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.340,00
Até 30 de novembro R$ 1.460,00
Até 30 de dezembro R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valores atualizados para 2022, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2023.

Coordenadores

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Luciano Gonçalves Ribeiro
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão Empresarial para Industria Química pela UFRJ. Possui Especialização em Administração Industrial e Engenharia da Qualidade pela Fundação Vanzolini- USP. Mais de 20 anos de experiência Profissional em Indústrias Químicas e Petroquímicas, atuando nas áreas de Gestão Industrial, Melhoria e Segurança de Processos e Gestão da Qualidade. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2012, onde exerce, atualmente, a função de coordenador do curso de Engenharia Química.
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Patricia Antonio
Pós-doutorado em Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora em Química, área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo (IQ-USP). Mestre em Química, área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo (IQ-USP). Graduada em Engenharia Química pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Responsável pela disciplina Desenvolvimento de Cosméticos na graduação do curso de Engenharia Química do CEUN-IMT desde 2007. Atua no desenvolvimento de formulações cosméticas e produtos de higiene pessoal, em escalas laboratorial e piloto. Em 2016 recebeu o prêmio Natura de Sustentabilidade pela orientação do trabalho intitulado “Xampu com redução de água”. Em 2017 recebeu o prêmio AEXAM destaque EUREKA 2017 pela orientação do trabalho intitulado “Aplicação do corante extraído do mesocarpo da pitaya em cosméticos”. Em 2019 recebeu o prêmio AEXAM destaque EUREKA 2019 pela orientação do trabalho intitulado “Desenvolvimento de Batom Vegano à base de água com efeito plump e hidratante”. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 1999, onde exerce, atualmente, a função de Coordenadora do curso de Pós-graduação em Engenharia de Cosméticos”.

Módulos de cursos



Análise sensorial em cosméticos
12h
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A disciplina tem por objetivo interpretar, avaliar e medir reações às características da utilização de um cosmético, após estímulos ao ser humano em relação aos sentidos e como esses estímulos são percebidos pelos órgãos do sentido garantindo a qualidade da amostra testada, traçando o perfil sensorial conforme as características do produto e mensurando a aceitabilidade do consumidor final.

Aspectos técnicos e legais para o desenvolvimento de cosméticos foto protetores
16h
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Capacitar os estudantes no desenvolvimento de formulações foto protetoras. Manuseio de ferramentas e literaturas para entendimento da construção do Fator de Proteção Solar (FPS); discussão de cases de problemas em fórmulas contendo filtros solares. O estudante terá uma visão crítica de como desenvolver e produzir uma formulação contendo filtro solar de forma a garantir estabilidade e eficácia do produto final, obedecendo os aspectos legais necessários para o registro junto aos órgãos competentes.

Desenvolvimento de cosméticos veganos
12h
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Serão apresentadas as diferenças entre produtos veganos e não veganos e alguns novos selos que estão sendo colocados nos cosméticos. Também serão produzidas formulações com diferentes matérias-primas, tais como, ésteres de ácidos graxos, anfóteros, alcanolamidas de óleos vegetais, sais quaternários de amônio, bases peroladas, bases auto emulsionantes, bases amaciantes, entre outras substâncias químicas.

Desenvolvimento de maquiagens
12h
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Atuar no segmento de beleza, realizando maquiagens para diferentes ocasiões, utilizando técnicas e produtos cosméticos de maquiagem, considerando as tendências do mercado e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

Emulsões cosméticas, aplicações e estabilidade
12h
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Nessa disciplina serão apresentados aspectos teóricos e práticos para o desenvolvimento de emulsões, que são definidas como um sistema heterogêneo de pelo menos um líquido disperso em outro líquido na forma de gotas.

Pele e cabelo. Estrutura e características
8h
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Estudo sobre os aspectos anatômicos, morfológicos e funcionais da pele. Princípios dos tratamentos de pele. Ativos cosméticos usuais aplicados na dermatologia. Estudo sobre os aspectos anatômicos, morfológicos e funcionais do cabelo. Princípios dos tratamentos do couro cabeludo.

Perfumes e fragrâncias
20h
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O objetivo é capacitar profissionais para compreender os requisitos técnicos específicos para o desenvolvimento de produtos desodorizantes, odorizantes, aromatizantes de ambientes e fragrâncias, desde a seleção de matérias-primas até a apresentação do produto final, de forma a contribuir para a qualidade, eficácia e segurança de uso dentro do que está previsto na legislação vigente para esses produtos.

Tecnologia de esmaltes
12h
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História do esmalte. Fisiologia das unhas. Problemas e doença das unhas e sua influência na performance dos esmaltes. As diferentes tecnologias de esmaltes para as unhas. Pesquisa, fluxo do processo de produção, controle de qualidade incluindo testes de estabilidade, segurança, eficácia e avaliação de performance do esmalte.  Principais problemas de esmaltes. Manipulação de cores de esmaltes em laboratório, onde se partirá de uma base tixotrópica de um esmalte solvente e será criado algumas cores de esmaltes, de acordo com as sugestões do grupo.

Tensoativos, aplicações e estabilidade
16h
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Capacitar profissionais para compreender e avaliar formulações cosméticas, por meio do uso de diferentes tensoativos para a melhor performance e segurança dos produtos.

Design Thinking para o desenvolvimento de produtos e processos
12h
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Introdução ao pensamento da inovação: Design Thinking. A imersão, definição, ideação, prototipação e testes. O universo de tendências da moda. A coloração e a cosmética. Metodologias, processos e ferramentas.

Economia empresarial
12h
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A disciplina procura analisar as principais variáveis da economia, tais como moeda e inflação, estruturas de mercado, a influência da taxa de câmbio nos preços, a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária, análise econômica de empresas, o cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios, além da discussão sobre a formação de preços, da oferta e demanda de recursos e a aplicação do conceito de elasticidade.

Estratégias de empresas
12h
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O objetivo dessa disciplina é apresentar e discutir estratégias competitivas empresariais e a construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Também será trabalhado a aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal.

Ferramentas de gestão para o desenvolvimento de equipes
8h
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Nesta disciplina iremos apresentar e aplicar as principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência, além de praticar a aplicação dessas ferramentas por meio de estudo de caso.

Gestão da cadeia de suprimentos
12h
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O objetivo da disciplina é trabalhar os fundamentos e as estratégias na gestão da cadeia de suprimentos, abordando os conceitos e os valores envolvidos ao longo da cadeia de suprimentos. Discutiremos a gestão da cadeia de suprimentos como diferencial competitivo no mercado globalizado, as características logísticas das cadeias de suprimentos do tipo Push (Producer Driven) e das cadeias de suprimentos do tipo Pull (Buyer Driven), como agregar valor ao produto via serviço logístico ao cliente e como agregar produtividade à empresa via redução de custos. A gestão dos resultados no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Gestão de projetos ágeis
8h
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A disciplina se propõe a habilitar os estudantes nas práticas ágeis de gestão de projetos, trazendo conceitos e dinâmicas relacionadas as mais modernas e inovadoras práticas de gestão de requisitos, processo, comunicação, qualidade, riscos e tempo. Tendências, MVP, Lean Startup, Scrum, Kanban são algumas das temáticas abordadas.

Gestão estratégica da qualidade para melhoria de processos
16h
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O objetivo da disciplina é desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam gerenciar os conceitos de qualidade de forma estratégica, abordando aspectos relacionados à melhoria de processos tais como: evolução dos conceitos de qualidade, estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, planejamento de experimentos e controle estatístico de processos.

Lideranças de pessoas e equipes.
16h
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A disciplina tem como objetivo principal capacitar os participantes na prática da liderança, e para isso serão apresentadas, discutidas e exercitadas as principais competências em liderança, tais como: comunicação, trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de trabalharmos o autoconhecimento, por meio de ferramentas de assessment utilizadas pelas principais empresas do mercado.

Marketing: estratégias para definição de mercado e viabilidade econômica de novos produtos
12h
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A disciplina aborda os seguintes conceitos: a) Marketing e mercado; b) Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado: aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços, análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores; c)Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de novos produtos, estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade aplicando a estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback).

Planejamento estratégico, indicadores de gestão e Balance Score Card
12h
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Nessa disciplina serão abordados os conceitos de planejamento estratégico e a gestão estratégica nas organizações. O planejamento será tratado em um formato de gestão operacional, tática e estratégica. Serão tratados os conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators KGIs e Key Performance Indicators KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balance Score Card BSC.

A indústria de cosméticos - Modelo produtivo e a rotina da produção
16h
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Estudar o passo a passo da produção de cosméticos, acompanhando a cadeia desde a entrada das matérias primas em uma fábrica até a saída dos produtos acabados. Apresentar os principais tipos de maquinário e seus impactos na cadeia. Conhecer as principais rotinas e controles do gestor de produção de cosméticos.

Assuntos regulatórios e registro de produtos no âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
12h
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Classificação e regularização de produtos isentos de registro e registrado; rotulagem de cosméticos de acordo com ANVISA e metrologia; isentos de registro e peticionamento eletrônico; registro de produto e peticionamento eletrônico.

Embalagens aplicadas em cosméticos
16h
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Apresentar ao estudante as principais normatizações utilizadas para simular toda a cadeia logística de embalagens desde o armazenamento ao transporte. Introdução as embalagens e seu mercado. Matérias-primas utilizadas para a fabricação de embalagens. Inovação em embalagens. Reciclagem e logística reversa de embalagens. Economia circular de produtos. Ensaios físicos aplicados em embalagens. Simulação de transporte físico em embalagens. Normatização em embalagens.

Estudo de mercado e tendências na área cosmética
16h
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O objetivo é aprofundar os conhecimentos do aluno sobre o que o mercado de cosmético está buscando, quais as inovações em conceitos, apresentações de embalagens e aplicações. O módulo fará um overview do mercado brasileiro e global, segmentado por categorias, apresentando quais suas tendências, necessidades hoje não atendidas e quem são estes consumidores.

Gestão estratégica de laboratório para a indústria cosmética
12h
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Controle de Qualidade Microbiológico em Cosméticos: meios de cultura e diluentes. Principais patógenos de interesse em cosméticos. Análise microbiológica de matéria-prima e produto acabado. Avaliação da eficácia dos sistemas conservantes (teste do desafio).

Inovações em cosméticos
12h
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O objetivo é apresentar os conceitos de inovação e sustentabilidade e fomentar discussões a respeito da inovação sustentável. Agenda 2030, manutenção do planeta e transformação da sociedade. As novas economias e sua relação com o emprego e consumo. Marketing Verde, consumo e consumidor consciente. Gestão ambiental na indústria cosmética. Química verde aplicada a cosméticos. Cosméticos verdes, muito além de produtos naturais.

Melhorias e desenvolvimento de produtos cosméticos
20h
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Apresentar os aspectos teóricos e práticos para o desenvolvimento de cremes, loções, géis, xampus, sabonetes líquidos, sabonetes em barra, condicionadores, hidro alcoólicos, etc. Metodologia - aulas expositivas e experimentos laboratoriais.

Projeto e dimensionamento de linhas de produção típicas na indústria cosmética
16h
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O objetivo é oferecer uma oportunidade de revisitar aspectos teóricos importantes ao dimensionamento de linhas de escoamento de fluidos líquidos e gasosos, incluindo mecanismos combinados de troca térmica por condução, convecção e radiação. Os estudantes serão apresentados a recursos computacionais que permitem auxiliar o profissional da Engenharia a resolver, com praticidade, problemas que envolvam transporte de fluidos submetidos a processos de transferência de calor. Em paralelo, os participantes serão capacitados para representar a planta de produção ora dimensionada utilizando softwares CAD comerciais de alto desempenho.

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Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

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Antonio Vinicius Kosiski Bim

Possui 20 anos de experiência no mercado de produtos para cuidados pessoais Formado em ciências farmacêuticas pela UNESP de Araraquara, com MBA em marketing pela ESPM e Mestre em ciências farmacêuticas com ênfase em nanotecnologia pela Universidade Federal de São Paulo, iniciou sua carreira em uma empresa de consultoria em desenvolvimento de cosméticos e trabalhou na Wella, P&G, Ciba, Rhodia, Lonza e BASF. Desde fevereiro de 2018, assumiu a responsabilidade por inovação estratégica para a divisão cosmética na América do Sul, atuando ainda como focal point para a divisão de proteção solar para a divisão cosmética na América do Sul.

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Arnaldo Silva Neto

Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.

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Camila Lobão Name

Farmacêutica e Bioquímica, Especialista na área Regulatória. Mais de 20 anos de experiência em legislações do setor Cosmético Brasil e América Latina. Trabalhei por 20 anos na Avon Cosméticos sempre na área Regulatória. Atualmente sou Coordenadora de Assuntos Regulatórios Brasil na empresa Coty S.A. e Docente no Instituto Racine, Faculdade Oswaldo Cruz e Associação Brasileira de Cosmetologia em cursos de Especialização e Pós-Graduação em Cosméticos.

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Cléber Contente da Silva

Pós-graduado em Cosmetologia pela FAMEC, Bacharel em Química pela UnG, Licenciatura em Química pela UnG, Técnico em Química pelo Colégio Manoel de Nóbrega. 31 anos de experiência na indústria cosmética, tendo trabalhado em empresas como Coty, Hypermarcas, Mundial e Impala, tendo atuado como gestor de áreas como Pesquisa e Desenvolvimento, Assuntos Regulatórios, Manufatura e Qualidade. Além da área de cosméticas, atuou também em outras indústrias químicas como fabricantes de tintas e farmacêutica, tendo trabalhado em empresas como Oxylin e Pfizer.

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Cynthia Jurkiewicz Kunigk

Graduada em Engenharia Química pela Mauá. Mestre em Engenharia Química pela USP. Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos.

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Célio Takashi Higuchi

Doutor em Química pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPG-CTS) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Diadema, São Paulo. Farmacêutico (2004) e Mestre (2007) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Araraquara, São Paulo. Especialista em Gestão Empreendedora (2016) pelo Senac, SP. Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) - Gestão 2021 a 2023. Perfumista Natural Fine Fragrances. Sócio-Diretor Alamanaya Company. Desde 2007 exerce função como docente na área estética e cosmética. Ministra aulas em diversas instituições de ensino em nível de Pós-Graduação. Experiência como coordenador no Curso de Pós-Graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética (2010-2014) e docente responsável pelas disciplinas em Cosmetologia no Curso de Estética. Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Tecnologia de Cosméticos na Fatec Luigi Papaiz, Diadema, São Paulo. Autor, revisor, colaborador e avaliador de livros nas áreas farmacêutica, cosmética e estética. Trabalhou para editoras Cengage Learning e Grupo A e no desenvolvimento do livro Ativos Dermatológicos volume 10. Atualmente publicou 14 capítulos de livros.

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Danilo Marin Fermino

Doutor em Engenharia de Materiais pela POLI-USP. Mestre em Tecnologia Nuclear – Materiais IPEN/USP. Graduado em Engenharia de Materiais pela Fundação Santo André. Pesquisador no Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2008 a 2016). Professor dos Cursos Superiores de Tecnologia: Cosméticos e Gestão da Produção Industrial do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2016 - atualmente). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia de Polímeros na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (2017-2019). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Produtos Plásticos na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (2020 - atualmente).

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David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

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Elvis Barreto

Licenciado e Bacharel em Química com MBA em Gestão de Projetos e Especialização em Inovação pela Universidade de São Paulo. Profissional com mais de 15 anos de experiência em áreas técnicas, incluindo projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em empresas químicas, de higiene e cosméticos. Doutorando em Bioquímica pela Universidade Federal do ABC, atualmente também é Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento – Operação para a América Latina na Reckitt Hygiene Industrial, além de professor e coordenador de cursos de pós-graduação em importantes instituições.

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Ivan Coutinho Simões Fernandes

Pós-Graduado Engenharia de Alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Curso de extensão Módulo Avançado em Química de Cosméticos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia. 6 anos de experiência em desenvolvimento de produtos cosméticos.

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José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

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Joyce Catano

Graduada em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Profissional com mais de 15 anos de atuação no mercado de Personal Care, com passagens pela Lubrizol nas áreas de supply, assim como vendas onde atuou como responsável pelos distribuidores da SLA, Gerente de Produtos para Latam, Gerente de Vendas Brasil e Gerente de Novos Negócios com foco em Skin Care. Atualmente está na DSM, onde foi responsável pelo mercado de Personal Care Brasil e atualmente atua como Global Key Account Manager da Natura&Co e J&J.

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João Paulo Correa

Doutorando pelo IPEN/USP. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e graduado em Biologia. Especialista em Entomologia Urbana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialista em Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atuou por mais de 20 anos na indústria farmacêutica, química e agrícola com enfoque para as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios. Consultor atuante nas áreas cosméticas, saneantes e veterinária.  Coordenador e professor dos cursos de pós-graduação de Cosmetologia Aplicada à Estética e Práticas Integrativas e Complementares do SENAC. Membro da Sociedade Brasileira de Vetores e Pragas Sinantrópicas exercendo a função de conselheiro. Membro das Comissões de Saneantes e Cosméticos do Conselho Regional de Química. Presidente da Comissão de Desinfestantes da ANVISA/ABNT.

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Julianna de Oliveira Gonçalves

Atua no desenvolvimento de produto, marketing técnico e suporte à representação comercial na área de ciências da vida como Coordenadora Técnica em Cosméticos da Colormix Especialidades. Graduada em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

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Luciano Gonçalves Ribeiro

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão Empresarial para Industria Química pela UFRJ. Possui Especialização em Administração Industrial e Engenharia da Qualidade pela Fundação Vanzolini- USP. Mais de 20 anos de experiência Profissional em Indústrias Químicas e Petroquímicas, atuando nas áreas de Gestão Industrial, Melhoria e Segurança de Processos e Gestão da Qualidade. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2012, onde exerce, atualmente, a função de coordenador do curso de Engenharia Química.

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Marcia Holland

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Artes pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado; Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Salamanca (Espanha) e na Universidade de Nova York, Inteligência Artificial pela UNICAMP e MBA em Neurociência, consumo e marketing (PUC-RS). Foi Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Vice-Reitora da Universidade Anhembi-Morumbi, Diretora Acadêmica e Diretora Geral das Faculdades Rio Branco, Diretora do Instituto de Tecnologia Avançada em Educação e Professora Titular e Diretora Acadêmica do Istituto Europeo di Design - IED São Paulo. É professora associada no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT - Curso de Design. É especialista em Design Thinking (IDEO/Stanford); Design Sprint (Google), Design Emocional (D. Norman). É membro de diversos conselhos consultivos de empresas multinacionais e órgãos governamentais. Na área de consultoria em cores, é membro da CGM - Color Marketing Group of USA e CAUS - Color Association of US. É membro associado (International Membership) da Academia de Ciências de Nova York, Metropolitan Museum de NY e Smithsonian. É Diretora de Pesquisa e Inovação do Portal de Tendências atendendo empresas brasileiras e multinacionais.

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Monica Aparecida de Sordi Martão

Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.

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Patricia Antonio

Pós-doutorado em Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora em Química, área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo (IQ-USP). Mestre em Química, área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo (IQ-USP). Graduada em Engenharia Química pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Responsável pela disciplina Desenvolvimento de Cosméticos na graduação do curso de Engenharia Química do CEUN-IMT desde 2007. Atua no desenvolvimento de formulações cosméticas e produtos de higiene pessoal, em escalas laboratorial e piloto. Em 2016 recebeu o prêmio Natura de Sustentabilidade pela orientação do trabalho intitulado “Xampu com redução de água”. Em 2017 recebeu o prêmio AEXAM destaque EUREKA 2017 pela orientação do trabalho intitulado “Aplicação do corante extraído do mesocarpo da pitaya em cosméticos”. Em 2019 recebeu o prêmio AEXAM destaque EUREKA 2019 pela orientação do trabalho intitulado “Desenvolvimento de Batom Vegano à base de água com efeito plump e hidratante”. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 1999, onde exerce, atualmente, a função de Coordenadora do curso de Pós-graduação em Engenharia de Cosméticos”.

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Patricia Consorti

Especialista em Dermatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Graduada pela Faculdade de Medicina de Volta Redonda – 1997 a 2002. Aperfeiçoamento em cirurgia dermatológica. Aperfeiçoamento em Tricologia médica. MMP – Microinfusão de medicamentos na pele. Curso de Dermatoscopia. Curso de Dermatopatologia. Curso de micologia médica. Médica assistente do estágio de dermatologia no hospital infantil Darcy Vargas responsável pelo ambulatório. Médica responsável pelo setor da cirurgia das campanhas do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia no hospital infantil Darcy Vargas.

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Rafael Alonso Moreno

Especialista em Gestão de Produção e Operações pela USP. Pós-graduado em Administração de Empresas pelo Insper. Black Belt em Lean Six Sigma pela Fundação Vanzolini. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Gerente Sênior de Performance Industrial na L’Oréal do Brasil.

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Rafael Hauckewitz Todaro

Doutorando e Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP - EPUSP; Especialista na área de Energia e Sustentabilidade e Graduado em Engenharia Mecânica Plena pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT. Atualmente, é docente do IMT e membro-pesquisador do Laboratório de Energia Térmica e Ambiental da EPUSP - LETE. Realiza pesquisas na área de Atomização e Sprays, com ênfase em aplicações que empregam motores de combustão interna equipados com sistemas de injeção de alta e ultra-alta pressão e propelidos por combustíveis alternativos. Se dedica ao estudo e aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem voltadas ao ensino superior, com foco em práticas de ensino e avaliação por competência.

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Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

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Ricardo Pedro

Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.

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Wagner Novaes

Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt.  Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.