Oficina de 5 Sensos Japoneses (5S) e Processo de Preparação da Produção (3P) - 16h On-line

O Curso de Cinco Sensos Japoneses (5S) e de Processo para Preparação da Produção (3P) são importantes ferramentas aplicadas na formação de profissionais de indústrias, comércio e serviços. Com a participação das atividades focadas nas ferramentas da produção enxuta, ou lean manufacturing, serão desenvolvidas competências voltadas à racionalização de recursos produtivos e eliminação de desperdícios para a o projeto e montagem de produtos e nos processos de produção e de operação.
Os especialistas que trabalham com o lean manufacturing consideram os 5S e os 3P como sendo as duas ferramentas básicas e introdutórias à serem implementadas na indústria, comércio e serviços. São formas práticas de planejamento das operações voltadas à eliminação dos desperdícios e racionalização da mão de obra, peças e materiais, máquinas, equipamentos e ferramentas. Tratam-se de formas disciplinadas de projetar um processo de operação e ou produção no “chão de fábrica” que possibilita a otimização dos recursos produtivos e eliminar perdas decorrentes dos oito desperdícios, refletindo diretamente no aumento da eficiência das operações.

Objetivos
O objetivo geral deste Curso é de transmitir e aplicar as ferramentas utilizadas no aumento da eficiência e produtividade em produtos e serviços, com base nos 5S e 3P. Os objetivos específicos são:

  • Desenvolver a criatividade e formas de trabalho em equipe, de acordo com as normas ergonômicas e de segurança;
  • Conhecer todas as etapas e a sequência de produção e montagem de um produto real;
  • Manter contatos com ferramentas, materiais e processo de montagem e desmontagem;
  • Conhecer e aplicar os indicadores chaves utilizados nas grandes empresas dos segmentos industriais, comerciais e de serviços nacionais e internacionais.

Público Alvo
Profissionais em nível de coordenação, supervisão e liderança de equipes operacionais e de campo de indústrias, comércio e serviços.

Metodologia
Aulas virtuais on-line com apresentações de aplicação prática da metodologia de ensino baseado em projetos e problemas (PBL), com base no apoio do professor/instrutor e técnico monitor do treinamento. Os integrantes das equipes desenvolverão um projeto, organização do trabalho e processo de 5 Sensos Japoneses (5S) e em 3P Processo para Preparação da Produção.

  • As avaliações serão efetuadas pelo professor responsável, mediante tarefas específicas e monitoradas on line.
  • No segundo semestre de 2020, todos os participantes serão convidados a realizar uma visita técnica no campus do IMT em São Caetano do Sul, para conhecerem o Laboratório de Sistemas Produtivos Inteligentes (SLPi) que utiliza e aplica os 5S e 3P.

Tópicos Abordados

  • Introdução à Produção Enxuta e Casa do Sistema Toyota da Produção (STP)
  • Origem do Programa 5S e 3P e suas aplicações nos segmentos industrial e em serviços;
  • Cultura organizacional, noções de eficiência dos processos e processo de mudança;
  • Os 3M do STP: Muda, desperdício; Mura, distribuição desigual; Muri, Sobrecarga;
  • Técnicas de mapeamento da linha de produção e identificação de gargalos;
  • Conceitos e aplicações de ritmo e ciclo de serviços, produção puxada e empurrada;
  • Os 5 Sensos Japoneses (5S): Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke;
  • Planejamento operacional aplicando no 3P Processo para Preparação da Produção;
  • Métodos de registros para eliminação e ou redução de desperdícios na produção;
  • Aplicações práticas e estudos de casos.

 

Mais Informações

Turma Diurno
Início: 15/06/2020

Faça a inscrição pelo link São Caetano do Sul

Segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h  

Turma Noturno 
Início: 15/06/2020

Faça a inscrição pelo link São Paulo

Segundas e sextas-feiras, das 19h às 21h

Investimento

R$ 834,00
3 parcelas de R$ 278,00*

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2019: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

*Parcelamento no Cartão de Crédito

 

Coordenação

Eduardo Linzmayer

Engenheiro de produção pela Escola Politécnica da USP, 1975, Pós-Graduado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP, 1982, Especialista em Ensino Superior pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), 2012, Mestre em Administração pela USCS, 2015, Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, 2019. Atuou como executivo em empresas do segmento industrial e de transportes e foi Chefe de Divisão Técnica de Transportes e Manutenção do Centro de Pesquisas (CP) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) de 1984 a 1989. Consultor especialista em manutenção e ativos industriais e em empresas de serviços do CP-IMT, desde 1996. Professor do curso de engenharia de produção da Escola de Engenharia Mauá, desde 1999. Sócio Diretor da EBL Consultoria, empresa especializada em manutenção e ativos industriais e empresas de serviços.

>